Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Amigos

Sou um programador em Visual Basic 6 da microsoft. Estou tentando migrar minha plataforma para o conectiva linux 8 ou 9.
    A questão é: Alguem sabe me informar as linguagens de programação disponiveis na plataforma linux ?
    Cada ambiente grafico tem uma linguagem própria ? Exemplo o KDE tem a sua linguagem, o Gnome tem a sua e etc... ?
    Tenho preferencia em liguagens visuais (ambiente grafico), estilo o Kylix.
    Tambem preferencias por linguagens que utilizam a sinteze do basic.

Aguardo a ajuda de alguem

fricardo
    Ricardo,

se vc quiser programar, o Linux, como um SO Unix-like, tem um suporte fantástico a linguagens de programação e vc pode usar C, C++, Pascal, Java, as mais diversas linguagens de script, etc. De aplicações RAD para Linux há o Kylix q vc falou.

No meu modo de ver a diferença a nível de programação entre KDE e Gnome, basicamente é que o Gnome é feito usando uma biblioteca chamada GTK, para aplicações gráficas em linguagem C. Já o KDE usa o QT, biblioteca gráfica também, mas para C++. Inclusive há uma espécie de ferramenta RAD para programação C++ usando QT chamada QT Designer. Já o Basic não sei te informar sobre o uso dele no Linux.

Espero ter ajudado,
    fricardo

hez4el
    Ola

A programação em linux é muito extensa podendo usar dese C até Java
    e variantes e uma diversidade enorme de scripts. Porém o recomendavel é utilizar padrões hibridos independentes de plataforma como o GTK e o QT
    que constituem o Gnome e o KDE que são praticamente mutiplataforma
    e podem ser extendidos usando C e C++. Outro modo bom para programar é utilizar o JAVA que sinceramente é bastante recomendavel.
    A maioria da variantes de programação para Linux são advindas do C, e o basic até possui alguns interpretadores mas não são tão bons.
    Quanto o GCC que é o compilador padrão do projeto.