Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L


Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. #1
    mbanton
    Olá pessoal.

    Estou com um pequeno projeto wireless aqui, e gostaria de opinião de vocês.
    Desculpem se ficar muito longo o texto.

    Primeiro um esboço do projeto:
    http://www.info9.com.br/projeto.gif

    As distancias:
    Entre P1 e P2, P3 e P2, P4 e P2, as distancias não chegam a 1km, e entre P4 e P5 +- 3km.
    P2 está em cima de um predio, mais alto que P1 e P3, e quase na mesma altura de P4.
    P5 está levemente mais alto que P4.

    A situação atual ( em azul ) já em funcionamento é uma ligação entre P1 e P2, com duas antenas grade de 24dbi, dois cartões orinoco com adaptadores, e duas maquinas linux roteando entre as duas redes. A rede do P1 tem numeros 192.168.0.0/24 e do P1 192.168.1.0/24. Os cartões possuem numero 192.168.254.1 e 192.168.254.2. Todos se enchergam e compartilham recursos.

    Pois bem, agora o novo objetivo é manter essa estrutura funcionando, e fazer com que P1,P2,P3,P5 acessem a internet disponivel em P4, porem as redes não podem se enchergar, e todas as redes possuem ips 192.168.0.0/24.

    A internet esta ligada em uma maquina rodando linux no P4, esta que recebera uma pcmcia orinoco.

    Pensamos então em colocar uma antena omnidirecional em cima do predio, e colocar duas antenas direcionais do tipo grade no P4 ( uma apontando para o P2 e outra para o P5 ), com um divisor de potencia.

    A estrutura assim funcionaria? Eu setando o mesmo ESSID, mesma senha de criptografia, e colocando todas em modo ad-hoc as maquinas se enchergariam? Por exemplo se eu der um ping do ip 192.168.254.3 ( Ponto 3 ) para o ip 192.168.254.5 ( ponto 5 ) ele pingaria normalmente?
    Assim seria só eu setar as rotas para funcionar a internet?

    Deixando os numeros assim, e configurando um mascaramento com iptables no linux as redes deixariam de se enchergar?

    Porém a maquinas do P2 é meio ruim, e pensamos então em trocar ela por um Dwl900Ap+. Pensei neste aparelho por ter um preço em conta. Isso melhoraria ou pioraria a solução?
    Eu teria que configurar o aparelho como AP, ou como cliente? As outras maquinas linux eu teria que configurar no modo Managed, até mesmo a do P5, que nao tem acesso ao AP propiamente dito?
    Posso configurar um mascaramente dentro do Dwl900Ap+, assim como faço no linux, para não permitir que P3 enchergue P1 e P2?
    Este aparelho é ideal para esta solução?
    Se eu simular um AP no P4 no linux ( com o software hostap ), que é a maquina principal desta solução, posso trabalhar com dois aps's ao mesmo tempo numa rede?


    Mais uma pergunta: devo usar um Canal ( Channel no arquivo de configuração ) fixo? Se eu deixo sem canal o que acontece?


    Grato pela atenção.


  2.    Publicidade


  3. #2
    Matuzalem_
    mdanton,

    Acho que no final do texto vc complicou um pouco, irei postar o que eu faria no seu lugar... Colocava um antena do tipo omni no P4, atendendo o P5 e o P2, se possivel, colocaria uma Setorial atendendo o P1 e o P3, usaria a maquina q esta em producao (para esse tipo de servico, apenas NAT, pode ser qualquer maquina, tenho em producao aquelas IBM carca'ca :P ), usaria Ips da classe B, assim os usuarios nao se enchergariam, e sairia para a internet pelo P4. Pronto, assim eu faria!! :P espero ter ajudado!

    OBS.: nao esqueca de estudar futuras implantacoes no seu enlace. :P

    qualquer coisa, quiser trocar uma ideia...

    MSN.: andre04@lognet.com.br

  4. #3
    mbanton
    Pode ser que meu enrolei no final sim, justamente por não conhecer muitos dos aparelhos wireless, os AP.

    Eu pensei em colocar uma omni em P4, porém pelo que li, ela se propaga na forma de um guarda chuva, e como P5 está mais alto que P4 não sei se funcionaria.

    Uma antena setorial de quantos graus atenderia pegaria no P4, P1 e P3? Você acha uma omni ruim para colocar no P2?

    Eu pensei em manter a maquina mesmo fazendo Nat, mas sabe como eh, maquina velha, o hd pode a qualquer hora dar um pau, e deixar tres pontos sem acesso a internet. Se não fosse esse fator com certeza eu deixaria a maquina la.

    Qual seria a diferença de eu usar ips da classe B? Não sei se estou certo, mas fazendo somente divisão por classes da rede, se cliente vai lah e muda o ip ele acaba acessando as outras redes. Sem contar que eu teria que alterar o ip de todas as maquinas envolvidas na estrutura.

  5. #4
    mbanton
    Começei a fazer a ligação aki.

    Coloquei uma omni no P2, e P1 e P2 continuaram numa boa.

    Coloquei entao uma direcional em P4 apotando para P2, todas em modo Ad-hoc. Setei um ip para o cartão e tudo funcionando. Porém eu só consigo dar ping no P2, e nao no P1, como pensei que poderia.

    Mesmo setando o gateway do P4 para o P2, e habibilitando roteamento no P2 eu consigo atingir o P1.

    Podem me dar uma ajuda?

  6. vc tá roteando com linux? tá fazendo o NAT ou brdge nele? ativou o ip_forward? Aconselho que poste sua situação atual, com tantos textos longos a gente se perde em como está sua estrutura agora... :-D


  7.    Publicidade




Usuários que leram este tópico: 0

Nenhum usuário nesta lista