Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

h__
    Olá gente, boa noite a todos.

É o seguinte: montei um dns na minha máquina e funcionou tudo direito: inicia, confiro o /var/log/messages para ver se está tudo ok, se carregou as zonas e se está executando.

Mudei o /etc/resolv.conf para o meu dns recem configurado e tudo responde internamente: pop, smtp, ftp, www e o escambal.

So que, qdo tento resolver p/ fora (por exemplo ping www.bol.com.br), demora e não dá resposta.

Estou com um IP 192.x.x.x em uma rede mascarada, disponiilizado pelo meu provedor, que é wireless através de ondas de rádio.

Tem algo a ver? Me dêem uma luz.

De já, agradeço.

Danilo_Montagna
    nao era para ter problemas.. a menos que o seu root hints esteja com problemas..

deve existir uma arquivo named.ca no dir /var/named .. ele é responsavel por encaminhar requisicoes externas para os root server resolverem..

porem.. como vc usa wireless.. provavelmente vc nao pode alterar o resolv.conf.. devido a placa wireless precisa achar os DNS do seu ISP para poder logar na rede... e te liberar o acesso..

o que vc pode fazer é deixar os DNS dos eu provedor no resolv.conf.. mais deixar como preferencial o seu DNS local..

algo como.

search localdomain
    nameserver 192.168.0.1
    nameserver 200.200.200.1 # dns 1 do wireless
    nameserver 200.200.200.2 # dns 2 do wireless

h__
    Valeu Danilo, é o seguinte, já havia colocado anteriormente a menção do dns do meu provedor no meu /et/cresolv.conf (nameserver 200.x.x.130) e já tinha dado certo.

A questão é: o meu server pode responder às requisições independente do DNS do meu servidor ou preciso dele atrelado junto para funcionar para fiora e o meu só pra definir as zonas? Quero dizer, o meu DNS funciona interiormente e o DNS do meu provedor funciona externamente?

De já obrigado.

Danilo_Montagna
    A questão é: o meu server pode responder às requisições independente do DNS do meu servidor..

R.: sim.. sem problemas.. desde que o mesmo esteja configurado para isso..

ou preciso dele atrelado junto para funcionar para fora e o meu só pra definir as zonas? Quero dizer, o meu DNS funciona interiormente e o DNS do meu provedor funciona externamente?

R,: na verdade.. acredito que vc esta confundindo a questao DNS client.. de DNS Server.. um DNS client é apenas um query usado para resolver um nome.. um DNS server. .faz as duas coisas.. requisita querys.. e responde querys.. essa é a diferença.

[]´s

h__
    Tá, tdo bem, mas, já coloquei no meu named.conf a zona "." e o seu reverso. Era pra funcionar, só que não funciona. Poderia me passar algum texto para que eu possa ver isso direitinho?

Tópicos Similares

1. Servidor de paginas em rede interna com DNS
    Por digitalman no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 08-10-2010, 16:57
  2. Duvida - DNS em minha rede
    Por fnegreiros no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 26-09-2006, 10:13
  3. DNS, Como configurar master e Slave em redes diferentes??
    Por rato16br no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 22-07-2005, 16:02
  4. 2º Servidor DNS em rede interna (Intranet)
    Por AndrewAmorimdaSilva no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 11-10-2002, 20:26
  5. DNS em subredes
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 05-08-2002, 21:57

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L