+ Responder ao Tópico



  1. #1
    doidoht
    Galera... vô detalhar o esquema que tô querendo fazer e vamos trocar uma idéia pra ver se eu terei problemas...

    Tenho um servidor FreeBSD no provedor com uma placa Orinoco ligada a uma direcional grade hyperlink de 24 Dbi que joga o sinal pra um prédio. Lá no prédio, tem uma omni de 8, ligada a um AP 500 que recebe o sinal e irradia pros clientes... só que a net tá ficando capenga... preciso ter, neste mesmo ponto um outra rede... tô querendo fazer o seguinte esquema...

    No provedor continua como tá... no prédio coloco uma direcional grade hyperlink de 24 Dbi ligada ao AP 500 fazendo P2P com o provedor no canal 1, daí coloco um AP 2000 com dois cartões... o cartão A 802.11b vai tá ligado amplificador de 1 Watt e uma omni de 15 pros clientes pra usarem internet no canal 6.... o cartão B vai ser 802.11g numa omni de 8 sem amplificador que vai estar uma rede de apenas 3 clientes no canal 11(eles precisam de uma banda maior devido ao sistema que eles rodam ser muito pesado)... Vou ligar os dois AP's via cross over...

    Preguntas!?

    Minhas duas redes, tanto dos clientes do cartão A qto B irão navegar na internet sem problemas?!
    As duas omnis estarão certa de 8 metros uma da outra e uma mais alta cerca de 2 metros da outra. Vai dar interferência entre elas!? Mesmo usando B e G?
    Alguém tem uma melhor sugestão!?

    Valeu e desculpa pelo longo texto mas tinha que explicar tudo direitinho...

    T+

  2. olha enrolou um pouco, eu tou meio com sono mas tipo..



    desde que o Wireless-B nao estejam na mesma rede (canal,ssid,etc) da Wireless-G a velocidade nao vai cair, pois pelo que eu sei ... se tiver 2 cartoes nesse tipo de rede a velocidade cai (igual hub) nao sabe dividir a largura de banda.

    Mas acho que como voce disse, ta em 2 canais diferentes, basta voce por as redes que vai ficar beleza, ai voce poem uma bridge no meio que a velocidade EU ACHO que vai ficar normal, G para uma e B para outra.

    Bom eu nao sou bom nesse negocio, eu acho que uma bridge no meio das duas (ethernet mesmo) resolve



  3. #3
    doidoht
    Citação Postado originalmente por mistymst
    olha enrolou um pouco, eu tou meio com sono mas tipo..



    desde que o Wireless-B nao estejam na mesma rede (canal,ssid,etc) da Wireless-G a velocidade nao vai cair, pois pelo que eu sei ... se tiver 2 cartoes nesse tipo de rede a velocidade cai (igual hub) nao sabe dividir a largura de banda.

    Mas acho que como voce disse, ta em 2 canais diferentes, basta voce por as redes que vai ficar beleza, ai voce poem uma bridge no meio que a velocidade EU ACHO que vai ficar normal, G para uma e B para outra.

    Bom eu nao sou bom nesse negocio, eu acho que uma bridge no meio das duas (ethernet mesmo) resolve
    O B e o G estarão no mesmo AP... o AP 2000 é B/G... ele suporta os dois... que ele vai dividir o tráfefo isso eu sei que vai... o meu pobrema é a tar da interferência...
    E pra ser sincero... num entendi bem esse esquema de colocar uma bridge no meio das duas... pra que?!

    T+

  4. Doido o esquema tah certinho... mas pra saber soh testando... o lance brabo ae eh a tal da omni... o correto seriam setoriais... mas como um colega aqui outro dia postou que utiliza 2 omnis (8 e 15) a 20cm uma da outra e o negocio tah blz, vai saber... vai ter que fazer e ver os resultados. Em RF eu nao discuto mais nada... esse troco na teoria eh uma coisa, na pratica eh outra...



  5. #5
    Cleo__
    cara, uma omini de 24dbi, concerteza vai dar interferência em redes de frequencia 2.4ghz, ainda mais se tratando do ap2000+ que é um otimo ponto de acesso (lembrando que o ap2000+ trabalha em modo outdoor ate 40 clientes).
    o ideal seria no cartão A do ap(802.11b) uma omini de 8dbi para os clientes que utilizam wirelles bridge (DWL OU LINK SYS WET11)...
    no B aponte uma direcional, pode ser uma de grade, ou utilize uma Iagui ( e nao uma omni ) para tal cliente específico...
    a pontos que tbm podem interferir na velocidade do link:
    seu servidor tem quanto de link?
    seu servidor trabalha em que classe de IPS?? sugiro classe A
    ao inves de um Hub, ligue seu ap direto a ETHx no seu serviidor
    ou ao switch( vlan).
    um ponto importante, quando o radio (AP) esta sobrecarregado, verifique sempre a WLAN pode estar fraca, o correto seria no firmware, da um reboot no radio...diariamente...

    sobre os canais do (AP) sugiro por no canal 1 o cartao A e o cartao B no canal 9.

    por questao de segurança, sugiro senhas, e encriptações tanto nos clientes quanto no servidor, habilite no ap o sistema wep modo 128bits ( vai ate o modo 256bits, sugiro que atualize seu firmware), e habilite para os clientes o sistema de MACS...

    obs: teste a frenquecia cliente/servidor, dando um ping no dns secundario do servidor, nos clientes...
    vlw, poste o resultado ou alguma duvida

  6. doido

    b e g saum 2.4 GHz, logo causam interferencia entre si da mesma maneira como dois 802.11b

    jah usamos bastante essa estrutura d dois aps numa mesma torre, desde q tenham frequencias afastadas funfa legal

    agora analise uma coisa: o trafego q vc vai gerir no seu cartao g sera enviado para o seu provedor? se for, vc precisa d g no link q vai do predio ateh o provedor tbm

    se naum,blz

    no predio, procure colocar suas omnis a pelo menos 4m d distancia uma da outra, e em canais distintos, tipow 1 e 11

    no link q vem do provedor, use parabola no predio, evita interferencias, e coloque um canal intermediario

    no provedor, jah pensou em colocar uma bridge como ap2000 ao inves d um cartaozinhu? :P

    []'s



  7. #7
    horst
    ihh, caramba, isso tudo vai dar pau cara !!! a Omni sozinha ja larga uma sujeira danada nos radios, e ainda tu vai amplificar ela, ainda mais !! 2 omnis amplificadas, tu vai gerar um graaande ruido, e tuas redes vao cair tudo, coloca ampli nos clientes mais longes....

    tipo, tira o AP500 e coloca apenas o 2000 com um cartao numa omni e o outro em uma direcional direto para o teu provedor, pois o trafego grosso vai pela direcional e a omni apenas para os clientes... :-)


    Citação Postado originalmente por doidoht
    Galera... vô detalhar o esquema que tô querendo fazer e vamos trocar uma idéia pra ver se eu terei problemas...

    Tenho um servidor FreeBSD no provedor com uma placa Orinoco ligada a uma direcional grade hyperlink de 24 Dbi que joga o sinal pra um prédio. Lá no prédio, tem uma omni de 8, ligada a um AP 500 que recebe o sinal e irradia pros clientes... só que a net tá ficando capenga... preciso ter, neste mesmo ponto um outra rede... tô querendo fazer o seguinte esquema...

    No provedor continua como tá... no prédio coloco uma direcional grade hyperlink de 24 Dbi ligada ao AP 500 fazendo P2P com o provedor no canal 1, daí coloco um AP 2000 com dois cartões... o cartão A 802.11b vai tá ligado amplificador de 1 Watt e uma omni de 15 pros clientes pra usarem internet no canal 6.... o cartão B vai ser 802.11g numa omni de 8 sem amplificador que vai estar uma rede de apenas 3 clientes no canal 11(eles precisam de uma banda maior devido ao sistema que eles rodam ser muito pesado)... Vou ligar os dois AP's via cross over...

    Preguntas!?

    Minhas duas redes, tanto dos clientes do cartão A qto B irão navegar na internet sem problemas?!
    As duas omnis estarão certa de 8 metros uma da outra e uma mais alta cerca de 2 metros da outra. Vai dar interferência entre elas!? Mesmo usando B e G?
    Alguém tem uma melhor sugestão!?

    Valeu e desculpa pelo longo texto mas tinha que explicar tudo direitinho...

    T+

  8. #8
    doidoht
    Vamos lá as respostas....

    Primeiro ao Cleo
    seu servidor tem quanto de link?

    1 Mega
    seu servidor trabalha em que classe de IPS??
    Vc sugeriu A... se utilizar A, vou ter um range ENORME, e com o Broadcast Alto... vou utilizar Classe C subdividada... pra clientes únicos vou colocar /30... pra rede compartilhada, /29 ou até /28 dependendo do número de clientes...

    Segundo ao demirugo
    o trafego q vc vai gerir no seu cartao g sera enviado para o seu provedor?
    O P2P do provedor até o AP to querendo usar G pra ter uma banda maior..
    jah pensou em colocar uma bridge como ap2000 ao inves d um cartaozinhu?
    Esse cartãozinho é que tá no meu servidor que faz controle de banda que por sinal funciona muito, mais muito bem messsmo... vô tê economia na aquisição do AP...

    Terceiro ao Horst
    tira o AP500 e coloca apenas o 2000
    Não posso... tenho que utilizar esse AP pra comunicação interna de uma outroa rede separada...

    T+ galera



  9. #9
    lss
    Qual a distancia do ap ate os clientes ?
    se nao for consideravel realmente pode tirar esses amplificadores .

  10. #10
    doidoht
    Citação Postado originalmente por lss
    Qual a distancia do ap ate os clientes ?
    se nao for consideravel realmente pode tirar esses amplificadores .
    Tem clientes até 6 Km....






Tópicos Similares

  1. trocando ideia sobre mikrotik
    Por acernot no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 29-01-2010, 22:23
  2. Duvidas sobre a AP 2000
    Por fabiocatelani no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 13-12-2004, 08:54
  3. Placa Planet+AP 2000 Lucent
    Por Iberê Spadoto no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 16-01-2004, 11:58
  4. AP-2000 no Stress
    Por demiurgo no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 04-09-2003, 08:13
  5. Ap-2000 Orinoco
    Por ThePretender no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 14-07-2003, 10:09

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L