+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão duvidas rede, cbq e wireless

    como a duvida mistura um pouco de tudo lá vai... nao sei bem o que fazer... o caso é o seguinte. tenho uma rede com ips validos funcionando internet sem squid ou proxy (direto no roteador-hub). um engraçadinho (o patrao) comprou um DI624+ e colocou na sala dele... para poder usar net no computador (via rede) e no notebook (via wireless), o problema é que começou a ficar muito lenta a rede (acho que ele esta fazendo downloads de tudo quanto é coisa), mas ta... a solução seria um servidor de intranet com squid (certo?), mas a minha duvida:
    ***o CBQ vem instalado junto com o RH, se eu implementar uma regra para o ip que vai para a outra sala, vai ser feito um controle? como posso ver se esta sendo feito ou nao o controle?
    a rede esta assim:
    ---- servidor antigo de pagina, ftp
    roteador-----hub----- DI624+
    ----- outras maquinas da rede
    o cbq funcionaria. ou ele tem que rodar em um servidor samba ou outro tipo que precise de autenticação antes, para depois efetuar o controle de banda....
    ***tem outra forma de deixar TODAS as maquinas com uma conexao igual (todos a 56K,exemplo).
    qual a saida?? demito o chefe?? hehehehe

  2. #2

    Padrão duvidas rede, cbq e wireless

    Voce so consegue shapear o trafego de saida, entao tem que passar por alguma maquina antes dele sair direto no "hub" como voce diz, ele sai direto no hub, entao nao tem como aplicar controle algum.... voce nao tem como fazer nenhuma verificacao já que esta todo mundo no mesmo segmento, ta meio complicado para ti, bom jah que o esperto do teu chefe colocou WiFi na sala dele, se nao tem ninguem se aproveitando da tua banda... wifi eh otimo para abrir brechas na rede.... faca uma verificacao mais a fundo para voce se certificar que eh ou nao a maquina dele com os downloads.

  3. #3
    Visitante

    Padrão duvidas rede, cbq e wireless

    entao... o negocio começou a virar carroça depois desse DI624+, que o cabo que antes ia na maquina dele agora vai direto no DI, e ele fica baixando filme o dia inteiro, um dia fui ate la e perguntei se ele estava baixando alguma coisa... ele ficou branco e disse que estava baixando um "filminho", pedi que ele desligasse as maquinas que eu iria fazer um teste... e a rede navegou tranquila como antes... depois ele ligou so a maquina dele... sem o note... e trabalhamos normal a tarde inteira...

    a duvida esta no seguinte...se eu colocar um servidor samba... esse DI624+ vai continuar fazendo o que ele faz? servindo o pc e o note??

    ja ta quase tudo pronto pra colocar o samba...so configurar as estações e separar o hub...

  4. #4
    Visitante

    Padrão duvidas rede, cbq e wireless

    alguma sugestao?

  5. #5
    gmlinux
    Visitante

    Padrão duvidas rede, cbq e wireless

    O samba é um servidor de protocolo smb (cifs), e seu problema é com downloads, certo? São coisas distintas.
    Acredito que o mais simples seria sua proposta com squid, vc poderia ter ACLs limitando o tráfego por horário, máquina, etc.
    Agora, se ele usa rede p2p, ai vc vai ter que usar o cbq, no caso, é como nosso amigo disse, só é possível shapper no tráfego de saída, mais concorda que quando se faz um download para a rede interna, este tráfego SAI pela interface interna? Logo é só lembrar-se disto.

  6. #6
    Visitante

    Padrão duvidas rede, cbq e wireless

    a ideia é separar esse ponto que vai pra sala do chefe e outro ponto que vai para a secretária... implementar um servidor de squid e cbq para controlar a banda de cada ponto... a grande duvida é se o (fdp) do DI624+ vai conseguir navegar/autenticar no servidor... pq do jeito que esta hj. cada ponto tem um ip valido.

    **nao é necessario o samba para um servidor (tipo squid) compartilhe a internet??? se eu colocar ips falsos nas maquinas (192.168.x.x) elas vao navegar???

    me ajudem... ja instalei o RH7.1 (unico que tenho) e ja baixei samba e squid... tenho que usar os dois ou so o squid??

    qquer coisa.. mandem links de apostilas e tutoriais... (pra nao encher mais o forum)

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão duvidas rede, cbq e wireless

    No site abaixo existem alguns HOWTOS interessantes para o que vc deseja.
    www.tldp.org

    Só para uma comparação, o samba "equivaleria" aos serviços de autenticação e compartilhamento de arquivos e impressoras, se vc pegar um windows 2003, por exemplo, remover estes serviços, e abilitar o tal "compartilhamento", vai funcionar (ou nos nt5, routing and remoute blablabla).