Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

ae galera, gostaria da ajuda de vcs para me esclarecer uma duvida:
    preciso de um link a 400 metros sem visada, com um predio (não muito largo, deve cortar umas 4 paredes) e uma árvore entre os dois pontos. Usando antenas de grade de 24 dbi (ou será melhor as yagi??) será que o link irá funcionar (utilizarei apenas o pigtail para ligar a antena e sem amplificador)?? alguém ja teve alguma experiência parecida? desde já agradeço a ajuda de vcs.. vlw

2. kra, teóricamente não funciona.

mas vc pode fazer o teste que vc corre o risco de funcionar.
    tente usar antenas de 24dbi, rádio direto no pigtail e antena.
    procure utilizar 2 SWL-3300.

Se vc ainda não tiver os rádios, tente pegar emprestado com alguém antes pra fazer o teste.

...efim, só testando mesmo.

3. Cara... minha esposa é engnheira de telecon e trabalha com radios pdh e shd, cara ela disse que nem por reza baraba isso vai funcionar direito.... vai funcionar intermitente, devia a reflexos momentanias do sinal, segundo ela.

[] Dotta :twisted:

Citação Postado originalmente por Anonymous
    ae galera, gostaria da ajuda de vcs para me esclarecer uma duvida:
    preciso de um link a 400 metros sem visada, com um predio (não muito largo, deve cortar umas 4 paredes) e uma árvore entre os dois pontos. Usando antenas de grade de 24 dbi (ou será melhor as yagi??) será que o link irá funcionar (utilizarei apenas o pigtail para ligar a antena e sem amplificador)?? alguém ja teve alguma experiência parecida? desde já agradeço a ajuda de vcs.. vlw
    eskeci de mencionar uma coisa: eu fui medir o sinal no netstumbler com os radios a 30m de distância e com 7 paredes entre eles dentro de casa... consegui conetar a 5,5mbps com pouca perda de pacotes... e naum aparecia nada de ruído... será q isso conta alguma coisa?? caso naum, será q com um dos radios sendo um SENAO destes de 200mw funcionaria?? mesmo assim e com um amplificador de 1w?? mais uma vez agradeço a ajuda de vcs... vlw mesmo

5. Qual é a frequencia q vc esta utilizando... qual a altura da primeira e segunda antena, quais sao as alturas dos obstaculos, quais sao as distancias entre as antenas e os obstaculos. Qual a capaciade de transmicao?

[] Dotta

Citação Postado originalmente por fdotta
    qual é a frequencia q vc esta utilizando...

[] Dotta
    canal 6... acho q 2,437 Ghz

7. Qual a altura da primeira e segunda antena, quais sao as alturas dos obstaculos, quais sao as distancias entre as antenas e os obstaculos. Qual a capaciade de transmicao?

[] Dotta

Qual é a frequencia q vc esta utilizando... qual a altura da primeira e segunda antena, quais sao as alturas dos obstaculos, quais sao as distancias entre as antenas e os obstaculos. Qual a capaciade de transmicao?

[] Dotta
    a freq. 2,437ghz como disse acima... a primeira antena esta a 17 metros de altura(em cima de um predio) a segunda devo conseguir uns 7 metros(na minha casa)... a arvore esta acho q a 200m de cada um dos pontos( bem no meio) e tem uns 15m de altura... ja o predio está a 150 m da minha casa e tem uns 22 metros...a capacidade de transmissao seria potÊncia dos radios?? se for deve ser 32mw... valew pela ajuda fdotta

9. nao a capacidade é quantos mbits tem seu radio.... eu vou conversar com a minha esposa esta noite (ela que entede disso) e assim que eu tiver alguma resposta eu posto para vc. ok?

[] Dotta

nao a capacidade é quantos mbits tem seu radio.... eu vou conversar com a minha esposa esta noite (ela que entede disso) e assim que eu tiver alguma resposta eu posto para vc. ok?

[] Dotta
    vlw... o radio eh de 11mbps... mas naum preciso disto tudo, vai ser basicamente pra compartilhar internet.. pode considerar 1mbps

voce deve usar 1 ou 2 mbps para aumentar o RX dos teus radios mas é bem provavel que não funcione pois o teu maior problema não sera a arvore nem as paredes mas sim o angulo de inclinação entre o ponto A e B e a dintancia, por que se você inclinar as antenas direcionais e tiver que passar pelo piso do predio (lage com ferro) piora muito o seu problema?

você poderia colocar um ap encima do predio com uma omini se possivel . ai se a altura do predio for suficiente para criar o enlace sobre a copa desta arvore ums 2 metros e não havendo grande desproporção entre as direcionais e a omini funcinaria muito mas muito melhor do que você quer fazer

voce deve usar 1 ou 2 mbps para aumentar o RX dos teus radios mas é bem provavel que não funcione pois o teu maior problema não sera a arvore nem as paredes mas sim o angulo de inclinação entre o ponto A e B e a dintancia, por que se você inclinar as antenas direcionais e tiver que passar pelo piso do predio (lage com ferro) piora muito o seu problema?
    mas eu poderia reposicionar as antenas de forma q naum atravesse nenhum piso do predio em linha reta... mas neste caso acho q naum adiantaria devido a zona de fresnel, pois por mais q eu tente fugir do piso sempre este piso sempre bloqueará uma parte da elipsóide de fresnel (pelo menos foi isso q eu li em alguns artigos)... neste caso acho q o problema maior seria sim a arvore e o predios q estao no meio do caminho.. se alguém tiver outra opniao ou alguma experiência do tipo por favor postem ae.. agradeço a ajuda de vcs

você poderia colocar um ap encima do predio com uma omini se possivel . ai se a altura do predio for suficiente para criar o enlace sobre a copa desta arvore ums 2 metros e não havendo grande desproporção entre as direcionais e a omini funcinaria muito mas muito melhor do que você quer fazer
    pelo q eu entendi vc acha q eu devo colocar uma repetidora com uma omni neste predio q esta obstruindo a propagaçao do sinal... o problema eh q eu naum tenho acesso a este predio e mesmo assim isto encareceria muito a montagem da rede..o q eu gostaria de saber mesmo eh se há como montar a rede sem uso de repetidoras, utilizando antenas de grade ou parabolicas ou yagis ou ate mesmo radios mais potentes e amplificador?? e se alguem ja montou algo parecido?? vlw pela colaboraçao

Bronius
    Fiz um link de 8 km com visada direta e por acaso a 1km do AP tinha um condominio na rota do sinal interessado no serviço , fiz os testes e a uns 300 m bem na rota do sinal tinha um predio mais alto com umas 7 paredes funcionou perfeito.

Citação Postado originalmente por Bronius
    Fiz um link de 8 km com visada direta e por acaso a 1km do AP tinha um condominio na rota do sinal interessado no serviço , fiz os testes e a uns 300 m bem na rota do sinal tinha um predio mais alto com umas 7 paredes funcionou perfeito.
    vc usou amplificador?? quais antenas, comprimento dos cabos , radios?? o link esta sempre bom ou tem vezes q começa a perder pacotes e cai?? eh de 11mbps??

Bronius
    No AP 17Dbm com antena onm 15 Db de ganho e na outra ponta parabolica com 20 db tudo pol. H (sem amplificador)

18. o negocio é vc pegar os equipamentos e fazer testes!!!
    só assim vc tera certeza se vai ou não funcionar!!

19. Visitante,

devo-lhe pedir desculpas, ainda nao cosegui ter tempo (eu e minha esposa) para fazer os calculos de inteferencia. Minha esposa fez um programa q faz este calculos inportando o dados disponiveis anatel (nao sei o nome do sistema).

[] Dotta :twisted:

agradeço a ajuda do pessoal do fórum.. vlw mesmo... quem puder postar mais alguma informação ou experiencia em wireless sem visada sera bem vindo.. vlw's

Tópicos Similares

1. Link entre dois pontos com Edimax 7203
    Por gstgomespb no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 01-11-2005, 12:20
  2. link d 40.5km com senão
    Por delubio no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 03-10-2005, 15:01
  3. Link dedicado de 256Kbps com CIR 60
    Por Portela no fórum Redes
    Respostas: 9