+ Responder ao Tópico

1. Caros,

Tenho uma duvida sobre como proteger a porta 80 de um servidor web.

Implementei a politica padrão DROP em meu firewall. Tenho as portas 22 e 139 liberadas para a rede local. Foi liberado somente o acesso a porta 80 pela internet e mais as proteções padrões:

iptables -A INPUT -m unclean -j DROP
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/tcp_syncookies
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/conf/all/log_martians
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/icmp_echo_ignore_broadcasts
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/icmp_ignore_bogus_error_responses
    iptables -A INPUT -p tcp --dport 80 -j ACCEPT

Seria essa a regra adequada para proteger meu servidor ou existe algo mais que possa ser colocado?

Havia pensado na regra de State, mas como a conexão inicia com o SYN FLAG, não sei se seria adequado colocar essa regra....

Alguma sugestão ou correção???

Agradeço a atenção de todos!!

[]´s

Lituano.

Xlab
    Ola amigo blz?, bem quando se refere ao protocolo http eh um problema, pois esse protocolo nao ajuda termo seguranca, pois ja vem de uma origem precaria(eh tanto que a maioria das invasoes da internet se deve aos servidores web), poderia detalhar aqui os problemas mas esta fora do escorpo. Suas regras estao refinadas por usarem combinacoes do kernel e do iptables :wink:. Mas nao eh preciso usar a implatacao de:

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/icmp_echo_ignore_broadcasts

em seu firewall, ja que isso eh aplicado mais ao seus usuarios internos e nao ao servidor web.

O que vc pode ainda fazer eh negar pacotes fragmentados, ja que a maioria dos servidores web nao necessitam disso, pacotes que se tornarem invalidos e ataques com syn-flood, melhorando assim o desenpenho do seu servidor web.

Uma boa pedida sera usar o snort junto com o guardian pra ficar de olho em possieis exploit(pois evita possiveis script-kids, mas nao evita crackers de verdade) e isso tb eh apenas uma cama a mais. Outra vc pode e deve usar configuracoes do proprio apache, delimitar tipo tempo de reposta, negar scripts cgi´s (se vc nao estiver usando, e se tiver limita-los um grupo de ips),pois a maioria das distribuicoes ja vem com com o modulo implatado por default, que pra mim eh um grande furo de seguranca. Desabilitar ssl se nao estiver usando. Nao coloque um servidor de ftp junto com o web, pois existem tecnicas(que nao vou mencionar aqui) que sao capazes de burlar firewall inclusive o iptables, ou melhor se vc negar as portas 21 e 20 no iptables, cracker pode usar o http para enxergar a 21 e a 20 sem seu firewall perceber.

E claro e mais importante matenha sempre, sempre seu servidor web atualizado e fique de olho nos logs. 8O

[]´s

Xlab
    Outro detalhe interessante que deixei passar eh o seguinte libere somente a porta 22(ssh) a um host especifico determinando um ip e o mac. Usarios interno com desgosto com a empresa podem ser inimigos em potencial. Nunca coloque o ssh para responder com root alias negue, preferivel usar um usuario comum e sem poder para autenticar o usar outro com poderes de root para apenas algumas aplicacoes, use o sudo para fazer isso.

[]´s

4. Caro Xlab,

Agradeço pela sua atenção.

O meu servidor Web está bem configurado em relação ao Apache e demais serviços.
    Todas as especificações de acesso foram dadas e funcionam corretamente. O que eu gostaria de saber é se posso acrescentar alguma regra específica de Iptables para a maior proteção de meu server.
    Você comentou sobre a negação de pacotes fragmentados para evitar o SYN FLOOD; qual seria essa regra?

[]´s

Xlab
    De uma olhada no topico "pequena duvida" aqui mesmo no forum especifiquei regras contra syn-flood. Para fragmento use a seguinte regra:

iptables -A INPUT -f -p tcp --dport 80 -i eth0 -j DROP

[]'s

Tópicos Similares

1. Respostas: 3
    Último Post: 30-03-2009, 20:01
  2. Regras de Iptables para Cache Full
    Por tianguapontocom no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 27-10-2006, 11:56
  3. Converter regra de Iptables para Mikrotik
    Por terencerocha no fórum Redes
    Respostas: 1