+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FreeBSD como roteador (e server dns)

    ola, eu tenho o FreeBSD 4.9 numa maquina q tem 2 placas de rede:

    sis0 = 192.168.5.18
    rl0 = 10.0.10.10

    o meu gateway do radio eh 192.168.5.1 e o server DNS eh 192.168.3.1, quando eu tinha o RH7.3 instalado na maquina eu usava o iptables e o ip_forward =1 pra fazer o roteamento e ficava td belezinha pras maquina internar....a proposito, tem 2 maquinas q usam o freebsd como gateway:

    eth0 = 10.0.10.1
    win = 10.0.10.2

    soh q agora eu nao sei o q eu tenho q fazer no freebsd pra consiguir fazer as minhas maquinas enchergarem o DNS externo....pq eu consigo pingar em qq ip q seja da facha 192.168.5.* mas nao pingo no dns 192.168.1.3....se alguem puder me ajudar.....

  2. #2

    Padrão FreeBSD como roteador (e server dns)

    a proposito....esqueci de falar mas eu nao acho o iptables pra instalar no freebsd :cry: :cry:

    ESQUECE...ja sei q falei merda aki...e o equivalente nele eh o ipfw

  3. #3
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão FreeBSD como roteador (e server dns)

    e ae SDM nunca usei o Free mas ja vi amigos meu q usam e pesquisei axei o firewall IPFW pra FreeBSD, e pelo q li ele é nativo do freeBSD,
    da uma olhada nesse link, ha tem tbm o IPFILTER
    http://www.linuxbsd.com.br/phpLinuxB...essao10_2.html
    http://truta.sspj.go.gov.br/FreeBSD-...TER_PT_BR.html

    falow
    kakaroto

  4. #4

    Padrão FreeBSD como roteador (e server dns)

    valeu kakaroto, vo da uma estudada nesses materiais....mas se eu num consigui vo apela pro slack msm.... :wink:

  5. #5
    fricardo
    Visitante

    Padrão FreeBSD como roteador (e server dns)

    SDM,

    o q vc disse ficou meio confuso e não entendi a configuração da sua rede em questão. Mas com base no q li posso te dizer o seguinte. A configuração de rede q vc vai fazer está basicamente no /etc/rc.conf. Neste arquivo não esqueça de habilitar o encaminhamento de IP (similar a ip_forward no Linux) colocando para "YES" o valor da variável gateway_enable.

    O ipfw é nativo do FreeBSD. É um firewall de kernel como o iptables do Linux.

    fricardo

  6. #6

    Padrão FreeBSD como roteador (e server dns)

    ola fricado, na verdade o q acontece eh q a minha rede na verdade eh 3:

    DNS: 192.168.1.
    GW : 192.168.5.
    CLIENTES: 10.0.10.

    Eu nao cuido nem do server DNS(192.168.1.3) nem do GW1(192.168.5.1)....
    Mas tenho a minha maquina roteadora com duas placas de rede, e ja configurada pra rotear:

    sis0: 192.168.5.18
    rl0: 10.0.10.10

    E as minhas maquinas clientes estao assim:

    TUX: 10.0.10.1
    win: 10.0.10.2

    essas duas maquinas conseguem enchergar a rede 192.168.5. ou seja a rede do gateway, por isso eu consigo pingar nele, porem, nao conseguem enchergar a rede do DNS (192.168.1.), e por isso nao consegue acessar a internet.

    Eu num sei pq cargas d'agua eles fizeram isso, q pra eu chegar na internet eu TENHO q passar pelo DNS deles, eu poderia muito bem usar DNS's publicos....mas td bem....a merda ja ta feita msm....se alguem tiver intendi e possa me ajudar, eu fiz uma imagem q representa mais ou menos a estrutura fisica da rede...quem quizer da uma olhada ta aqui:

    http://www.sabedeus.hpg.ig.com.br/estrutura.jpg

    se a imagem nao existir me de um toque

  7. #7
    fricardo
    Visitante

    Padrão FreeBSD como roteador (e server dns)

    Vamos tentar isolar o problema. O Gateway pinga normalmente o DNS? Se sim, será q o problema não está no server DNS? Se não o problema é o gateway?

  8. #8

    Padrão FreeBSD como roteador (e server dns)

    o q eu nao consiguia era do 10.0.10.1 pingar no dns(192.168.1.3)
    mas esse problema era de nat, troquei pelo slack e usei o iptables e agora ta resolvido....

    mas de qq forma valeu pela ajuda..... :wink:

  9. #9

    Padrão FreeBSD como roteador (e server dns)

    Ah agora q tu jah trocou nao vai dar para ajudar

  10. #10

    Padrão FreeBSD como roteador (e server dns)

    foi mal.....eu to pensando em volta....
    ateh o chefe falo q eu divia ter continuado com o freebsd.....
    acho q sabado eu instalo devolta e venho a voz com mais problemas..... :wink:
    Última edição por SDM; 05-12-2006 às 20:50.