Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

nil_prado
    Pessoal é o seguinte, tenho em um Micro de HD de 40 e 1 Mega de Ram, instalados o redHat 7.3 e o Oracle 9i (Ainda sem Banco Startado), só agora conegui um segundo HD, quero utilizar este HD para fazer um espelhamento do HD principal, como devo proceder para tal tarefa.

Coloco este novo HD como Secundário?! O Linux vai reconhcer este HD sózinho?! O Que devo fazer para que ele reconheça? Já devo montar as partições exatamente como esta no HD rincipal ou existe alguma ferramenta que faça isso no ato do espelhamento?.... Bem como vc´s vriã são várias as duvidas. Alguém poderia me judar indicando Documentações bem praticas sobre o asunto.

nil.prado@bol.com.br

Obrigado
    Nil

2. Olá amigo... vc tem duas opções quanto a isso....
    Primeiro é conseguir uma placa mãe com recurso de Raid, nela vc poderá ligar dois HDs e tudo que será gravado em um será feita a cópia no outro.
    A segunda é conseguir uma placa dessas no mercado, hoje em dia já é possivel encontrar com bastante facilidade por ai, mas lembre-se; o sistema operacional deve ser compatível com o espelhamento no caso da placa mães com Raid Onboard.

3. nil, você mostrou varias duvidas + nao foi especifico no que vc quer.

ok, vamos la , vc quer um bkp?

para vc ligar o segundo hd , basta colocar na porta de ide livre , configurar o seu /etc/fstab com os devidos parametros de partição.

ex:

/dev/hdc1 /mnt/bkp ext2 defaults 1 1

claro nao esqueca de criar o /mnt/bkp, se for um outro tipo de partição troque o ext2 por vfat ou seja la qual for, (Claro tem que ser aceita pelo kernel)

agora se vc quiser fazer uma imagem identica ao seu hd pode usar o norton ghost (so aceita ext2, nao aceita ext3), ou mesmo outras ferramentas Open que o pessoal ja sitou em varios topicos ai pra traz.

abracos manow , qualquer duvida posta ai =]

4. Vc tem a opção tb de usar raid via software em nivel 1 por exemplo vc tem um hd que é espelho do outro atulizado em tempo real.
    Obs.: o nivel um te proteje contra falhas de hardware pq se um hd pifar vc tem o outro para substiuir sem precisar reinstalar o sistema.

5. Cara como que eu uso raid em nivel 1 de software como vc comentou
    augustolynx

Tópicos Similares

1. Espelhamento de HD
    Por flon no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 25
    Último Post: 05-03-2005, 17:10
  2. Espelhamento de HD
    Por odbc no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 30-05-2004, 08:42
  3. Espelhamento de Hd´s