+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mano_linux
    Visitante

    Padrão Banco de dados distribuidos

    Qual banco de dados tem esta possibilidade de forma estável.
    Ouvi dizer que o postgres estava para adotar esta modalidade,
    mas não encontrei nada dizendo se funciona bem....
    Oracle tem alguma solução para este caso em linux?
    Na pior das hipoteses mysql... se é que isso não é complexo demais para o mysql...
    Alguém poderia me informar qual destes bancos permite "bd distribuido" de forma que tenham dois servidores distantes interligados com uma imagem do bd....

  2. #2

    Padrão Banco de dados distribuidos

    Depende do que vocÊ considera distribuido.
    Com o postgres dá pra distribuir as tabelas entre vários hds diferentes e com isso entre várias máquintas também. é só vc montar as máquinas externas como partições..

  3. #3

    Padrão Banco de dados distribuidos

    Banco distribuido mesmo so os comerciais como Oracle, nao tem melhor do que ele para isso.


    Com o MySQL eu sei que voce tem ocmo fazer Master-Slave , mas ai nao eh distruibuido.. eh como se fosse replicacao, e no PostgreSQL acho que funciona no mesmo esquema....


    BD Distribuido eh pouco utilizado nesse ramo de OpenSource pelo que eu venho notando.... e muito mais utilizado em _GRANDES_ empresas e elas normalmente usam Oracle.

  4. #4
    mano_linux
    Visitante

    Padrão banco de dados distribuidos

    Mas é bem o que eu preciso. Dois servidores, um primário e um secundário. Se o primeiro cair o segundo passa a responder. A questão na verdade é disponibilidade e não distribuir propriamente as tabelas.
    Posso fazer isso de maneira estável com o postgres? Como, pelo o que eu devo procurar?

    Obrigado,

    Mano_linux

  5. #5
    Smilecaolho
    Visitante

    Padrão Existem varias maneiras!

    Existem varias maneiras de você fazer isso, uma delas é em nivel de aplicação, passando o segundo host como o valido caso o primeiro deixe de "pingar"...
    - qual o tipo de aplicação que estas usando???

  6. #6

    Padrão Banco de dados distribuidos

    Mas isto dá pra você fazer diretamente pelo linux, não precisa ser pelo banco de dados (pelo o que eu ouvi falar, isto pode ser uma viagem da minha caxola)
    Vejamos...
    Um script do tipo
    if (não pinga)
    /// depende da sua configuração de rede, mas tu pode redirecionar as entradas para o ip do servidor caido, para o ip do servidor novo

    mail [email protected] -s Caiu o servidor >arquivo.log

    end

    Algo do tipo

  7. #7
    mano_linux
    Visitante

    Padrão banco de dados distribuidos

    São dois servidores RH9 interligados por uma vpn (freeSWan). A idéia é criar um banco de dados. Que quando a conexão entre os dois caia ambos funcionem e depois atualizem os bancos ao re-estabelecer a conexão.

  8. #8

    Padrão Banco de dados distribuidos

    E como vc planeja fazer com as chaves das tabelas do banco?
    Não da pau isso não?
    Achei que tu tava querendo fazer um servidor "inderrubavel"....

    Para manter os dois sincronizados é só vc redirecionar as conexões com o iptables...

    Agora para sincronizar depois que eles cairam, ai eu não sei...

  9. #9
    mano_linux
    Visitante

    Padrão banco de dados distribuidos

    A idéia que que as operacões de modificacao no bd só seja executadas após restabelecida a comunicacão. Antes disso são só consultas...

  10. #10

    Padrão Banco de dados distribuidos

    Então se tu fazer uma cópia de todas as requizições que entrem na porta do seu banco, tipo assim:
    iptables -A INPUT -p tcp -s ipdo servidor principal --destination-port 5432 --syn -j FOWARD ip do servidor secundario

    Acho que isso resolve o seu problema

  11. #11
    mano_linux
    Visitante

    Padrão banco de dados distribuido

    Mas pelo BD não dá para fazer? em vez de gravar o que foi passou pelo firewall. São duas maquina só como servidoras de Acesso web(proxy squid), comunicam por vpn, tem apache, e assim vai... Vai passar muita coisa pelo firewall.

  12. #12

    Padrão Banco de dados distribuidos

    Bom de qualquer jeito tu vai ter que liberar alguma coisa no firewall para que as bases se sincronizem...

    Se dá pra fazer direto eu não sei...

  13. #13
    Wronieri
    Visitante

    Padrão Banco de dados distribuidos

    Acho que é alta disponibilidade que vc esta precisando... dê um a pesquisada sobre LVS e cluster de alta dispobilidade, aqui mesmo no underlinux tem forum para isto la vc vai encontrar ajuda ;-)