Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

lrezende
    Oi pessoal...

Estou com uma pequena bronquinha com um DNAT...
    Tenho um servidor linux que faz DNAT na interface externa(eth0) para máquinas dentro da rede...
    Eu tentei fazer a mesma coisa na interface interna(eth1) e não funcionou... A diferença é que eu faço SNAT de todos os pacotes que saem da eth0 e na eth1 não faço SNAT algum...
    Outra diferença é que o DNAT que estou tentando fazer na eth1 é pra uma máquina em outra rede...

Revisão geral...
    meu linux 192.168.1.1/24
    minha máquina 192.168.1.2/24
    maquina remota 192.168.2.1/24

Se eu acesso da minha máquina direto pra máquina remota, funfa!
    Se eu coloco as regras de DNAT(abaixo) no meu linux e tento acessar da minha máquina pro meu linux, não funfa...

Regras de DNAT:
    1 - iptables -t nat -I PREROUTING -i eth1 -d 192.168.1.1 -p tcp --dport 22 -j DNAT --to 192.168.2.1:22
    2 - iptables -I FORWARD -d 192.168.1.2 -p tcp --dport 22 -j ACCEPT

A segunda é pq a minha policy do FORWARD está DROP... Eu já tentei alterá-la pra ACCEPT mas também naum funfou!

Agradeço qq ajuda...

lrezende
    Cadê a galera?
    Parece que o trabalho tá grande pro pessoal...

Danilo_Montagna
    vc nao ira conseguiur fazer um DNAT para um IP que o linux nao conversa..

o IP 192.168.2.1 nao é valido apra a maquina linux.. ou seja.. ela nao conversa diretamente com esse ip pois esta em outra range de IP..

lrezende
    essa eu não entedi...

eu não posso fazer um nat para uma máquina fora da minha rede?
    no linux eu tenho a rota para a outra rede...

pelo que entendo de nat(talvez pouco), ele "simplesmente" muda o ip de destino e encaminha o pacote... só não é tão simples pq tem o lance do checksum dos pacotes... bom, isso é o que eu entendo!

então, na minha concepção deveria funfar... já que tenho uma rota para o meu ip de destino...

aguardo resposta...

Danilo_Montagna
    bom.. se vc tem rota.. ae a coisa muda...

eu falei que nao iria funciona pois achei que o roteamento para essa subrede nao passava pelo firewall.

lembre-se que para todo o pacote que é alterado o cabeçalho IP por NAT o mesmo precisa receber o retorno para que o firewall remonte o cabeçalho IP..

e que para isso aconteça.. o ip de destino alterado precisa ter como default gateway.. o ip do seu linux... e esse gateway precisa estar no mesmo segmento de rede do ip 192.168.2.1...

verifique tb se vc nao tem alguma regra de forward barrando a passagem de pacotes entre a maquina client e a de destino.. e verifique se tb nao existe regra barrando o retorno dos pacotes ..

blz?

Tópicos Similares

1. DNAT e MASQUERADE
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 10-06-2003, 09:28
  2. DNAT para SSH
    Por escambau no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 02-04-2003, 13:43
  3. Squid e DNAT
    Por lite no fórum Servidores de Rede