+ Responder ao Tópico



  1. #1
    violinista
    Visitante

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Olá !

    Estou tendo problemas para conectar a um BD PostgreSQL que está num servidor na minha rede ... o trecho do código que faz a conexão é a seguinte:

    Código :
           try {
               Class.forName("org.postgresql.Driver");
               Connection MinhaConexao = DriverManager.getConnection("jdbc:postgresql://host.dominio.com.br:5432/nomebd");
               Statement MeuState = MinhaConexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE, ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);
               rs = MeuState.executeQuery("SELECT cp, processador FROM computadores");
               rs.first();
               atualizaCampos();
           }


    A msg de erro que aparece é a seguinte:
    classe/Classe.java [26:1] unreported exception java.sql.SQLException; must be caught or declared to be thrown
    Connection MinhaConexao = DriverManager.getConnection( "jdbcostgresql://host.dominio.com.br:5432/nomebd");


    Eu uso o NetBeans. Na guia "Runtime" adicionei o driver pg72jdbc2.jar e conectei ao banco de dados normalmente, tanto que consigo ver as tabelas que tenho no servidor, mas pelo código acima não consigo conectar ... Alguém viu o que há de errado no meu código ???

    Valew !!!

  2. #2
    dennisrosa
    Visitante

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Esse erro que voce está recebendo é gerado pela
    compilação e não tem nada a ver com o postgres.

    O Java trabalha com alguns metodos que "lançam"
    exceções se o seu codigo usa um desses metodos
    obrigatoriamente voce vai ter que tratar essa
    exceção.
    O Verifique se o SQLException está sendo tratado por
    algum catch do seu try.

    Olhei tambem o resto do seu codigo e acho que seu
    codigo pode ter um outro problema se a query não
    retornar registros

    Espero que isso te ajude ....
    Qualquer coisa manda uma mensagem

    Dennis Rosa
    [email protected]

  3. #3

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Trocando em miudos
    try {
    Class.forName("org.postgresql.Driver");
    Connection MinhaConexao = DriverManager.getConnection("jdbcostgresql://host.dominio.com.br:5432/nomebd");
    Statement MeuState = MinhaConexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE, ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);
    rs = MeuState.executeQuery("SELECT cp, processador FROM computadores");
    rs.first();
    atualizaCampos();
    } catch (SQLException sqle){
    sqle.printStackTrace(sqle);
    }

    Este é o código de exemplo que o amigo acima explicou

  4. #4
    violinista
    Visitante

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Valew, dennisrosa, o problema era esse mesmo ...

    Valew, volinkerstain ... tou começando agora e não saberia "trocar em miúdos' ... ops:

    Valew, galera !

    T+ !

  5. #5

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Só peguei o seu exemplo ... e grifei o que você deveria adicionar ao seu código cara...
    :lol:

  6. #6
    violinista
    Visitante

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Intaum ... foi isso mesmo ... eu não ia conseguir pegar a dica do dennisrosa e criar akele bloco catch ... valews !!!!! :lol: :lol: :lol:

  7. #7

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    A bão, achei que você não tinha entendido o que eu tinha falado...

    Começo é começo
    ehehhe
    Boa sorte

  8. #8
    violinista
    Visitante

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Ah, e resolvi o problema (antes só não aparecia a msg de erro mas não conectava) ... soh pra ficar registrado:

    Na Janela "Filesystems" montei o arquivo pg72jdbc2.jar e funfou ! Acho q era soh colocar esse arquivo no meu path, mas, como vc disse, "começo eh começo" ... hehehe ...

    Obrigado !

  9. #9

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Se bem que no eclipse não precisa disso não..
    É só ir em Projects, properties ADD JARs
    e adicionar este arquivo ao projeto

  10. #10
    violinista
    Visitante

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Ah eh, o Eclipse ... ainda não conheço, mas estou entrando em www.eclipse.org agora pra baixar ...

    Valew !

  11. #11

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Puta que nó cego que eu sou!!!
    Perai, no netbeans também dá.. é assim:
    File > Mount File Systems
    Escolha Archive Files
    e ai é só escolher o pg72jdbc.jar e montá-lo

  12. #12
    violinista
    Visitante

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Eh, foi isso mesmo q eu fiz ... soh q eu não sabia ir pelo menu File ... :lol:

    E baixei o Eclipse também ... ainda não mexi muito, mas ele é bem simples, né ? Não coloca nem cor no código, não faz identação automática ... ou eu baixei o software errado ???

  13. #13

    Padrão Java - conectar a bd postgresql

    Cara você baixou o software errado.
    Vai aqui..
    http://web.teccomm.les.inf.puc-rio.b...loadIndex.html
    que tem duas versões para o linux, uma motif e outra GTk (vai do gosto pessoal de cada um).

    A única coisa que o netbeans tem que o eclipse não têm é a geração de interface.

  14. #14
    Visitante

    Padrão Re: Java - conectar a bd postgresql

    Citação Postado originalmente por violinista
    Olá !

    Estou tendo problemas para conectar a um BD PostgreSQL que está num servidor na minha rede ... o trecho do código que faz a conexão é a seguinte:

    Código :
           try {
               Class.forName("org.postgresql.Driver");
               Connection MinhaConexao = DriverManager.getConnection("jdbc:postgresql://host.dominio.com.br:5432/nomebd");
               Statement MeuState = MinhaConexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE, ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);
               rs = MeuState.executeQuery("SELECT cp, processador FROM computadores");
               rs.first();
               atualizaCampos();
           }


    A msg de erro que aparece é a seguinte:
    classe/Classe.java [26:1] unreported exception java.sql.SQLException; must be caught or declared to be thrown
    Connection MinhaConexao = DriverManager.getConnection( "jdbcostgresql://host.dominio.com.br:5432/nomebd");


    Eu uso o NetBeans. Na guia "Runtime" adicionei o driver pg72jdbc2.jar e conectei ao banco de dados normalmente, tanto que consigo ver as tabelas que tenho no servidor, mas pelo código acima não consigo conectar ... Alguém viu o que há de errado no meu código ???

    Valew !!!