Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Extremecimento
    Oi Pessoal!

    Gostaria de comentar algo que não tenho visto em forum nenhum, é a respeito da forma como o Governo e as Empresas particulares tem se comportado em relação ao SOFTWARE LIVRE. Tenho lido matérias que dizem que o Ministro da Ciencia e Tecnologia tem se empenhado em implantar o LINUX em todas as repartições publicas, até ai tudo bém, mais o problema é que o proprio governo não tem feito nada pra que isso realmente aconteça, claro que treinar um pessoal para trabalhar com o LINUX é demorado , mais o governo poderia ter feito algo mais imediato, como a criação de programas do proprio governo para rodar no Linux, Por Exemplo: o programa de declaração do imposto de renda, não existe uma versão para o linux, a página da Receita Federal exige que tenhamos o Internet Explorer para podermos utilizar seus recursos ao maximo. Vocês já imaginaram quantos escritórios de contabilidades estão funcionando com programas piratas por que o governo não tem supporte para o LINUX? E não é só o governo não! Empresas particulares também, PROVEDORES, como a AOL empresa que chegou a ter o NETSCAPE como seu navegador padrão, não dá suporte ao LINUX. Caso o seu Usuário tenha o linux intalado terá que recorrer a comunidade para tirar duvida de como instalar. Eu proprio fui vitima da AOL e da Telemar. Tinha uma conexão VELOX com a AOL como servidor. Minha conexão de repente parou quando tentei apelar para o suporte, todas as duas se negaram. Tive de desistir da velox para poder continuar com internet, com um provedor local da minha cidade.
    Por situações como essa gostaria de propor que todos nós enviasemos emails aos nossos DEPUTADOS e SENADORES para presionar o governo a mudar sua atitude, e a boicota as empresas particulares que não tenham suporte ao LINUX, enviando cartas onde você exigiria suporte caso contrario irá procurar outro servidor que faça isso.
    Sei que parece radical demais, mais se não nos movimentarmos então continuaremos a sermos descriminados pelos paises ricos como uma população marginal, formada por CORRUPITOS e PIRATAS CYBERNETICOS.
    Espero poder encontrar pessoas de atitude nesse FORUM. :twisted:

  2. Caso queira o IRPF para rodar no linux/macos/qnx/darwin/windows/SCO/beos/OS2/etc...

    http://www.receita.fazenda.gov.br/Pe...plataforma.htm

    O problema do software livre em reparticao publica eh complicado, um funcionario concursado por exemplo a pelo menos 10 anos, esta usando windows desde que entrou la.
    Pra que aprender linux? Vai ganhar hora extra? Vai acrescentar oq pra ele? Pra que mudar esse trosso se ele ¨acredita¨ conseguir usar todos os recurso?Nem pra rua ele pode ir.

    Claro que nem todos sao assim, conheco muitos que sao interessados, mas a grande maioria, cria uma certa resistencia a aceitar o novo. Openoffice eh dificil e ruim - claro mudou a forma do botao de salvar, ja nao eh mais no mesmo lugar... e ai vai..

    Acredito que com o passar dos anos a aceitacao ao software livre por diversos motivos - reconhecimento/crescimento da tecnologia/*renovacao da frota de usuario (principalmente)* - sera muito mais acessivel, mas por enquanto, no meu ver eh uma coisa bem complicada...



  3. #3
    gmlinux
    A PRODABEL, aqui em Belo Horizonte, tem feito um trabalho legal, eu mesmo fui instrutor da equipe técnica de campo deles, e tive a oportunidade de ver de perto o empenho de alguns funcionários no projeto SL.

    Confere:
    http://www.libertas.pbh.gov.br/

  4. A resistência à migração para plataforma open source realmente é difícil. Eu, particulamente conheço algumas instituições aqui em Natal-RN que lutam para fazer a migração, porém acho que deve ser um processo lento para que o impacto seja menor, o que poderia levar, em setores corporativos, algo em torno de 1 a 2 anos, pelo menos a principio.



  5. #5
    alex_fowler
    Acrescentando, aqui na empresa onde trabalho eu tenho um projeto de deixar todos os micros rodando linux, mas infelizmente dependo de muita coisa.

    A parte administrativa da empresa, contabilidade e departamento pessoal principalmente, é obrigado a usar determinados softwares que só são fornecidos para rodarem sobre o windows, tipo .. DIPJ, RAIS, CAGED, e mais outros mais que não me recordo o nome na contabilidade e agora a prefeitura de Sorocaba também utiliza um software para envio de ISS, só fornecido sobre windows também.

    Ainda tenho o problema com o software de gestão da empresa, mas como ele é antigo, em DOS, cheguei a pensar em tentar usar o DOSEMU, mas devido a necessidade de usar os programas que citei acima, não cheguei nem a testar.

    E os softwares de gestão são outros problemas, eu particularmente ainda não conheci nenhum que rodasse sob plataforma linux ...

    Eu acredito que no momento que esses softwares (tanto os do governo), como os softwares de gestão começarem a aparecer para plataforma linux, acredito que o número de micros rodando linux em empresas irá aumentar, deixando de ter uso somente como servidor, como é o meu caso aqui.

    Enfim, capacitação dos funcionários como um colega citou é complicado, a aceitação do novo é geralmente complicada mesmo, aqui eu só troquei o servidor (era um novell 3), e tem usuário (falei usuário !) que quando trava o micro vem me falar que deve ser o servidor novo ... vocês se eu tirar o windows dele ! Mas acho que com paciência (do adm da rede, do suporte principalmente) é possivel capacitar os funcionários.

    [ ]'s
    Alex Fowler






Tópicos Similares

  1. Acessar um Diretorio no Windows pelo Linux ....
    Por pssgyn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 19-12-2005, 11:37
  2. Como acessar o Windows pelo linux????
    Por lconi no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 12
    Último Post: 07-07-2005, 10:45
  3. Como trocar os serviços do NT pelo Linux
    Por julianoksoares no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 25-04-2005, 23:04
  4. Imprimir em impressora ligada no windows pelo cups do linux
    Por CLEOCIR no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 08-12-2004, 11:03
  5. Respostas: 3
    Último Post: 03-02-2003, 20:37

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L