Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Galera!!!

Depois de um bom tempo voltei....também quem manda dar um de Adm de redes né!!! brincadeirinha...é que estou cheio de trampo mesmo!!
    Vamos ao que interessa. Alguém tem algumas dicas (site com documentação) pra eu montar um servidor NIS (Linux logando no Linux). Achei estranho não ter uma seção dedicada a este assunto aqui no forúm pois se trata de puro Linux o que estou querendo fazer.

Agradeço todas as dicas.
    Abraços.

odbc
    Qdo eu montei meu primeiro server NIS eu busquei fontes no Google....dá uma olhada lá ou postaai suas dúvidas!!!

3. Configurando um servidor NIS:

Como falta muita documentação sobre NIS, NYS e NIS+ na internet, tô escrevendo isso aqui pra você.

O NIS não é nada de estupidamente difícil de se instalar e você também não precisa de um phD para botar ele para rodar:

Vamos lá:

Primeiro, certifique-se que você tem os daemons necessários para ele, que são o portmap, o ypserv e o ypbind.

Configurando o servidor NIS:

Edite o seguinte arquivo para definir o nome de domínio NIS:

# vi /etc/sysconfig/network

Adicione na última linha:

NISDOMAIN="meudomínioNIS"

NOTA: PARA OUTRAS DISTRIBUIÇÕES, SEM SER A REDHAT OU CONECTIVA, VOCÊ DEVE CRIAR O ARQUIVO /etc/defaultdomain

Após isso reinicie o serviço de rede;

# service network restart (no REDHAT)
    # /etc/init.d/network restart (SLACK E OUTRAS)

Execute o comando "nisdomainname" para ver se o domínio apresentado é realmente o domínio que você configurou lá em cima:

# nisdomainname

Agora devemos reiniciar o serviço ypserv, lembrando que o portmap deve estar rodando:

# service ypserv restart (no REDHAT)
    # /etc/init.d/ypserv restart (SLACK E OUTRAS)

Por fim, devemos criar os mapas da base de dados NIS:

# cd /var/yp
    # make

Voilá!!! Seu servidor NIS está funcionando! Vamos a configuração dos clientes:

-------------------------------------------------------------------------------------

CONFIGURANDO OS CLIENTES:

Bom, para configurar os clientes existem dois jeitos: O MODO MACHÃO e o MODO CAUBY PEIXOTO.

Modo CAUBY PEIXOTO
    --------------------------

Em distribuições REDHAT-like, você pode utilizar o "authconfig", ele abre um frontend e você configura tudo bonitinho.

Modo MACHÃO
    -----------------

Nas outras distribuições, você edita o /etc/defaultdomain do mesmo modo que você adicionou o domínio no servidor.

Depois você edita o /etc/yp.conf e adiciona a seguinte linha nele:

domain <O DOMÍNIO NIS QUE VOCÊ PERTENCE> server <HOSTNAME DO SERVER, PODE SER UTILIZADO O NOME DELE AO INVÉS DO IP CASO ESTEJA DECLARADO NO /etc/hosts>

Reinicie o serviço portmap e o ypbind e pronto, sua rede com NIS implementado já está rodando!

Qualquer dúvida, me escreva. Espero ter te ajudado!

Abraços

D4rk_Sl4ck
    em distro's Red hat-like é comum da "tipo um erro" ao se logar, se vc criar soh o domínio NIS, pq ele procura automaticamente um server de NFS. Eu notei esse erro no conectiva 8. Portanto, cria um server de NFS também, naum faz mau e ainda pode prevenir alguns erros bestas.

ahhh, e outra coisa, só deu pra notar esse erro quando eu loguei pelo KDM, na linha de comando soh apresentava o erro e naum dizia o q era.

Obrigado galera!!

Vou testar direitinho e colocar os erros e demais dúvidas aqui!

Abraçso.

Tópicos Similares

1. Servidor NIS
    Por relofi no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 20-05-2005, 09:32
  2. Servidor Nis + Cliente!
    Por Brenno no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 16-05-2005, 10:34
  3. Servidor NIS em rede diferente
    Por pedromorgado no fórum Servidores de Rede