+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @gandhi,

    Não sei como fazer mas acredito que no Mikrotik deve ter como priorizar o tráfego para navegação individualmente por interface.

    Uma idéia seria para arquivos pequenos, tipo menores de 256KB. Esperar algum dos mestres de RouterOS se pronunciarem.

    Eu sou da opinião que é melhor gerar mais valor dentro do serviço realmente contratado que entregar mais (banda) que o contratado.
    bem isso mesmo, obrigado ae pelo apoio, vc realmente entendeu o que eu quero fazer, creio que fazendo isso estarei melhorando o uso e a experiencia dos meus clientes

  2. #22

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    mais uma vez dizendo, vc nao leu ate o final, do que eu escrevi....
    clientes com 2 mb liberando 1,5 para netflix
    clientes com 3 mb liberando 2,5 para netflix
    clientes com 4 mb liberando 3,5 para netflix
    leia com atenção o que eu escrevo e depois tire conclusões do que eu quero, não me julgue por outros, leia o tópico com atenção e depois comenta amigo, se fosse para liberar apenas 1 mb no netflix eu pediria como fazer assim: pessoal quero limitar o uso do netflix apenas a 1mb para todos os meus clientes.
    A ideia permanece. Você pensa em doar banda por aplicação? E se o seu cliente estiver baixando filmes em 4k e reclamação que estar lento? Vai liberar banda para um determinado servidor? Aí vem a turma do Playstation, Xbox, Amazon... Vai criar uma queue para cada nova demanda para que o seu usuário tenha uma boa experiência? Ao invés de doar banda, venda. Aumente o seu ticket medio em r$ 20.00. Ganhando mais invista em fibra, ptt, cdn e aí sim oferecera serviços cada vez melhores.
    Queria eu ter banda para fazer doação aqui, significaria que todo o meu backbone, rede de transporte e link estão livres e ociosos e claro toda minha questão financeira não seria problema. Não é falha de interpretação ou leitura leviana é um ponto de vista.
    E claro, se o meu ponto de vista não lhe for atraente análise e exclua da sua própria percepção do negócio. No final das contas é um ponto de vista de uma realidade que não é e talvez não se aplique a sua.

  3. #23

    Padrão Re: netflix

    agora entendi o que vc quis dizer, então não quero doar link, vou te explicar melhor...

    tenho cliente que contratou 3 mb comigo certo, uso um burst de 500k a mais, totalizando 3,5 mb de uso total, mas o uso continuo dele é de 3 mb....
    na minha idéia dos 3 mb que ele tem, quando estiver assistindo netflix, é usar 2,5 mb e ter 500 k livres para outras navegações, fora o burst de 500 k que da um gas a mais na banda contratada.
    Agora pergunto isso é tão errado assim, querer na teoria deixar banda livre para o cliente, que normalmente esta assistindo filme com 2 pessoas ou mais, e eles querer usar outros aplicativos ao mesmo tempo.
    E quando me referi link sobrando digo que estou no começo entende entao o uso dos meus clientes bate na casa dos 15 e 20 mb e tenho um link de 35, pois to com uma media de 10 instalacoes por mes, entao ainda to com link sobrando

  4. #24

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Se link não é problema venda planos maiores e ensine os seus clientes a configurar o consumo de banda do Netflix. Em configurações / reprodução deixe em médio e qualquer plano de 3 Mbits dará conta do recado e terá folga para outros conteúdos. Quem quiser HD, FHD e 4K que compre planos ainda maiores.
    Antes eu liberava uma velocidade maior na madrugada, valia para todos. Hoje mudei a estratégia, só libero a velocidade para clientes que contratam o meu maior plano. São as pessoas que estão dispostas a pagar mais para terem maiores velocidades.
    Pense bem. O seu cliente de 1M tendo a mesma experiência do cara que paga por 4M? Quando compramos equipamentos e link não é assim que funciona. Valorize os seus diferenciais.
    Exato, eu tinha aqui essa regra pra liberar 4mb a mais para netflix. Oque aconteceu? Alguns cliente que pagavao por 5mb pediu pra reduzir pois no seu amigo que tem apenas 1mb rodava da mesmo forma, perdi receita.

    Hj entrego apenas o contratado nem mais nem menos.

    Ao criador do topico, no facde do rede completa tem o script para oque voce pretende! Inclussive ele add os bloco do netflix automaticamente.

  5. #25

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    Agora é impressionante como tem gente mais para julgar, do que ajudar, muitos aqui são excelentes profissionais, eu sei que não entendo nem 5% do que muitos aqui sabem, por isso acabo pedindo ajuda aqui no fórum.
    Agora não precisa dar lição de moral, aqui no fórum, por simplismente axar que quero limitar o uso do cliente, meus clientes merecem o melhor do plano que eles contrataram, estou fazendo isso para não limitar o uso deles a apenas o filme em si que querem assistir, mas para poder estar navegando tranquilamente, no face no whats, ou acessando o que quizerem em quanto estao assistindo um filme blz
    Quem nao esta lendo com ATENÇAO é voce. Se o cliente quer assistir e navegar é problema dele, envie via email como ele pode controlador a banda consumida pelo netflix em seu cadastro.

    Pois se voce entregar 1.5mb e + 1mb apenas para o netflix vai ser POUCO. Netflix para rodar fullHD minimo 5mb.

    Enfim uma dica, ta começando agora certo? Entao seja o mais neutro possivel com seus cliente.

    E repito, mais tarde quando seu link bater os 35mb e começa a gargalar voce vai tira esse 1mb extra, os cara vai te encher o saco falando que antes a internet era boa e agora esta uma merda. Nao importa que voce possa ter atendindo chamado dele sabado a noite, domingo de manha. Tanto faz cliente ta cagando e andando para o provedor.

  6. #26

    Padrão Re: netflix

    @gandhi , vou te contar uma experiencia que tivemos com um cliente.

    Ninguém tinha computador em casa. Tudo era celular e tablet.... O plano do sujeito era de 2 mega.
    Nós olhávamos no servidor e cravava nos 2 mega. E o cara reclamando...
    Daí perguntei para o técnico que ia na casa, o que eles tinham lá... tinha 4 celulares pendurados na conexão... Nem era netflix eu acho que eles assistiam. Era Youtube e videos os mais diversos.
    Daí quando o pai que era o dono da conexão chegava em casa era aquela bronca na gente. Durante o dia os filhos iam numa boa. Quando o pai ia usar não sobrava "espaço" para ele.

    E infelizmente o cliente não quer nem saber de configurar qualidade de vídeo. Ele foi orientado a reduzir a qualidade principalmente porque tudo era celular não tinha necessidade de vídeo de mais qualidade.
    A melhor coisa que aconteceu foi o pai pedir o cancelamento da assinatura. Fiquei sabendo depois que a novela continuou em outro provedor...

    Desejo que você encontre as regras que deseja para melhorar seu serviço. Eu também já pensei assim como você e queria sempre agradar o cliente com o melhor. Mas hoje é netflix, amanhã é jogo ou outro serviço. E você vai ficar sempre correndo atrás do melhor para o cliente.
    Mas depois de algum tempo nos conte os resultados a medida que sua rede cresce. Vai ter sujeito reclamando sempre de alguma coisa.

    E tem outra coisa que você deve levar em consideração para implantar este tipo de regras.
    Pela lei da neutralidade da rede, isto é considerado Traffic Shaping. E por mais que você pense nos melhores interesses do cliente isso pode lhe gerar um processo por algum deles.

    O que eu penso é que planos de 2 ou 3 mega não é plano para uma "comunidade residencial". Vai bem até uns dois usuários. Mas daí o sujeito começa a receber visitas e primeira coisa: "qual é a senha da tua internet?"... Logo já tem uma comunidade na conexão... E daí o visitante diz: puxa... tua internet está lenta... qual é teu provedor...? Pronto: ferrou tudo.

  7. #27

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @gandhi , vou te contar uma experiencia que tivemos com um cliente.

    Ninguém tinha computador em casa. Tudo era celular e tablet.... O plano do sujeito era de 2 mega.
    Nós olhávamos no servidor e cravava nos 2 mega. E o cara reclamando...
    Daí perguntei para o técnico que ia na casa, o que eles tinham lá... tinha 4 celulares pendurados na conexão... Nem era netflix eu acho que eles assistiam. Era Youtube e videos os mais diversos.
    Daí quando o pai que era o dono da conexão chegava em casa era aquela bronca na gente. Durante o dia os filhos iam numa boa. Quando o pai ia usar não sobrava "espaço" para ele.

    E infelizmente o cliente não quer nem saber de configurar qualidade de vídeo. Ele foi orientado a reduzir a qualidade principalmente porque tudo era celular não tinha necessidade de vídeo de mais qualidade.
    A melhor coisa que aconteceu foi o pai pedir o cancelamento da assinatura. Fiquei sabendo depois que a novela continuou em outro provedor...

    Desejo que você encontre as regras que deseja para melhorar seu serviço. Eu também já pensei assim como você e queria sempre agradar o cliente com o melhor. Mas hoje é netflix, amanhã é jogo ou outro serviço. E você vai ficar sempre correndo atrás do melhor para o cliente.
    Mas depois de algum tempo nos conte os resultados a medida que sua rede cresce. Vai ter sujeito reclamando sempre de alguma coisa.

    E tem outra coisa que você deve levar em consideração para implantar este tipo de regras.
    Pela lei da neutralidade da rede, isto é considerado Traffic Shaping. E por mais que você pense nos melhores interesses do cliente isso pode lhe gerar um processo por algum deles.

    O que eu penso é que planos de 2 ou 3 mega não é plano para uma "comunidade residencial". Vai bem até uns dois usuários. Mas daí o sujeito começa a receber visitas e primeira coisa: "qual é a senha da tua internet?"... Logo já tem uma comunidade na conexão... E daí o visitante diz: puxa... tua internet está lenta... qual é teu provedor...? Pronto: ferrou tudo.
    Seja neutro.
    Eu tenho apenas um instalador e ainda sou ajudante dele. Preciso que ele ocupe o tempo dele instalando. Quando alguém reclama de uma questão não técnica sobre consumo de banda eu vou pessoalmente até a casa e tento falar com o cara que paga a conta ou com o que reclama. Primeiro peço para ele testar pelo ponto de vista dele. Depois troco senhas e deixo ele conectado sozinho, assim o cidadão usa o serviço que contratou sozinho e a 100%. Após, dou a opção de aumentar o plano ou contratar um serviço de internet só para ele e ainda me comprometo a lhe vender um roteador absurdamente caro. Coloco a pessoa no pedestal falando que ela é exigente e precisa usar equipamentos de primeira linha.
    Sempre valorize o seu serviço, se você vende 3M e sempre entrega 3.5M, no dia que chegar 2.9 o cara vai falar que ficou um lixo.
    Não doe banda, venda. Esses 35M logo vão ficar pequenos e você vai precisar contratar mais link e investir e equipamentos melhores. A brincadeira vai ficar mais cara e você vai perceber que se o dinheiro não entrar o parquinho vai a falência.
    Quando envolve dinheiro não leve na brincadeira. Se vendeu 3, entregue 3 e prove que está entregando e ainda esta disposto a vender 5.

  8. #28

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    bem isso mesmo, obrigado ae pelo apoio, vc realmente entendeu o que eu quero fazer, creio que fazendo isso estarei melhorando o uso e a experiencia dos meus clientes
    Como citei aneriormente, usa QoS individual

  9. #29

    Padrão Re: netflix

    Ninguém não é entendeu ele quer um qos pronto. Alguém aí com qos, poste aqui.

    Sent from my SM-J500M using UnderLinux mobile app

  10. #30

    Padrão Re: netflix

    Eu acho que seria mais viável fazer uma regra pra liberar mais banda só pra Netflix.

    Sent from my XT1058 using UnderLinux mobile app

  11. #31

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Tenho reparado que bastante TPLINK estão fazendo isso atualmente, um QoS simples mas parecendo eficiente (ainda não tive a oportunidade de testar).
    Já usei bastante nos roteadores tp link e bastante funcional

    Sent from my XT1058 using UnderLinux mobile app

  12. #32

    Padrão Re: netflix

    Uma tentativa seria um Qos dinâmico pois assim ajudaria a amenizar o estouro de banda,utilize esse processo como base para testes : QoS dinâmico PPPOE funciona somente se vc nao usar Brust,boa sorte.

  13. #33

    Padrão Re: netflix

    Aqui resolvemos o problema com queue individual ou seja marcamos todos os pacotes endereçados ao facebook, netflix, Google vídeo ou youtube, watzaap, dns, icpm, e navegação que e o resto ex: cliente de 4 Mb deixo 1mb para conexões de vídeo e divido o resto . Assim garanto banda a cada serviço se determinado serviço não usa banda ele acrescenta em outro serviço de peso maior. Deu um trabalho cadastrar todos os ips dos serviçosas agora acabou o problema. Cidadão navega no facebook outro pode assistir no youtube , e outro no watzaap e se for navegar a navegação roda tranquilo. Já apanhei muito mas agora está ok. Tem alguns tutoriais na net que ensina a fazer de forma automáticas cliente conectou ele cria as regras no firewall e cria a queue desconectou ele apaga a regra. Espero ter ajudado

  14. #34

    Padrão Re: netflix

    Eu penso exatamente como os amigos... Liberar mais banda é tiro no pé. Todos entenderam que você quer um QoS, porém essa não é a melhor saída. Se o cara quer mais velocidade, que contrate mais banda. O cara quer assobiar e chupar cana ao mesmo tempo com o plano mais barato, aí não dá. E geralmente são os que mais reclamam. Acho que a melhor forma de você resolver isso é explicando para o cliente que o que ele quer fazer com o plano que tem é inviável e que pra atender suas necessidades é necessário aumentar a banda. Vá até a casa dele e prove o que está falando. Assim você aumenta seu ticket e o cliente fica satisfeito. Se quer um serviço melhor, tem que pagar mais caro e ponto. Não existe milagre!

  15. #35

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por lleonardo Ver Post
    Eu penso exatamente como os amigos... Liberar mais banda é tiro no pé. Todos entenderam que você quer um QoS, porém essa não é a melhor saída. Se o cara quer mais velocidade, que contrate mais banda. O cara quer assobiar e chupar cana ao mesmo tempo com o plano mais barato, aí não dá. E geralmente são os que mais reclamam. Acho que a melhor forma de você resolver isso é explicando para o cliente que o que ele quer fazer com o plano que tem é inviável e que pra atender suas necessidades é necessário aumentar a banda. Vá até a casa dele e prove o que está falando. Assim você aumenta seu ticket e o cliente fica satisfeito. Se quer um serviço melhor, tem que pagar mais caro e ponto. Não existe milagre!
    Concordo, você pode até dizer para o cliente que aumenta a velocidade e deixa ele testar por alguns dias, se ele ver que tá servindo você cobra o valor pelo aumento.

  16. #36

    Padrão Re: netflix

    Minha situação é a mesma do autor do tópico, planos de 2 Megas e alguns clientes usando Netflix. O que falo pros meus clientes é o seguinte; 2 Megas você vai assitir Netflix sem problemas mas se começar a mecher em outras coisas vai ficar lento, eles não reclamam. Porque essa dor de cabeça toda, o cliente precisa entender que Netflix consome tudo disponível e não dá pra fazer milagre.

  17. #37

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por carlosgossler Ver Post
    Aqui resolvi esse mesmo problema da seguinte forma.

    Rode um TCPDUMP em alguns clientes seus que utilizam NETFLIX e identifique todas as redes com as quais eles se comunicam, CNDs Netflix, etc.

    Com as redes em mãos, crie regras em seu servidor para que quando seu cliente solicitar comunicação com algum dos servidores NETFLIX, a comunicação passe direto sem passar pelo plano do cliente, de acordo com a velocidade denominada na regra.

    Para Mikrotik já vi regras parecidas, inclusive para sabotar testes de velocidade.

    Aqui utilizo o Myauth Gateway e as regras crio no menu ZONA LIVRE do sistema.
    Aí o cliente vai ter a banda livre pra netflix.
    Não recomendo.

  18. #38

    Padrão Re: netflix

    Da pra fazer no Mk man. Mas tem seu preço a pagar. Vc vai ter que combinar uma serie de regras que irão consumir mais cpu da sua rb. Pense direito sobre isso.

  19. #39

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por gregorypv Ver Post
    Aí o cliente vai ter a banda livre pra netflix.
    Não recomendo.
    Negativo, vai ter a banda contratada normal, além da banda especificada na regra que for utilizada. Banda livre nem pensar.

  20. #40

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por carlosgossler Ver Post
    Negativo, vai ter a banda contratada normal, além da banda especificada na regra que for utilizada. Banda livre nem pensar.
    Banda livre definida. Se definir por exemplo 2 mega pra netflix e a banda do cliente eh de 2 ele na verdade vai ter 4 mega.ou seja banda livre de 2 mega.