Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

guardian_metal
    Estou querendo configurar meu iptables e li os artigos do site e achei bem simples o artigo: https://under-linux.org/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=164 mas não entendi algumas coisas direito. Eu preciso simplesmente ir no terminal e digitar as regras e automaticamente ela estará rodando ou preciso editar algum arquivo de configuração?. Quais são as melhores regras a se adotar pois sou muito leigo em firewall, meu squid ja ta rodando e quero que o outlook funcione também.

2. sim...voce pode ir no console e ir adicionando as regras...
    mas quando reiniciar seu computador as regras irão sumir...
    vc pode salvá-las após ter adicionado elas com o comando
    "iptables-save"
    ou vc pode criar um Script que contém as regras
    criadas por vc e colocar uma referencia desse script no
    arquivo /etc/rc.d/rc.local para que ele inicie junto com o sistem operacional.

entre aqui: http://iptables.under-linux.org/

3. ahh! caso v tnha salvado suas regras com o comando "iptables-save > firewall.txt" para restaurar as regras salvas use: "iptables-restore firewall.txt"

4. ahh! caso v tnha salvado suas regras com o comando "iptables-save > firewall.txt" para restaurar as regras salvas use: iptables-restore "firewall.txt"

5. Se voce digitar estas regras no terminal vai funcionar normalmente so que quando o micro for desligado perdera.

Voce tem duas opçoes

1 - (Eu acho mais facil de gerenciar) criar um script com todas as regras descrita e depois executalo.

Ex: Criar Script
    #mcedit firewall
    Vai abrir um editor do linux e voce digita todas as regras do seu Firewall e salva com F2 e depois sai com F10.
    Para executar o script voce digita ./firewall

2 - Voce pode digitar todas as regras no terminal testar e depois voce salva as regras no proprio iptables.
    #iptables-save > /backup/firewall e para restaurar iptables-restore /backup/firewall

Fica a seu criterio

Ha.. para este script ser executado na Inicializaçao Edita o arquivo /etc/rc.local
    e adiciona a linha correspondente para ativar o firewall

Espero ter ajudado.

A Marcio

Tópicos Similares

1. Configuração do Iptables
    Por fabioneves no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 26-04-2007, 00:04
  2. configuracao do iptables
    Por thiagog no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 14-03-2006, 10:30