Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Migrando OLT no mikrotik

    prezados, bom dia.


    Tenho hoje uma CCR 1036 da mikrotik com algumas OLT's fazendo determinados bairros, só que a minha CCR tem limitancia para 1000 clientese estamos hoje com 960, tem alguma ferramenta dentro do mikrotik que posso determina uma certa OLT para outra CCR 1036?

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Citação Postado originalmente por viniciuscger Ver Post
    prezados, bom dia.


    Tenho hoje uma CCR 1036 da mikrotik com algumas OLT's fazendo determinados bairros, só que a minha CCR tem limitancia para 1000 clientese estamos hoje com 960, tem alguma ferramenta dentro do mikrotik que posso determina uma certa OLT para outra CCR 1036?
    vlans ?????

  3. #3

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    São ETH's da OLT fazendo cada interface da CCR1036 (GEPON e PACPON)

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    uai então é só mudar de interface pra outra ccr não entendi sua duvida então

  5. #5

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    As OLT's são transparentes... quem faz nosso gerenciamento de PPOE é o sistema controllr, o radius é controlado pelo controllr

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Citação Postado originalmente por viniciuscger Ver Post
    As OLT's são transparentes... quem faz nosso gerenciamento de PPOE é o sistema controllr, o radius é controlado pelo controllr
    ta sem problema vc altera de ccr e cria um novo servidor de autenticação no controllr e migra os clientes ou so cadastra os novos clientes neste novo concentrador

  7. #7

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Fico martelando em minha cabeça, o por que a MiktoTik fazer um equipamento desse porte, para ter limitação em quantidade de clientes PPP. Tenho hoje umas 5 na casa dos 1k de clientes, então não encontrei nenhum problema com elas, mas devido a falta de IPs estive pensando em vários momentos em unir as mesmas, ai vem a pergunta que ainda não tenho a resposta. Realmente não poderei colocar aproximadamente 1500+ clientes? Ficarei com o equipamento com sobra de recursos mas limitado no PPP?
    Quais os problemas que os demais com esse limite de sessões PPPoE perceberam, para que possa prevenir uma "burrada" em unir esses clientes em um único equipamento no mikrotik?
    Se possível algumas experiências dos demais para evitar esse erro ou perceber quando está no limite de clientes atendidos.
    Grato.

  8. #8

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Para PPPoE já vi 1036 rodar 2600 clientes com processamento médio em 20%... Mas é recomendado a segmentação, redundância, pensando sempre na opção de alta disponibilidade para os clientes...

    Essa parte da redundancia (com divisão de carga entre as CCRs e numa possivel parada as demais assumirem, também estou a procura e estudo)...

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Citação Postado originalmente por ricardoandre Ver Post
    Fico martelando em minha cabeça, o por que a MiktoTik fazer um equipamento desse porte, para ter limitação em quantidade de clientes PPP. Tenho hoje umas 5 na casa dos 1k de clientes, então não encontrei nenhum problema com elas, mas devido a falta de IPs estive pensando em vários momentos em unir as mesmas, ai vem a pergunta que ainda não tenho a resposta. Realmente não poderei colocar aproximadamente 1500+ clientes? Ficarei com o equipamento com sobra de recursos mas limitado no PPP?
    Quais os problemas que os demais com esse limite de sessões PPPoE perceberam, para que possa prevenir uma "burrada" em unir esses clientes em um único equipamento no mikrotik?
    Se possível algumas experiências dos demais para evitar esse erro ou perceber quando está no limite de clientes atendidos.
    Grato.
    são vários fatores o que limite não é o numero de pppoe e sim de pacotes ja vi provedor com 3k de pppoe e a 1036 rodando de boa e ja vi provedor com 900 pppoe e a ccr 1036 não aguentar

  10. #10

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Pois é... tudo vai do perfil de cada provedor, cada rede, não existe uma receita 100% igual para todos...

  11. #11

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Em resumo a sua resposta, o fator definitivo é o perfil do que estiver passando por essa CCR.
    Digamos que se for o caso de usuários de alto tráfego ela já pode dar problemas com 500 usuários simultâneos ou até menos. Correto?

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Citação Postado originalmente por ricardoandre Ver Post
    Em resumo a sua resposta, o fator definitivo é o perfil do que estiver passando por essa CCR.
    Digamos que se for o caso de usuários de alto tráfego ela já pode dar problemas com 500 usuários simultâneos ou até menos. Correto?
    basicamente isto
    aqui já passamos por isto com 800 pppoe a 1036 abriu o bico
    pois o perfil todos clientes era muito pacote coisa de 90k de pacotes

  13. #13

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    basicamente isto
    aqui já passamos por isto com 800 pppoe a 1036 abriu o bico
    pois o perfil todos clientes era muito pacote coisa de 90k de pacotes
    Esse problema acontece devido ao OS da MikroTik, interface de rede, ou processamento da caixa?

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    OS e processador é a própria limitação de hardware

  15. #15

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Então solução para não ter dores de cabeça?
    JUNOS, CISCO, pensando que esse número de sessões só tem de aumentar, logo 5k de sessões podem ser 7k em uns meses, ano. Talvez, nunca se sabe o tamanho do crescimento no ritmo atual.
    Fuga para algo que irá funcionar definitivamente é esses dois sistemas acima com o pensamento em crescimento da base de clientes.

  16. #16
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Citação Postado originalmente por ricardoandre Ver Post
    Então solução para não ter dores de cabeça?
    JUNOS, CISCO, pensando que esse número de sessões só tem de aumentar, logo 5k de sessões podem ser 7k em uns meses, ano. Talvez, nunca se sabe o tamanho do crescimento no ritmo atual.
    Fuga para algo que irá funcionar definitivamente é esses dois sistemas acima com o pensamento em crescimento da base de clientes.
    aki tenho cisco 12k e de boas

  17. #17

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Cara será que sou só eu que estou percebendo isso ou tem mais alguém que percebeu que o povo está perdendo a capacidade de leitura? Mikrotik não tem limitação nenhuma de sessões PPPoE, exceto pela licença e/ou limitação do pool, ou ainda pela limitação imposta na configuração do PPPoE server na interface, isso nas últimas versões. Parece que o povo aqui se faz de bobo...

  18. #18

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Cara será que sou só eu que estou percebendo isso ou tem mais alguém que percebeu que o povo está perdendo a capacidade de leitura? Mikrotik não tem limitação nenhuma de sessões PPPoE, exceto pela licença e/ou limitação do pool, ou ainda pela limitação imposta na configuração do PPPoE server na interface, isso nas últimas versões. Parece que o povo aqui se faz de bobo...
    Parece q a wiki sumiu, ngm quer ler, só querem as barbada.

  19. #19

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Citação Postado originalmente por daniellannes Ver Post
    Parece q a wiki sumiu, ngm quer ler, só querem as barbada.
    +1

    [emoji31] [emoji33]

  20. #20

    Padrão Re: Migrando OLT no mikrotik

    Até aonde eu sei existe uma tabela com níveis de licença publicada oficialmente pela Mikrotik com as seguintes limitações PPPoE:
    Level 3 e Level 4 = até 200 PPPoE
    Level 5 = até 500 PPPoE
    Leve 6 = Sem Limites em todas as funções.

    Para saber qual o level do teu aparelho Mikrotik basta em System\Licence.