Tenho uma infra-estrutura de provedor de rádio wireless com o seguinte problema: As máquinas se enxergam e compartilham os recursos.
No início achei que o PPPoE iria resolver totalmente meu problema pois ele cria um ponto a ponto com o servidor e aí eu posso bloquear as portas do Netbios, entretanto eu não contava com a astúcia do tio Bill, no Windows XP e 2000 (98 não faz isso e ME eu não testei) existe um sistema que auto-atribui um ip ao host 169.x.x.x, o cara é tão esperto que não gera conflito de IP, então a rede começa a trafegar dados sem passar pelo firewall onde está o servidor PPPoE. A maneira que encontrei para resolver isso foi desligar o protocolo TCP/IP do host cliente, uma vez que o protocolo PPPoE faz a comunicação. O problema é que basta o cliente marcar o protocolo TCP/IP ou formatar o PC, pra coisa incomodar, visto que por padrão o Windows instala o TCP/IP e usa a atribuição de IP automática. Gostaria de saber se alguém já passou por isso e trocar idéias de como isso poderia ser resolvido com uma estratégia mais eficaz. Sei que as Bridges AP2000 tem o bloqueio dessas portas e funciona legal, o problema é que a empresa usa Bridges Samsung e SENAO, essas por sua vez não bloqueiam portas TCP ou UDP.
Valeu!!!