+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    Por exemplo ethereal-0.10.4.tar.gz

    Grato pela atenção.

  2. #2
    Visitante

    Padrão Como instalar tar.gz

    Ai kara para vc instalar é mao mole é so fazer o seguinte..

    digiete o seguinte comando

    tar zpfx ethereal-0.10.4.tar.gz

    Espero ter ajudado....



  3. #3

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    issu soh vai descompactar o arquivo....
    pra descompactar e instalar eh
    tar -zxvf pacote.tar.gz
    cd pacote
    ./configure --prefix=/usr
    make && make install

    geralmente os pacotes .tar.gz vem com um arquivo README,INSTALL,TODO,etc.. neles tem a sintaxe do q vc precisa fazer pra instalar

  4. #4

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    Puxe o arquivo da internet

    Descompacte-o para a pasta que você deseja.

    # tar xvfz ethereal-x.y.z.tar.gz (onde x.y.z é a versão do programa)

    Depois você entra no diretório onde você descompactou os arquivos.

    # cd <caminho>

    Depois você faz o comando:

    # ./configure

    # make

    # make install

    Pronto, mantenha o source do programa para uma futura desinstalação com o comando:

    # make uninstall


    NOTA: Como o amigo acima disse, você pode específicar o --prefix, onde você diz onde o programa vai ser instalado...


    Abraços!



  5. #5

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    Complementando os colegas acima:
    tar é um programa aglutinador de arquivos, ou seja ele junta (e somente junta) os arquivos e diretórios especificados em apenas um arquivo

    as opções -xvzf
    z é para descompactar, todo arquivo com final .gz foi compactado pelo gzip, portanto o tar -x descompacta este tipo de arquivo, assim como tar -j descompacta os arquivos .bz2
    v mostra os arquivos que estão sendo descompactados
    x é para destarear (sic) os arquivos
    f é para forçar, para que ele não fique le perguntando se você realmente tem certeza que deseja os arquivos e diretórios contidos dentro do arquivo .tar

  6. #6

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    Vonlinkerstain,

    Explicação melhor do que essa, não existe. Até eu também queria saber em detalhes, os parametros do comando tar.

    Valeu e muito obrigado.

    Um grande abraço .........



  7. #7
    garupeiro
    Visitante

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    use o comando tar -xvf e o nome do arquivo

  8. #8

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    Complementando os colegas acima:
    tar é um programa aglutinador de arquivos, ou seja ele junta (e somente junta) os arquivos e diretórios especificados em apenas um arquivo as opções -xvzf
    z é para descompactar, todo arquivo com final .gz foi compactado pelo gzip, portanto o tar -x descompacta este tipo de arquivo, assim como tar -j descompacta os arquivos .bz2
    v mostra os arquivos que estão sendo descompactados
    x é para destarear (sic) os arquivos
    f é para forçar, para que ele não fique le perguntando se você realmente tem certeza que deseja os arquivos e diretórios contidos dentro do arquivo .tar
    Gostaria de agradecer a todos em especial a "xstefanox" pq sempre responde minhas perguntas por mais viagem q seja..rsrsr , a o "vonlinkerstain" por detalhar tão bem suas explicações e ao "1c3_m4n" q sempre marca presença com suas observações...

    Grato comunidade por não deixar os novatos na mão...
    Assim o Linux vai longe...

    Abração em geral....



  9. #9

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    Que isto galera....
    não me elogiem....
    2 motivos para isto
    1) logo logo eu fico cuzão
    hehehhe
    2) ops: ops: ops: ops:
    vergoinha
    ehheheheh
    Valeu, é assim que contruimos a comunidade

    Cara, um man tar ou um tar -v tem estas explicaçoes que eu passei acima, isso vale para outros comandos também

  10. #10

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    /me também tem virgunhas ops: ops: ops: ops:

    Hehehehe.

    Mas precisando, a gente sempre tá aqui!


    Abraços!



  11. #11

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    Po serah q eu sou o unico sem vergonha aki? aheuhauehuae :roll:

    entaum galera o von explicou oq quiz dizer cada opcao que agente mostrou aki mas quem quiser saber mais:
    tar --help
    ou
    man tar

    ta tudo bem detalhado

  12. #12

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    Po serah q eu sou o unico sem vergonha aki? aheuhauehuae :roll:

    entaum galera o von explicou oq quiz dizer cada opcao que agente mostrou aki mas quem quiser saber mais:
    tar --help
    ou
    man tar

    ta tudo bem detalhado
    Ice vc é mó semvergonha rapa
    ehhehehehe



  13. #13

    Padrão Como instalo um arquivo tar.gz???????????

    Vonlinkerstain,
    Com vergoinha ou não, valeu garoto, pela sua ajuda. Não importa se tem o man ou não. Pode ter certeza cara, que nessa hora, ninguém se lembra do man. A gente se lembra infelizmente quando não precisamos. Ou a falta de experiência.
    Mas como disseram aqui, a comunidade Underlinux é ótima.
    Um grande abraço. Deus te ilumine e te abençõe.
    Inté +