+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DRBD/Heartbeat - mensagens de erro em programas Clipper/Acce

    Configurei o DRBD e Heartbeat em dois computadores e fiz os seguintes testes:
    1- Executei um programa feito em Clipper e comecei a realizar a indexação dos arquivos .dbf (criação dos arquivos .ntx). Quando estava na metade da indexação, desliguei o servidor principal. Ocorreu um erro no programa Clipper e a indexação parou. As perguntas são: o programa não deveria continuar indexando ? Se não continuou existe alguma configuração que pode ser alterada para que o ambiente HA seja melhorado quando estiver lidando com arquivos .dbf ? É possível algo estar em dois lugares ao mesmo tempo ?
    2- Gravei um banco de dados Access numa pasta compartilhada (usando o Samba) e executei um programa feito em VB para copiar as tabelas e os registros para um novo banco nesta mesma pasta. Quando estava na metade da cópia, desliguei o servidor principal. Apareceu uma mensagem de erro no programa, dizendo que alguns registros não foram copiados. Após clicar em ok, na mensagem, aparentemente a execução continuou. Mas após algumas horas eu percebi que o banco de dados não estava sendo copiado. Eu coloquei um contador de registros, que deveria ir até 180.000 e ele passou de 350.000 !!!
    3- Fiz o acesso ao cluster por meio de estações com WinXP, Win2K e Win98. Quando desliguei o servidor principal, as conexões mapeadas no prompt do DOS, tanto no Win2K quanto no WinXP foram perdidas, tendo que clicar nas conexões para que elas fossem restabelecidas, utilizando o Explorer. Isto não ocorreu no Win98. Então, eu pergunto: por se tratar de um ambiente de HA, as interrupções no servidor principal não deveriam ser transparentes aos usuários ?
    Agradeço qualquer ajuda para esclarecer estas questões.

  2. #2
    Visitante

    Padrão DRBD/Heartbeat - mensagens de erro em programas Clipper/Acce


    Pelas suas dúvidas, aconselho você estudar bastante conceitos sobre sistemas em cluster, implementar sem conhecer o que se está fazendo é a mesma coisa que nada.

    O cara papa no assunto é o Mestre Marcos Pitanga, especialista em sistemas em cluster, e poderá explicar melhor os conceitos que envolvem alta disponibilidade, alta performance de computação e balanceamento de carga..

    o email dele é [email protected]

    abs

    Claudio Abreu


  3. #3
    Toskinha
    Visitante

    Padrão DRBD/Heartbeat - mensagens de erro em programas Clipper/Acce

    Este é o comportamento normal. Se voce levar em conta que, mesmo espelhando os dados, e ao ocorrer um erro no servidor principal a maquina secundária irá assumir o IP de serviço, a conexão estabelecida com o servidor principal foi perdida. Os identificadores da conexão vao mudar, os valores de registradores envolvidos no processo tambem, é um novo ambiente. Então, para o usuário, existe sim um erro. O que se evita eh que o serviço realmente pare. Ocorreu um erro, o usuario imediatamente tem o poder de acessar novamente o serviço, mas não de onde parou.
    E para banco de dados, eu pessoalmente nunca recomendo drbd. Recomendo sempre a propria estrutura de replicação dos BDs, pois o drbd enxerga um nivel muito basico do sistema para perceber se está replicando um dado integro ou corrompido, e a maioria dos BDs tem transtornos quando tem uma estrutura corrompida.
    Quanto às conexões do samba, provavelmente o w2k ou xp tem algum outro controle que identifique as maquinas. Como disse anteriormente, a conexão será realmente outra, com outros identificadores.