+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Permissão para criar.

    Alguem sabe porque quando um usuario ao criar uma pasta no server SMB outro usuario não pode criar mais nada dentro desta pasta apenas modificar o que esta feito.

    Segue abaixo o smb.conf

    OBS<IMG SRC="images/forum/icons/icon_eek.gif"> item create mask já esteve em 0777 e tb não funcionou.
    [global]
    workgroup = MEDITEC
    server string = Meditec Server %v
    hosts allow = 192.168.0. 127.
    ; printcap name = /etc/printcap
    ; load printers = yes
    ; printing = lprng
    ; guest account =
    log file = /var/log/samba/log-%U.%m
    max log size = 5000
    debug level = 1
    security = user
    ; password server =
    password level = 20
    username level = 20
    encrypt passwords = yes
    smb passwd file = /etc/smbpasswd
    unix password sync = yes
    passwd program = /usr/bin/passwd %u
    passwd chat = *New*UNIX*password* %n\n *ReType*new*UNIX*password* %n\n *passwd:*all*authentication*tokens*updated*successfully*
    username map = /etc/smbusers
    ; include = /etc/smb.conf.%m
    socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
    ; interfaces = 192.168.12.2/24 192.168.13.2/24
    ; remote browse sync = 192.168.3.25 192.168.5.255
    ; remote announce = 192.168.1.255 192.168.2.44
    local master = yes
    os level = 99
    domain master = yes
    preferred master = yes
    ; domain controller = <NT-Domain-Controller-SMBName>
    domain logons = yes
    logon script = %u.bat
    logon home = \\SERVER\homes
    name resolve order = wins lmhosts bcast
    wins support = yes
    ; wins server = w.x.y.z
    wins proxy = yes
    dns proxy = no
    unix password sync = yes
    netbios name = SERVER
    keepalive = 20
    preserve case = no
    short preserve case = no
    default case = lower
    case sensitive = no
    admin users = root
    ;valid users = osni, barbara, nelson, marcos, root, schlachter, marcelo, carlos, antonio, lemos, luis, tatiana, andrea, alceu, siqueira, antonio, fabiane, celio, clesio, rondineli, rondinelia, marcio, heloir, horacio, rose,
    logon drive = t:
    ; remote browse sync = 192.168.0.255
    ; remote announce = 192.168.0.255
    create mask = 7777
    time server = yes
    domain admin group = root
    ; oplock = false
    map to guest = never
    null passwords = no
    dead time = 0
    logon path =
    ; map to guest = never
    ; null passwords = yes
    ; add user script = /usr/sbin/adduser -s /bin/false -g popusers -c "smb account %u" %u
    ; delete user script = /usr/sbin/deluser %u
    ; guest account = root
    ; dead time = 0
    #============================ Share Definitions ==============================
    [homes]
    comment = Pasta Pessoal
    browseable = yes
    writable = yes
    available = yes
    public = yes
    ; only user = yes

    [netlogon]
    comment = Network Logon Service
    path = /home/netlogon
    browseable = no
    available = yes
    writable = yes

    [meditec]
    comment = meditec
    path = /files/med
    public = yes
    writable = yes
    browseable = no
    create mask = 7777
    [tox]
    comment = tox
    path = /files/tox
    public = yes
    writable = yes
    browseable = no
    create mask = 7777

    [rs]
    comment = rs
    path = /files/rs
    public = yes
    writable = yes
    browseable = no
    create mask = 7777

    [msn]
    comment = msn
    path = /files/msn
    public = yes
    writable = yes
    browseable = no
    create mask = 7777

    [lukra]
    comment = lukra
    path = /files/lukra
    public = yes
    writable = yes
    browseable = no

    [publico]
    comment = publico
    path = /files/pub
    public = yes
    writable = yes
    browseable = no
    create mask = 7777
    [catalog]
    comment = catalogos
    path = /files/cat
    public = yes
    writable = yes
    browseable = no

  2. #2

    Padrão Permissão para criar.

    Campeão,
    tente colocar estes parâmetros
    force create mode = 0660 (permite acesso de leitura e escrita para o dono do arquivo e os usuários q pertençam ao grupo do dono do arquivo)
    force directory mode = 0770 (permite acessar o diretório e criar arquivos dentro do mesmo para o dono do diretório e os usuários q pertençam ao grupo do dono do diretório)
    Espero ter ajudado.
    []´s,
    Gustavo



  3. #3
    Visitante

    Padrão Permissão para criar.

    Não funcionou, a unica diferença é que consigo excluir a pasta quando vazia.

    eu testei tambem com permissão 0777

    Abrço

  4. #4

    Padrão Permissão para criar.

    Analisando melhor o caso, sem mesmo analisar as confs do samba, diga-me uma coisa...
    Dentro dessa pasta nao hah arquivos jah copiados de algum lugar? no caso a propria pasta, jah nao tinha um dono determinado que pertence-se a outro grupo ou coisa assim?
    Nao sei se é o caso, mas já me ocorreu algo semelhante, mas nao no samba.



  5. #5

    Padrão Permissão para criar.

    Como estão as permissões nestes diretórios (sistema de arquivos - ext2 ou ext3)? Os usuários que pertencem a um grupo têm permissão nesses diretórios?

  6. #6
    Potiguar
    Visitante

    Padrão Permissão para criar.

    Isto está ocorrendo por causa da permissão 7777 que vc atribuiu para as novas pasta criadas em especial ao primeiro "7".

    Atribuindo o primeiro "7" vc ativa o sistema de permissões especiais, observe que as novas pastas criadas possuem um "t" no final de suas permissões tipo "rwsrwsrwt" os "s" pq vc tb ativou os bit setuid e bit setgid.

    Ao criar uma pasta com o stick bit ativado que seria a permissão especial "t" vc informa ao sistema que qualquer arquivo criado dentro desta pasta só poderá ser apagado pelo dono.

    Para resolver seu problema faça o seguintë:
    1- Alterar todas as permissões:
    chmod 777 -R /files

    2- Altere tb o dono para root
    chown root:root /files

    3- Agora mude seus compartilhamentos:
    [meditec]
    comment = meditec
    path = /files/med
    public = yes
    writable = yes
    browseable = no
    force create mode = 777
    force directory mode = 777

    4- Apage o parametro create mask = 7777 ele não é necessário

    5- Reveja seu arquivo smb.conf ele possui alguns paramteros repitidos e os parametros que não for utilizar pode apagalos.

    6- Reveja estas permissões 777 desta forma todos poderão fazer qualquer coisa em seus compartilhamentos e tb analize os public =yes isto é um tremendo furro de segurança.

    7- Dê uma lida nos artigos referentes a samba e tb nos esquemas de permissões.

    Espero ter ajudado!
    Fui!

    <IMG SRC="images/forum/icons/icon_eek.gif">



  7. #7

    Padrão Permissão para criar.

    Verifique se os usuários estão nos mesmos grupos do Linux se estiverem tente utilizar o force group = grupodeusers.

    Neste caso todos os usuário deverão participar desse grupo.

    Continue com os parametros de Force 775 é uma boa ja que naum vei ter um controle de acesso mais rigido.


    Marcos Amorim