Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Kakaroto
    ola a todos
    estou com uma duvida e procurei e não encontrei, (bom só se procurei pouco), é o seguinte existe alguns sofware pra linux ou daemon sei la alguma coisa parecida, em q se comporte com um router tipo igual ao IOS da CISCO tipo q suporte ACL's, ligar protocolos de roteamento tipo IGRP, EIGRP, RIP e OSPF, onde o IOS te dá varios opções tipo o tempo de atualização destas tabelas(ou trocas de tabela), q eu saiba me corrijam se eu estiver errado, o iptables e alguns outros firewall fazem isso, mas não dando estas opções de conf, e qndo eu preciso q um router (digamos linux) converse com router cisco por exemplo, em q o rip troca suas tabelas de roteamento ou o OSPF joga a árvore SPF na mudança de topologia da rede tipo quero colocar um linux pra conversar com router cisco, sei q alguns deste protocolos de roteamento são proprietarios q é o caso do IGRP(cisco) e não é qualquer um q consegue se comunicar, existe algum IOS(digamos IOS open source q faça isso), desde já agradeço.

falow
    kakaroto

Nosferatu
    Dá um olhada no Fresco ou free cisco agora não me lembro o site tem que procurar, mais me falaram que fico uma cópia do cisco IOS.

3. Cara para fazer isto voce vai precisar de uma Placa Serial Sincrona e se nao me engano junto com estas placa vem um software para Gerenciar. Deve ser o que voce quer

Kakaroto
    e ae nosferatu baixei o freesco(free cisco) e gerei o disquete bootavel ele funcionou de boa, ele tem muitas opções q gostei muito, inclusive uma em q se ele estiver rodando na rede e alguem quiser acessar a net ele disca sozinho e se conecta(uma mão na roda hehehe)não confgurei nada nele baixei um manual em pdf dele do site oficial mas as opções de acess list e tempos de atualização de tabelas de roteamento RIP, IGRP, OSPF ele não possui, , e A-marcio vc fala comprar uma placa serial para interligar com o router cisco não é?? bom oq quero é usando linux se for isso, eu posso usar um outro router, tenho um da serie 1600 aq e so plugar mas eu quero transformar um maquina linux em roteador!, um roteador nervoso onde possa ter todas aquelas opções q este roteadores cisco, cyclades possuem(alterar tempo de atualização de tabelas RIP, modo debug troca da árvore OSPF, ACL etc) se alguem souber é puder me indicar um nome, de um sofware pra linux desde ja agradeço!

falow

kakaroto

Kakaroto
    e ae nosferatu e a-marcio e alo pra galera, andei procurando e axei um software q eu queria o GNU-zebra, esse sim(pelo q li), é uma copia perfeita do IOS da cisco, da uma olhada em www.zebra.org tem uma referencia completa vou baixar ele e testar qualquer coisa eu posto aq falow postei de novo caso alguém precise de um roteador robusto, com suporte a BGP-4, RIP, OSPF e outros recursos em geral, possa ter um começo para procurar ok

falow
    kakaroto

Tópicos Similares

1. Utilizar uma máquina com Linux como router!
    Por cbotelho no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 15
    Último Post: 18-11-2005, 11:11
  2. VPN linux atráz de router com NAT
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 21-03-2003, 07:53
  3. Respostas: 2
    Último Post: 06-11-2002, 18:51
  4. LVM com Linux?
    Por devlinmaxx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0