+ Responder ao Tópico

  1. Olá bom dia!
    Desenvolvemos um vídeo abordando as principais normas que as concessionarias de energia do Brasil solicitam aos ocupantes nos postes.
    Se gostar do conteúdo, compartilhe com seus colegas.


    Att Gabriel N.

  2. Muito importante este vídeo para que se tenha uma noção básica do que é esperado de uma empresa para instalação de cabeamento.

    Porém o que se vê na prática é muito diferente. Já não chega as gambiarras da companhia telefônica, se observa verdadeiros "ninhos" de fiação em postes.
    E as exigências das concessionárias tem muito fundamento pensando principalmente em manutenção das redes em caso de necessidade de troca de postes por exemplo. Num emaranhado é mais do que justo que o pessoal da manutenção simplesmente corte tudo para a troca do poste.
    Se cada ocupante seguir as normas a manutenção será suave e tranquila.
    A AESSul, agora na nossa região RGE, tem normas rígidas "no papel". Por exemplo , este último slide já não seria permitido pelas normas. Nada pode ser fixado ao poste a não ser ancoragem da cordoalha, e sempre com cordoalha. Nada de cabo autosustentável.

    Novamente tem fundamento. Já imaginaram um poste com 4 ocupantes e cada um colocando toda esta estrutura de de caixa e optiloop direto no poste? Lá se vão os 10cm de cada ocupante.

    Algum tempo atrás eu me interessei em conhecer as normas e acabei desistindo de cabeamento pois as normas são rigorosas e na época não era viável...
    Porém o que observei com o passar do tempo é que normas em papel é uma coisa e normas na prática quase não existe.
    Nem a telefonia obedece. Questionei o representante da concessionária sobre este fato e fui informado que qualquer irregularidade a concessionária de telefonia podia ter o ramal retirado.
    Coisa que na prática nunca existiu. E descobri porque. A concessionária tem no contrato de aluguel um valor baixo mas ela assume o aluguel de todos os postes mesmo que não leve telefonia até lá. Assim se uma rede for ampliada a cia de energia já cadastra os postes no contrato da telefonia. Soma tudo isso no estado por exemplo. Milhares e milhares de postes, e a prestação do serviço sendo levada para um patamar de "serviço essencial", raramente a cia de energia vai chegar ao ponto de penalizar a telefonia.

    O mesmo já não dá para dizer com relação a provedores onde um contrato de aluguel irrisório em comparação não se deve esperar um tratamento complacente por parte da cia de energia.

    Por isso que fazer rede cabeada não é brincadeira. É negócio sério. E imagino que a vasta maioria das instalações não seguem o padrão da concessionária.

    Parabéns pela iniciativa de trazer o assunto a pauta.




  3. Citação Postado originalmente por gabrielnicolodi Ver Post
    Olá bom dia!
    Desenvolvemos um vídeo abordando as principais normas que as concessionarias de energia do Brasil solicitam aos ocupantes nos postes.
    Se gostar do conteúdo, compartilhe com seus colegas.


    Att Gabriel N.
    muito bom seu video. obrigado por compartilhar conosco







Tópicos Similares

  1. Colocar site no ar a partir de compartilhamento de rede
    Por glaucioklipel no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 21-06-2007, 18:13
  2. Montagem de compartilhamento de rede - Ubuntu (rw) > XP
    Por chikosanchez no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 11-07-2006, 11:58
  3. Acesso de fora para cameras em rede interna
    Por leo3d1 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 28-01-2006, 11:30
  4. Transferência de arquivos com máquinas em rede...
    Por Lipse no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 15-12-2005, 09:10
  5. Compartilhar diretórios de uma estação linux em rede windows
    Por efidelis no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 25-02-2005, 11:33

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L