Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    SAPPORO
    Boa tarde, galera

    Trabalho em uma empresa que possui 20 micros ligados em rede...em um dos micros tem o win XP instalado....nos demais tem win 98 ou ME...temos ADSL cascateada em 3 Hubs...estamos querendo implantar um servidor de arquivos...porém querem que eu faça um curso de linux p/ EU MESMO implantar..Mas eu NUNCA vi um linux na frente...o que vocês acham...com o cronograma do curso abaixo eu conseguirei executar esse trabalho? E qual distribuição vocês me aconselham? Sei que no curso é ensinado o Linux DEBIAN!!abraço e obrigado.

    Cada módulo possui 20 horas e corresponde ao conteúdo dos cursos intensivos de Linux.

    Módulo 1 - Fundamentos de Administração Linux - 20 horas
    Política de Software Livre, conceitos básicos de linux, sistema de arquivos, editor vi, o Shell, distribuições Linux.

    Módulo 2 - Administração de Sistemas Linux - 20 horas
    Inicialização do Linux, LILO, recompilando o Kernel, adicionando suporte a hardware, configurando sistema de quotas, gerenciando contas, Interfaces gráficas, X Window, GNOME, KDE.

    Módulo 3 - Administração de Redes Linux - 20 horas
    Redes de computador, modelo OSI, TCP/IP, DHCP, DNS, comandos de rede, NFS, NIS, FTP, segurança de rede, controle de acesso, X-Window em rede.

    Módulo 4 - Segurança de Redes (Firewall) - 10 horas
    TCP/IP, planejamento de um firewall, componentes e arquitetura de um firewall, ferramentas ipchains e iptables, servidor proxy, configuração de uma VPN (Virtual Private Network)

    Módulo 5 - Samba (Integração Linux/Windows) - 10 horas
    NetBIOS, acessando servidores através de estações Linux, compartilhamento de discos, diferenças entre sistemas de arquivos, compartilhamento de impressoras, o WINS no Samba, o Samba atuando como PDC, configurando o Samba remotamente.

  2. Se eh Debian eu acho que vai valer a pena, soh que VA DE CABECA ABERTA para o curso ESKECA SEUS CONCEITOS, pq vai mudar tudo
    mas vc vai conseguir se virar sozinho depois, claro q no comeco sempre da um enroscada aki e ali, mas ai vc usa os tutoriais do site que vc consegue



  3. esta bom o curso sim, ele possui muito mais que os quesitos para você implantar linux na sua empresa. O Debian é uma ótima distribuição, você irá gostar dela, mas não deixe de experimentar conectiva, fedora, slackware, mandrake e ver qual se encaixa melhor com você.

    Antes mesmo de começar o curso já tenha instalado o linux em alguma máquina, utilize bons Howtos, artigos e ajuda do forum para esclarecer suas duvidas. de instalação, configuração e utilização.

  4. O bom é sabe que o curso vai começar com o que ha de melhor no Linux.
    Mas aconselho tambem a participar de fóruns e listas de discursao
    pois nem tudo voce ira aprender no Curso (apenas 40% do que vc ira realmente fazer) os 60% vc aprende no dia a dia , dica com os amigos e aqui no Underlinux.
    Avance também em outras distribuições (ja que vc vai tomar curso de Debian, prefira as baseadas nele e no futuro navegue em outras) Linux é uma coisa só e não é bicho de 7 cabeças.

    Bem vindo à comunidade.



  5. Na minha opinião só o curso não é suficiente, será preciso muita força de vontade para "fuçar" e resolver problemas que nem o o instrutor do curso as vezes nao sabe.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 1
    Último Post: 24-07-2014, 16:35
  2. Respostas: 4
    Último Post: 16-07-2014, 16:43
  3. Respostas: 6
    Último Post: 25-08-2011, 16:47
  4. ROTEADOR GTS Telecom (urgente) preciso de ajuda!
    Por JECORDEIRO no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 11-08-2011, 21:57
  5. Respostas: 9
    Último Post: 19-04-2011, 17:24

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L