+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão calcru: negative time...

    Pessoal,


    Depois de instalar o FreeBSD 5.2.1 em um PII 350 com HD de 8GB e 96MB ram, aparece as seguintes mensagens, durante a inicialização e também depois de ter logado

    calcru: negative time of 0 usec for pid 21261 (sh)

    Alguém tem idéia do que pode ser?


    Valeu!

  2. #2

    Padrão calcru: negative time...

    Pessoal,

    Encontrei o seguinte no HandBook...

    Esse comportamento pode ser causado por diversos motivos relacionados a interrupções de hardware e/ou software. Pode ser devido a algum bug, mas também pode acontecer por causa da natureza de alguns devices. Por exemplo, usar TCP/IP via porta paralela com uma MTU muito grande é uma boa forma de provocar esse comportamento. Aceleradores gráficos também são eficientes para criar esse tipo de problema, nesse caso, sendo necessário analisar as configurações de interrupções do software.

    Um efeito colateral desse problema são processos que morrem``SIGXCPU exceeded cpu time limit''.

    No FreeBSD 3.0 e sistemas posteriores a 29 de Novembro de 1998, caso o problema não possa ser solucionado de outra forma, uma correção pode ser definir a seguinte variável do sysctl:

    # sysctl -w kern.timecounter.method=1
    Isso causa um impacto de performance, mas dependendo do problema que causava esse comportamento, é provável que nem consiga-se notar a mudança nessa performance. Se o problema continuar, mantenha a variável do sysctl habilitada e defina a opção NTIMECOUNTER no kernel para valores crescentes. Se chegar a um ponto em que foi necessário definir NTIMECOUNTER=20 e o problema ainda não tiver sido resolvido, as interrupções são serias demais e seu comportamento não é confiável.

    Alguma Sugestão?

  3. #3
    Hiro
    Visitante

    Padrão Calcru

    E adiantou alguma coisa??? Aqui continua com problema! :lol: