+ Responder ao Tópico

Padrão Rede GSM: Levar SIP e Internet a assinantes

Eu estive dando uma lida sobre redes GSM e aparentemente existe uma plataforma open chamada YateBTS que leva chamadas de voz aos assinantes (utilizando SIP) e dados 2G/3G/4G, dentre outras funções. Fiquei bastante entusiasmado com as promessas dos fabricantes, que além de desenvolverem o software vendem os servidores e o BTS/BSC unidos no mesmo equipamento.

Porém aparentemente eles só tem vendido esse equipamento pra poucos lugares, significando que eles tem poucos clientes.

Enfim, acham que seria fria adquirir deles o equipamento de teste? Numa hipótese de ser tudo certo, como seria o processo de homologação do rádio?
    Sem falar do custo de antenas, servidores, link e demais. Me dêem uma luz aí.

Obrigado.

Padrão Re: Rede GSM: Levar SIP e Internet a assinantes

Citação Postado originalmente por alphard Ver Post
    Eu estive dando uma lida sobre redes GSM e aparentemente existe uma plataforma open chamada YateBTS que leva chamadas de voz aos assinantes (utilizando SIP) e dados 2G/3G/4G, dentre outras funções. Fiquei bastante entusiasmado com as promessas dos fabricantes, que além de desenvolverem o software vendem os servidores e o BTS/BSC unidos no mesmo equipamento.

Porém aparentemente eles só tem vendido esse equipamento pra poucos lugares, significando que eles tem poucos clientes.

Enfim, acham que seria fria adquirir deles o equipamento de teste? Numa hipótese de ser tudo certo, como seria o processo de homologação do rádio?
    Sem falar do custo de antenas, servidores, link e demais. Me dêem uma luz aí.

Obrigado.
    A homologação de rádios ocorde por meio de empresas cetificadas pela Anatel para emitir certificação e registro.
    Agora vem a segunda parte. Equipamentos que emitam RF nas faixas do GSM (2G) CDMA (3G) e LTE (4G) só podem ser utilizados por empresas de telecom que tenham arrematado alguma faixa em leilão federal e somente dentro da faixa arrematada.
    No final das contas a tecnologia pode ser fantástica, mas devido a impossibilidade de se obter autorização para utilizar, o equipamento pode se tornar peso de porta.
    Eles provavelmente tem poucos clientes, justamente porque esse tipo de equipamento não e destinado a massa e sim aos poucos que detém autorização para operar sistemas do SMP (serviço móvel pessoal).

Padrão Re: Rede GSM: Levar SIP e Internet a assinantes

Sou para acrescentar este tipo de negócio é mais destinado a grandes empresas com um capital muito elevado, exige uma equipe bem especializada para se implementar por exemplo empresas terceiras como: da parte eléctrica, de obras civis, alugueis de pontos estratégicos, ERBs e Antenas de alta capacidade e bem dimensionados e muito mais.

Resumindo: em qualquer parte do mundo este não é negocio para ser implementado por qualquer empresa, deve-se ter uma super consultoria experiente nestes projectos e como o amigo acima disse, requer participar de leilões para aquisição de licenças que permitira operar em apenas alguns locais autorizados e se quiseres muita cobertura terá de estar atento nos leilões que não é nada barato da licenças para operares em outras áreas do Pais.