Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace com SXT, perfeito

    Amigos, tenho um ponto a ponto com duas sxt, distancia de 900 metros, visada limpa, e atualmente, em testes UDP, passa aproximadamente 90-95mb de envio, e passa aproximadamente 50mb full. Pra mim está perfeito. Até chegar um amigo me cobrando 150 reais e disse que deixa ela passando FACILMENTE 100mb full e mais que 150mb pra envio. Claro que vai ser tudo limitado pela lan de 100mb.

    Minha dúvida é a seguinte: o que diabos esse cara vai fazer nas minhas configurações? eu já mexi em praticamente tudo aqui, já fiz vários e vários testes e o melhor que eu consegui foi isso. Vou postar prints da minha configuração e quero dicas de vocês.

    OBS: não é que eu não queira pagar 150 reais pro cara fazer esse procedimento, é que eu quero é aprender, tenho um lema que diz que se alguém pode fazer, então eu também consigo... nesse caso preciso de ajuda dos melhores, que são vocês. Segue em anexo print de todas as configurações que eu fiz, estão em arquivo zipado pois são umas 14 ou mais imagens!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Não vou dar receita de bolo, mas digo que um canal limpo, toda faixa de 40Mhz no caso, é primordial, mas acho que vc esqueceu de um detalhe, até onde sei as SXT lite só tem uma porta LAN de 100 mega, então se tá passando 95Mega, tá ótimo, considerado o overhead da ethernet. 100 mega de envio e recebimento, impossível na minha opinião.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Não vou dar receita de bolo, mas digo que um canal limpo, toda faixa de 40Mhz no caso, é primordial, mas acho que vc esqueceu de um detalhe, até onde sei as SXT lite só tem uma porta LAN de 100 mega, então se tá passando 95Mega, tá ótimo, considerado o overhead da ethernet. 100 mega de envio e recebimento, impossível na minha opinião.
    eu também acredito ser impossível, pra mim está perfeito nas configurações atuais. Eu tenho um computador que chamo de servidor de filmes. Ele fica em uma casa minha e quando eu quero assistir filmes em uma outra casa minha, eu copio o filme a velocidade vem em 11mbps... praticamente os 100mb é muito rápido eu transfiro 5gb... e olha que passa por dois PTP... o que me encabulou foi o cara dizer que melhora ainda mais... ccq fica setado em 100% quando ela está trabalhando!...

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    São promessas duvidosas. Quando era responsável técnico numa empresa em que trabalhava, o patrão me incubiu de contratar motoristas( 3); Num questionário fiz a seguinte pergunta: São Paulo a Campinas, qual o tempo estimado de percurso; de 20 ninguém acertou, tolerância de 5 minutos.

    Internet com radio-enlace não é diferente, mesmo visada se não tiver interferência de canal, ruído adjacente,vibração do vento, solo ao passar um caminhão etc, as condições atmosféricas pode interferir no seu enlace. Mesmo usando cabo de rede, acima de 20 ou 30 metros ou até bem menos dependendo por onde passa o cabo compromete a velocidade. No meu caso, hoje só tem um PC, mas tinha 4 conectados ao cabo de rede, aparecia na janela 100M em todos os PCs, mas na hora de vamo ver era 4M a 15M quando muito 50M entre os PCs, troquei cabo de rede, conector, dutos de passagem. Hoje gira em torno de 30M, por que fiz interligando os aterramentos ( rede 12V, telefonia que nem uso mais, alarme, cabo coaxial de TV e transmissor etc)

  5. #5

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    São promessas duvidosas. Quando era responsável técnico numa empresa em que trabalhava, o patrão me incubiu de contratar motoristas( 3); Num questionário fiz a seguinte pergunta: São Paulo a Campinas, qual o tempo estimado de percurso; de 20 ninguém acertou, tolerância de 5 minutos.

    Internet com radio-enlace não é diferente, mesmo visada se não tiver interferência de canal, ruído adjacente,vibração do vento, solo ao passar um caminhão etc, as condições atmosféricas pode interferir no seu enlace. Mesmo usando cabo de rede, acima de 20 ou 30 metros ou até bem menos dependendo por onde passa o cabo compromete a velocidade. No meu caso, hoje só tem um PC, mas tinha 4 conectados ao cabo de rede, aparecia na janela 100M em todos os PCs, mas na hora de vamo ver era 4M a 15M quando muito 50M entre os PCs, troquei cabo de rede, conector, dutos de passagem. Hoje gira em torno de 30M, por que fiz interligando os aterramentos ( rede 12V, telefonia que nem uso mais, alarme, cabo coaxial de TV e transmissor etc)
    verdade... concordo plenamente!

  6. #6

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Eu tbm tenho ponto a ponto com sxt. Tenho em dois bairros, com sxt.
    Aqui pra um bairro ficou passando 90 a 110Mbps. E de la pra ca testando
    na outra sxt fica em 80Mbps.
    E la no outro bairro ja é mais poluído, esta passando 60 a 80 Mbps. E pra envia, 50 a 60.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sxt-ap- em 1km.png
Visualizações:	298
Tamanho: 	123,7 KB
ID:      	67181Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sxt-stação- em 1km.png
Visualizações:	317
Tamanho: 	107,9 KB
ID:      	67182
    192.168.1.97- é a sxt-AP.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    vcs estão testando em porta UDP, que se usa muito pouco, para ter uma melhor realidade de trafego é bom testar no TCP, tbm tenho enlace com SXT lite com 4 km de distancia e passa no UDP 160 MEGAS e no TCP 100 megas, ta ótimo porque a porta é /100 então ta tranquilo, radio as configurações são minimas, o que é primordial é achar uma frequencia boa para se trabalhar com pouca interferência, e tome cuidado ao trabalhar com spectrum nem todos são reais ...

  8. #8

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    mas teste em tcp o rádio não tem processamento o hardware não aguenta, e para ter uma noção de quanto vai passar teste em udp e não tcp.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Citação Postado originalmente por ArthurNet Ver Post
    vcs estão testando em porta UDP, que se usa muito pouco, para ter uma melhor realidade de trafego é bom testar no TCP, tbm tenho enlace com SXT lite com 4 km de distancia e passa no UDP 160 MEGAS e no TCP 100 megas, ta ótimo porque a porta é /100 então ta tranquilo, radio as configurações são minimas, o que é primordial é achar uma frequencia boa para se trabalhar com pouca interferência, e tome cuidado ao trabalhar com spectrum nem todos são reais ...
    o que vc quer dizer quando fala em spectrum? sobre interferência, eu devo fazer a busca no AP ou estação, ou nos dois? a frequência que não tem tanta poluição aqui no meu setor do ap, tem muita poluição no setor da estação e vice-versa...

  10. #10

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    quando eu faço uma scan, freq usage, o que significa o noise floor? qual o melhor dos dois -112 ou - 114? Obrigado!

  11. #11

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Piso de ruido, quando menor o numero negativo, ai no caso o -114, melhor. Mas acho esses valores apresentados pelo routerOS muito forçados... A diferença entre nivel de sinal e noise, deve sempre estar acima de 20db, ideal de 30 pra cima. Frequency Usage mostra a porcentagem de ocupação do canal visto pelo radio naquele ponto.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Piso de ruido, quando menor o numero negativo, ai no caso o -114, melhor. Mas acho esses valores apresentados pelo routerOS muito forçados... A diferença entre nivel de sinal e noise, deve sempre estar acima de 20db, ideal de 30 pra cima. Frequency Usage mostra a porcentagem de ocupação do canal visto pelo radio naquele ponto.
    Muito obrigado pelas informações. No caso o Nível de sinal, a que você se refere, seria o Tx/Rx Signal Strength? que no meu caso está em torno de -52/-49dBm.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Isso, sinal geral. Por exemplo, 114-52=62. Mas sinceramente, esses valores de noise do mkt sao muito baixos... Nao sei qual parametro de mediçao eles usam pra dar isso, pq ta fora da realidade, mas na pratica procure por noise floor sempre mais baixo, -114 é mais baixo q -112...

  14. #14

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    noise floor, da pra vc ir ajustando até ficar melhor. Aqui eu uso em -90 ou -98.... e foi oque melhorou pra mim o ccq, que nao estabilizava, e a taxa de transferência.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Se esta conseguindo 95MBps creio é o máximo que vi, e ouvi passar com SXT . Meu link de 500m , em espectro medianamente poluído não ultrapassava 60MBps, com sinal recebendo de -48dBm.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    noise floor, da pra vc ir ajustando até ficar melhor. Aqui eu uso em -90 ou -98.... e foi oque melhorou pra mim o ccq, que nao estabilizava, e a taxa de transferência.
    Como assim? Ajustar o noise floor? Ir mudando de canais é o unico jeito q conheço...-90, - 98 em mikrotik quer dizer q a coisa ta ruim viu, nunca vejo menos que -100 nos mkt, mesmo em locais c muitas redes.

  17. #17

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Na wireless, advanced.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    O piso de ruido é algo fisico do meio de transmissão, não se altera por meio de configuraçao. O SNR q vc pode ate alterar mudando a potência de transmissão.Na aba advanced não tem nda relacionado a isso.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Noise floor.jpg
Visualizações:	183
Tamanho: 	179,2 KB
ID:      	67183
    Pois é, mas aqui melhorou bastante o ccq dos clientes. Deixei em -100
    E deixando em branco, tenho uns 2 clientes q ficava com ccq em 78 a 80%

  20. #20

    Padrão Re: Enlace com SXT, perfeito

    Esse parametro so existe em versoes de RB antigas como essa sua com chipset AR5211. Ele nao manipula o ruido em si, mas é um limiar minimo para haver conexão. Se ficar em valores piores do que o apresentando no ambiente, provavelmente ele descarta a conexão.

    Editado: Pesquisando aqui e rapidamente, na verdade essa opçao so esta disponivel pra quem usa o protocolo 802.11 padrao e nao NV2 e trabalha a sensibilidade do radio aos ruidos, mexer nesse parametro pode melhorar sinal e piorar performance de throughput pelo q li, pode baixar ou subir o CCQ em detrimento da performance. Mas so tem efeito com o chipset wireless AR5211.
    Última edição por raumaster; 26-06-2017 às 14:34. Razão: Nova informaçao