Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Quero configurar linux para executar um "shutdown -h now" quando for pressionado a tecla "power" do teclado. Igual funciona no ruindows...
    fiz uma busca nas documentações relacionadas ao ctrl-alt-del para ver se achava algo similar mas nào achei...
    Pensei em alterar o inittab , mas como eu iria identificar a tecla ? pelo oq olhei no man para identificar estas coisas , estão tudo em libs né...

Valeus
    César

ps.: estou trabalhando com ele apenas em modo console... (init 3)

chvt
    ceinma,

Com o editor de textos de sua preferência, como root edite o /etc/rc.d/rc.modules e descomente a linha que tiver: /sbin/modprobe ACPI mas se não tiver nada relacionado a ACPI no rc.modules você terá que recompilar o kernel, para ativar o suporte a ACPI.

3. soh num esquece q se vc deixar alguma coisa cair em cima do botao sem querer seu pc desliga...

4. Bem, depois de tentar seguir a sugestão do chvt (ACPI - sem sucesso) então decidi pesquisar de verdade (já que na 1a vez olhei o man do inittab e não vi que estava na minha cara a resposta) e descobri algumas coisa...

Seguinte :
    Não tive tempo de estudar muito o loadkeys ainda mas sei que consigo relacionar certa tecla com o "evento" KeyboardSignal atraves do comando
    loadkeys <<!
    keycode ## = KeyboardSignal
    !

E para fazer realmente desligar o micro eu modifiquei o inittab onde adicionei um tratamento para a ação "kbcontrol" (acho que é isso , não estou no linux agora para conferir, ver man inittab ) onde esta ação é executada quando uma tecla é definida para o KeyboardSignal...
    em resumo consigo fazer o linux desligar quando pressiona Ctrl-Alt-SetaParaCima ... mas não com a tecla Power pq não consigo descobrir o scancode dele... nem pelo showkey

alguma sugestão??

Falows
    César

Kakaroto
    e ae kara axo q vc ta quebrando a cabeça a toa, olha vi seu post no underlinux e me interessou tbm ai fui atras de saber como fazer olha só, dei um

man acpid

tem la qual arquivo q vc mexe pra fazer isso, no dir /etc/acpi/events, tem o arquivo defaults coloca assim nele

event=button/power.*
    action=/sbin/shutdown -h now

pronto não testei aq porq não uso acpi mas testa ai falow, pelo q entendi pela manpage e so colocar as teclas q vc quer ai, no event, e no action oq vc quer q faça ok?, e me fala se funciona porq quero saber tbm

falow

Eu sou o superSayajin 1
    O guerreio lendário
    Kakaroto

Tópicos Similares

1. KDE: Ativar a tecla power do teclado
    Por fdotta no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 24-11-2005, 00:50
  2. Alterar TX POWER do Cartão Orinoco...
    Por r22ko no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 12-05-2004, 19:30
  3. Respostas: 8
    Último Post: 05-05-2004, 18:41
  4. Squid - autenticação pelo endereço IP do micro.
    Por andunno no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 15-03-2004, 12:11
  5. Codigo ASCII do teclado
    Por mistymst no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 28-07-2003, 19:35

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L