Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Hacinn
    Sou usuário de Linux e gostaria de conhecer os BSDs. Qual a diferença entre o OpenBSD e o FreeBSD? Para um iniciante qual seria a melhor opção, para começar a estudar o sistema?

Desde já agradeço

fricardo
    Amigo,

basicamente a diferença eh o foco: FreeBSD foca na estabilidade/desempenho e OpenBSD na segurança (eh o S.O referencia em segurança). Para detalhes leia:

http://www.myfreebsd.com.br/modules....rticle&artid=6

Eu comecei nos BSDs com o Free, ainda não usei o Open. Mais recomendo q vc pegue o FreeBSD Handbook no www.freebsd.org , baixe os ISOs e instale no seu micro.

Um abraço,
    fricardo

3. Citação Postado originalmente por Hacinn
    Qual a diferença entre o OpenBSD e o FreeBSD? Para um iniciante qual seria a melhor opção, para começar a estudar o sistema?
    IMHO, o FreeBSD é mais fácil, para quem vem (como nós) do Linux. O foco de cada um é como disse o colega fricardo (acima), contudo as diferenças acabam minimizadas devido à "migração" (ou contaminação?) de um BSD no outro, uma vez que os developer´s de um são também de um dos outros.

Sempre IMHO, o melhor modo de instalar é via internet (se vc tem banda larga), com apenas dois floppies, conforme explicado no handbook.

Sugiro ainda não usar a série 5.x (ainda não é produção). E, pelo sim pelo não, tenho encontrado problemas com a 4.9 - vou voltar pra 4.7 (rs), uma vez que não usei a 4.8.

:twisted:

4. Como dito...
    FreeBSD = estabilidade/desempenho e segurança também!
    OpenBSD = Segurança (mas o acesso a disco dele é MUITO lento)

Uso a FreeBSD a alguns anos... nunca tive problema...
    Usei o open tb... gostei dele.. mas mt lento no acesso ao disco...

no meu ponto de vista, compensa mais o freebsd.

[]´s

Hacinn
    Obrigado pelas dicas, então pelo que entendi, se eu quiser montar um firewall/IDS/VPN a melhor opção é o OpenBSD, agora se eu quiser um servidor de arquivo/e-mail/proxy é melhor o FreeBSD, é isso?
    E o NetBSD, alguém tem algum comentário a respeito?

Obrigado mais uma vez.

Tópicos Similares

1. Qual as diferenças entre várias distribuições?
    Por FabioRB no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 15
    Último Post: 03-02-2004, 16:18
  2. Diferença entre arquivos
    Por PASCHOAL no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 02-10-2003, 00:08
  3. Diferenças entre RH9 e Conectiva8x
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 16
    Último Post: 10-06-2003, 09:56
  4. DIFERENÇA ENTRE: SETUIDGID e ENVUIDGID