Postado originalmente por
gviana
Aprendi na pratica que nem sempre maior potencia nem sempre No caso resolve o problema, aumenta a sensibilidade ao ruído e diminui a janela entre o sinal/ruido degradando o enlace, quando fiz o de 44Km com AP1000 o enlace estava com 7dB de janela com o ruído estavel, se não me engano estava com -87dB de sinal e -101dB de ruído.
No caso da sansung ela possui implementação interna para MAC por portas se ETHERNET ou Wireless evitando transmissões desnecessárias e broadcast.
Por exemplo cai na besteria de tentar um enlace com um par de dlink dwl2000ap e depois tentei com um par de dwl2100ap, do tipo
(ap1) <-- 28Km --> (ap2)<cabo ethernet>(ap3) <-- 28Km --> (ap4)
Ficou horrivel elas não tem controle nenhum , oque entra na porta ETHERNET vai para o Wireless e não tem como medir sinal. Fiz o alinhamento com uma AP1000 da Lucent primeiro e notebook na outra ponta, depois de alinhado as antenas coloquei as dlink para testar, resultado uma joça - muito ruim -. Até para AP de curta distancia não serve, e cliente tb não ( ainda não descobri utilização para elas )
Na Lucent AP1000 podemos controlar Protocolos e Roteamento melhorando pra caramba a performance.
Ainda não usei a SENAO, estou estudando os manuais para não comprar errado de novo. E pelo que li ela tb não tem controle sobre o trafego , e vi em outra parte do forum um comentário de que elas travam direto, minha repetidora fica num local de dificil acesso, se a SENAO travar tó frito são duas horas até lá.
Pelo que estou lendo nos manuais e em outros forum a swl3300apda tem um gerenciamento muito superior possuindo gerenciamento inteligente sobre a tabela MAC associando qual endereço esta em qual porta e evitando trafego desnecessário.
Se alguem tiver experiencia melhor com estes equipamentos estou aberto ( no bom sentido ) a conselhos e a dicas de onde posso encontrar mais material para estudar.
Um abraço a todos.
GiBao