Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L


Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. #1
    guigarau
    Tenho um servidor (FreeBSD) com link de 512mbps instalado e agora comprei um adaptador pcmcia PCI + Cartao PCMCIA Orinoco Gold + Pigtail. Estou querendo montar um pequeno provedor wireless para atender uns 20 clientes. O esquema é o seguinte: Meu servidor fica a uns 5Km de um morro onde colocarei uma antena omni. (O morro tem 500 metros de altura e meu servidor fica a 12 metros de altura) Posso colocar uma antena de grade na minha orinoco apontada para uma omni ligada a um swl3300 no morro e ja estaria resolvido para prover o sinal para meus clientes (os clientes utilizando apenas antenas de grade ligadas a D-link 900AP ou placa pci mesmo) visadas para a antena omni do morro? Obs: A localizacao dos clientes fica em volta do morro. Que marca de antena omni devo usar? Que marca de antena grade? metaltec? Zirok?
    Onde compro as antenas? onde compro o swl3300?


  2.    Publicidade


  3. #2
    lss
    opa, pelo layout da sua rede tem alguns aspectos que vc deve considerar.
    1 - Você não pode fazer este enlace - do seu provedor até o morro com os equipamentos que vc tem (enlace não se faz com antenas ohmi).Vc precisa de no mínimo 2 antenas setoriais. Com 5 km , eu colocaria duas antenas hyperlink 24dbi.Considerando sempre que vc tem linha de visada e que você antes disso faça um teste de sinal para ver se o enlace está viável , já que a diferença de altura é grande.
    2 - Para prover o acesso e completar o enlace rádio , você precisará de duas swl3300 , uma fazendo o enlace com o seu provedor e o outro em modo access point , para distribuir o sinal pra galera.
    3 - Quanto a potencia da ohmi , ai depende dos seus clientes, se eles estiverem muito perto pode usar uma de 8dbi, se estiverem4- muito longe 15dbi.
    4 - Nos clientes também depende , se estiverem muito perto , uma yaghi de 12dbi, se muito longe ziroc 24dbi.

  4. #3
    guigarau
    Omni eu iria colocar apenas no morro. No provedor seria uma antena de grade de 24dbi apontada para a omni do morro. Eu preciso colocar dois swl no morro entao? os dois ligados entre si, um usando uma antena grade ou setorial apontada pra minha antena grade do provedor e o outro swl ligado a uma antena omni para distribuir o sinal aos meus assinantes?
    Apenas minha antena grade do provedor apontando para a omni ligada a um swl no morro nao funcionaria?

  5. #4
    doidoht
    Você não precisa necessariamente colocar dois AP SW3300 no morro... Com dois ficar melhor... um vai estar ligado a uma antena gradee direcional de 24 (de preferência na vertical) que se comunica com a sua antena do provedor (tb na vertical)... daí vc liga via cabo de rede, os dois AP SWL 3300...
    Agora vc pode fazer o seguinte teste.... Coloca o AP lá no morro apenas com a Omni de 15 Dbi (se possível com um amplificador tb)... vai no provedor e posiciona a antena grade onde vc quer colocar... se o sinal ficar blz... daí é só vc definir o gateway do AP SWL 3300 como o IP da placa Wireless no seu servidor FREEBSD...

    A primeira opção te dá uma performance bem melhor viu....

    Aqui no provedor eu tenho um PC 486 com uma placa Orinoco que joga o sinal para um prédio central da minha cidade... lá eu tenho outro PC Pentium 133 tb com Placa Orinoco que rececbe o sinal... e joga pra placa de rede que tá ligada a um hub que tem um AP SWL3300 que ditribui o sinal... Em ambos os PCs... eu tenho um cartão de memória flash que faz nat, DHCP e controle de banda... controle de banda messsssmo....

    Espero ter ajudado...

  6. #5
    lss
    Apenas minha antena grade do provedor apontando para a omni ligada a um swl no morro nao funcionaria?
    Faz o negocio direitinho grande. Técnicamente falando ohmi não faz enlace , pode ser que dê certo. Enlace com antenas setorias. Até na distribuição , dependendo dos clientes vc nem precisaria da ohmi, mas ai vc tem que ver.

    flwww


  7.    Publicidade




Usuários que leram este tópico: 0

Nenhum usuário nesta lista