Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. vi uma notícia ai de que o ipfilter já está quase pronto para o linux, o ipfilter será o substituto do iptables...?

2. acho que eh muito cedo pra falar qq coisa... eu num manjo mto de ipfw mas acho q num trocaria o iptables por ele... naum por enqto

fricardo
    O ipfilter q vc tá falando é o mesmo q tem pra Solaris, FreeBSD, segundo o que sei. Ele não é o firewall padrão no Free, é uma opção q pode ser usada. No Free tem o ipfw implementdo no kernel como o iptables no Linux.

Posso estar errado, mas não acredito q o ipfilter será o firewall "oficial" do Linux. Ele simplesmente tá sendo portado e pronto. De qualquer maneira é mais uma ótima opção de firewall q vai poder ser usada no Linux.

fricardo

4. mas tipo assim, tem algum interesse dos caras que desenvolvem o linux em trocar o iptables pelo ipfilter..... c tá sabendo...?

fricardo
    Não estou sabendo sobre nenhum interesse de trocar o iptables pelo ipfilter. Pelo que li o ipfilter era bastante forte no OpenBSD, mas com o fortalecimento do pf do Open e dificuldades no licenciamento o ipfilter perdeu algum espaço no OpenBSD. Isto deve ter feito os caras fazerem uns ports para novas plataformas, como o Linux.

Pesquisei o q teria de vantagens usar o ipfilter e não outro firewall como o ipfw ou iptables, mas não achei muita coisa sólida. Na parte inicial deste artigo parece q dá uma boa base e fala bem dos recursos do ipfilter (dei só uma olhada rápida):

www.sans.org/rr/papers/21/815.pdf

Um abraço,
    fricardo

Tópicos Similares

1. Dúvida sobre Ipfilter (FreeBSD)
    Por Bit no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 3
    Último Post: 13-02-2008, 15:57
  2. Controle de Banda + IPFILTER
    Por andersoneduardo no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 04-10-2007, 09:58