+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conector Azul Fibra

    Olá,

    Minha ONU GPON tem a porta PON na cor azul e o meu splitter tem a cor do conector VERDE, essa diferença de cor pode causar perda de sinal(dBm).

  2. #2

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    O conector azul é UPC, vs tem que conetar com outro UPC, mesma coisa com o verde que é APC, ou sja tem que ser iguais.

  3. #3

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    Dá uma olhada nisso aqui que achei, vai sanar tuas dúvidas: http://www.ispblog.com.br/2016/11/11...nector-optico/

  4. #4

    Padrão Conector Azul Fibra

    Citação Postado originalmente por alisonmallmann Ver Post
    Olá,

    Minha ONU GPON tem a porta PON na cor azul e o meu splitter tem a cor do conector VERDE, essa diferença de cor pode causar perda de sinal(dBm).
    Não pode ser usado mesmo, devido ao ângulo da conexão. Acopladores não tem problema por serem iguais e só mudar as cores de identificações, mas mesmo assim os conectores tem que ser de mesmo modelo dos dois lados.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_6681.JPG
Visualizações:	2335
Tamanho: 	59,8 KB
ID:      	66691

  5. #5

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    Ola bom dia, Estou pensando em iniciar um projeto por ftth e depois migrar para gpon, não vi nenhum comentário igual a este para os gbic, sendo assim para eles posso usar qualquer tipo, é neste caso para garantir uma futura compatibilidade já dar preferência para o APC?

  6. #6

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Ola bom dia, Estou pensando em iniciar um projeto por ftth e depois migrar para gpon, não vi nenhum comentário igual a este para os gbic, sendo assim para eles posso usar qualquer tipo, é neste caso para garantir uma futura compatibilidade já dar preferência para o APC?
    A maioria esmagadora de ativos usa o conectar AZUL ( UPC ), só vejo ativos usando conector VERDE ( APC ) quando ele emite a cima de 5dbm de potência. Hoje prefiro usar toda a rede passiva em APC, e quando vai conectar no ativo OLT/ONU uso o SC-UPC.
    Com isso quando os ativos mudarem na rede, é so trocar os conectores da conexão com os ativos e não de toda a infraestrutura.

  7. #7

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    Outra pergunta que fiz em outra oportunidade e nao tive resposta é usando módulos gbic para 10 ou 20 km em espaços bem menores e até mesmo usando pon é, e quando é, necessário usar atenuadores?

  8. #8

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    Na pratica eu uso respeitando a variação entre mínimo e o máximo que o ativo suporta. Você vai calcular essa potência e se exceder o que o receptor no caso suportar, coloca um atenuador. A grosso modo seria isso nesse caso.

  9. #9

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Não pode ser usado mesmo, devido ao ângulo da conexão. Acopladores não tem problema por serem iguais e só mudar as cores de identificações, mas mesmo assim os conectores tem que ser de mesmo modelo dos dois lados.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_6681.JPG
Visualizações:	2335
Tamanho: 	59,8 KB
ID:      	66691
    Obrigado por esse informação, um técnico aqui da empresa me disse que tem outro
    problema, o cabo em uma ponta é UPC e na outra é APC. Isso também causa perda?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_6681.JPG
Visualizações:	390
Tamanho: 	46,2 KB
ID:      	66698

  10. #10

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Ola bom dia, Estou pensando em iniciar um projeto por ftth e depois migrar para gpon, não vi nenhum comentário igual a este para os gbic, sendo assim para eles posso usar qualquer tipo, é neste caso para garantir uma futura compatibilidade já dar preferência para o APC?
    No meu caso, vou usar tudo em UPC, pois o que percebi até agora é q a maioria das ONU's GEPON tem entrada UPC(azul), como adquiri um grande numero de estoque com essas ONU's UPC, vou migrar tudo para UPC.

  11. #11

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    Cabo com uma ponta UPC e na outra APC é justamente usado para conectar uma rede APC em um ativo UPC. Isso não tem problema algum. A vantagem é que redes com conectores APC tem menos perda por retorno, e usando ela toda em APC e só o conector dos ativos em UPC além desse ganho você poderá usar ativo com potência superior a 5dbm.

  12. #12

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Cabo com uma ponta UPC e na outra APC é justamente usado para conectar uma rede APC em um ativo UPC. Isso não tem problema algum. A vantagem é que redes com conectores APC tem menos perda por retorno, e usando ela toda em APC e só o conector dos ativos em UPC além desse ganho você poderá usar ativo com potência superior a 5dbm.
    Vou te explicar como está acontecendo minha rede:

    OLT GBIC UPC > Cabo conector UPC > Cabo conector APC > ONU entrada UPC

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto rede.png
Visualizações:	288
Tamanho: 	16,9 KB
ID:      	66700

  13. #13

    Padrão Conector Azul Fibra

    Citação Postado originalmente por alisonmallmann Ver Post
    Vou te explicar como está acontecendo minha rede:

    OLT GBIC UPC > Cabo conector UPC > Cabo conector APC > ONU entrada UPC

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto rede.png
Visualizações:	288
Tamanho: 	16,9 KB
ID:      	66700
    Isso não pode fazer.
    Por favor releia tudo que foi escrito, e você vai entender que na conexão APC só pode usar conector APC e na conexão UPC só pode usar UPC. E não é porque seus ativos são todos UPC que você precisa usar tudo UPC, apenas na conexão com eles tem à necessidade.

  14. #14

    Padrão Conector Azul Fibra

    Citação Postado originalmente por alisonmallmann Ver Post
    Obrigado por esse informação, um técnico aqui da empresa me disse que tem outro
    problema, o cabo em uma ponta é UPC e na outra é APC. Isso também causa perda?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_6681.JPG
Visualizações:	390
Tamanho: 	46,2 KB
ID:      	66698
    Apenas as duas últimas acoplagens estão erradas nessa foto (considerando tipo de conector e não padrão de cor) porque os acopladores não mudam fisicamente, apenas a cor para identificações do padrão. Entendeu agora.

  15. #15

    Padrão Re: Conector Azul Fibra

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Apenas as duas últimas acoplagens estão erradas nessa foto (considerando tipo de conector e não padrão de cor) porque os acopladores não mudam fisicamente, apenas a cor para identificações do padrão. Entendeu agora.
    Sim entendi, fiz aquele resumo de como está funcionando minha rede para mostrar que eu realmente tenho defeito nela, já estamos a mudar as ponteiras APC dos cabos que alimentam as ONUs, como minha ONU tem entrada UPC e a saída da minha OLT tbm é,vou utilizar assim.
    Obrigado.