+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cleidison
    Visitante

    Padrão Como trocar o hd por um maior sem ter de instalar tudo ?

    Olá pessoal, estou com um hd de 10 gigas numa maquina e comprei um outro de 80 gigas. Gostaria de saber qual a melhor forma de substituir um pelo outro mas tendo no de 80 tudo que ja tenho no de 10. Tipo, passar tudo do de 10 gigas para o de 80, para retirar o de 10 da maquina sem ter de instalar o SO de novo. Alguem poderia me ajudar com um passo a passo ?

  2. #2

    Padrão Como trocar o hd por um maior sem ter de instalar tudo ?

    mas vc num poderia usar as 2 hd?? achu q seria melhor....pq assim vc teria 90GB de armazenamento :wink:

  3. #3

    Padrão Como trocar o hd por um maior sem ter de instalar tudo ?

    caso isso nao seja possivel eu ACHO q se vc fizer uma instalacao inicial igual (desde do gestor de arranque ateh as particoes - no caso apenas alterando o tamanho, mas o lugar tem q ser igual) e depois copiar os arquivos td de uma hd pra otra...tipo

    # cp -R / /mnt/oitentagiga

    ele vai....

    posso ter falado a maior bestera da minha vida....mas sei la.....alguem q me corriga.... :wink:

  4. #4
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Como trocar o hd por um maior sem ter de instalar tudo ?

    recomendo fazer da seguinte forma

    crie um disco de boot

    depois crie um shell script assim

    Código :
    #!/bin/bash
    cp -ax /usr /mnt
    cp -ax /var /mnt
    cp -ax /home /mnt
    mkdir /tmp
    mkdir /proc
    chmod 777 /tmp

    lembrando que so coloquei alguns diretorios os outros sao por sua conta
    e levei em consideracao o HD estar montado no /mnt

    depois e so bootar com o HD novo
    pelo disquete de boot
    e da um lilo

    e pronto tudo no HD novo

  5. #5

    Padrão Como trocar o hd por um maior sem ter de instalar tudo ?

    Cleidison, boa noite amigo ....
    Passei algo parecido com a sua situação, mas foi por necessidade que tive que mudar de HD. Aí me ensinaram uma coisa fantástica, pelo qual se eu já tinha respeito pelo Slackware, eu aprendi a respeitá-lo, muito mais. Eu utilizo o Conectiva 8. Tivemos problemas na empresa na inicialização do sistema. Teve um pique de energia no qual nem o no-break segurou. Aí o sistema não reiniciava mais.
    Me ensinaram o seguinte : Dei boot pelo cd do Slackware 7.1 e acessei o HD que tinha o Conectiva 8. Aí executei o comando cfdisk /dev/hda1 e vi o contéudo do HD que tinha o Conectiva. Estava tudo lá. Numa boa, menos claro o sistema operacional que estava com problemas. Mas os aplicativos estavam perfeitos.
    Baixei o sistema Linux em outro HD normalmente, e depois copiei tudo de um para o outro. Claro, menos o sistema operacional que já estava baixado. E lógico, eu guardei o CD do Slackware comigo , e guardo com muito carinho. Ele realmente é a minha ajuda quando eu precisar. Não é átoa que consideram o Slackware o estado da arte no Linux.
    Um abraço ..........
    Felicidades ......... :wink:

  6. #6
    wrochal
    Visitante

    Padrão Como trocar o hd por um maior sem ter de instalar tudo ?

    Caro,

    O que você pode fazer é tenta usar o ghost, mais não tenho certezar se vai funcionar.

    falou, :?:

  7. #7
    renathaider
    Visitante

    Padrão Como trocar o hd por um maior sem ter de instalar tudo ?

    será q usando dd if=/dev/hd10 of=/dev/hd80 num dá certo????
    faz a partição primeiro!!!!!!!!!!!!!

  8. #8

    Padrão Como trocar o hd por um maior sem ter de instalar tudo ?

    Citação Postado originalmente por renathaider
    será q usando dd if=/dev/hd10 of=/dev/hd80 num dá certo????
    faz a partição primeiro!!!!!!!!!!!!!

    eu ja vi alguma coisa q tbm dando um

    # cat /dev/hd10 > /dev/hd80

    em tdas particoes funciona....mas tem q saber o q manda pra qual particao... :wink:

  9. #9
    NeoRamza
    Visitante

    Padrão Como trocar o hd por um maior sem ter de instalar tudo ?

    Pode fazer assim :
    dd if=/devhda of /dev/hdb
    depois [e so vc passar o fsck pra corrigir os erros ocasionados pelo fato dos hds serem diferentes.

    Existem outro programas especificos para isso como o "norton ghost" para o windows e o "g4u" para o linux.