Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

ecbr
    Galera eu to com o FreeBSD 5.1 e estou tentando intalar minha placa de som nele mas eu tenho que compilar o kernel com suporte
    -> device pcm blz
    ai no diretorio /dev eu tenho que criar um divece para o som
    -> ./MAKEDEV snd0
    o meu problema é quando eu digito ./MAKEDEV snd0 ele fala que o comando nao é valido ou seja nao exite o MAKEDEV... alguem sabe o que tenho que fazer????
    Grato mais uma vez galera....

fricardo
    ecbr,

a primeira coisa q vc deve fazer é realmente rodar o comando "device" como vc fez. O restante depende do tipo de sua placa de som. Na verdade vc deve rodar como root os comandos:

-> cd /dev
    -> sh MAKEDEV snd0

Sem saber mais detalhes fica difícil ajudar mais. Consulte a página do FreeBSD Handbook sobre som para mais detalhes. NÃO DEIXE DE DAR UMA OLHADA NA PÁGINA, LÁ TEM O QUE VC PRECISA.

frbc

ecbr
    bem eu tenho uma placa de som sound blaster 128...
    na hora de criiar o device para minha placa eu vou no /dev e digito

sh MAKEDEV snd0
    ou
    ./MAKEDEV snd0

mas o problema que o MAKEDEV nao esta dentro do /dev para ele criar o devide de som (snd0).
    ae ele me retorna um erro falando que nao encontrou o comando ou seja, ele nao encontrou o MAKEDEV, aonde eu arrumo esse MAKEDEV que nao esta no /dev...
    Grato mais uma vez.....

fricardo
    O MAKEDEV até onde eu sei não existe no FreeBSD 5.x. Estes usam DEVFS, que cria automaticamente os dispositivos em /dev, de acordo com o arquivo de configuração do kernel.

Já q vc já adicionou os devices no arquivo então o dispositivo já deve ter sido criado em /dev. Novamente, leia a seção do FreeBSD Handbook q indiquei. Lá tem tudo q vc precisa. Dá uma olhada também na man page de devfs.

Boa sorte!
    fricardo

ecbr
    bem o tutorial na net nao fala a versao do bsd, agora eu estou sabendo que a versao 5.x na tem o MAKEDEV no dir /dev...
    mais uma vez eu peço desculpas e agradeço a força, é que sou novato no freebsd, mas tenho 7 anos de linux... e nao é muito igual linux e freebsd nao...

fico grato mais uma vez...

Tópicos Similares

1. Como Criar Script no Hot spot?
    Por renascido no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 15-04-2008, 11:05
  2. como criar atalhos no Slackware
    Por smoke118 no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 27-02-2008, 22:29
  3. Como Criar Leases no Mikrotik?
    Por Trabach no fórum Redes