+ Responder ao Tópico



  1. #1
    daniel22
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    Pessoal tenho no meu diretorio /home apenas 89Mb livre, e tenho no meu /var 6gb livre, tem como eu alocar 3gb do var para o /home? Urgente antes que "estoure" o diretorio /home. Tenho medo que pare de receber e-mail´s caso isto aconteça. Obrigado.

  2. #2

    Padrão espaço em disco

    E ai daniel..

    Entao, vc so vai conseguir fazer isso, se for LVM.
    caso contrário nao tem como não, pelo menos que eu saiba..
    Talvez tenha algum software que faça isso.
    blz.
    espero ter ajuda.

    abracos
    jeff

  3. #3
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    Lembro de alguém ter comentado sobre um programa chamado QTParted, que permite alterar tamanhos de partições. Eu nunca usei, então não sei te dar mais informações, mas procure por ele.

    Mas imagino que ele não deixe mudar as partições do disco "ativo"; nesse caso vc precisaria colocar esse disco como secundário em outra máquina, ou mais fácil, dar um boot com um Kurumim e rodar o qtparted dele (se é que tem).

  4. #4
    violinista
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    Existe uma espécie de "distro live cd" que contém várias ferramentas de manutenção, inclusive uma que é para redimensionamento de disco (já redimensionei até NTFS com ela !!!!!!) ... pode ser encontrada em http://www.sysresccd.org/ ... eh mto bom !!! se as suas partições estiverem no mesmo hd, vc conseguirá fazer o que precisa ...

    Até + !!!

  5. #5
    slice
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    baixe o iso do kurumin linux e queime um cd com ele...

    ele tem o qparted que é excelente para isso, com ele vc consegue reparticionar suas partições sem preder dados e caso vc tenha bastante intimidade com linhas de comando, use o proprio parted...

    flw!

    Slice

  6. #6
    violinista
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    Citação Postado originalmente por smileybyte
    Lembro de alguém ter comentado sobre um programa chamado QTParted, que permite alterar tamanhos de partições. Eu nunca usei, então não sei te dar mais informações, mas procure por ele.

    Mas imagino que ele não deixe mudar as partições do disco "ativo"; nesse caso vc precisaria colocar esse disco como secundário em outra máquina, ou mais fácil, dar um boot com um Kurumim e rodar o qtparted dele (se é que tem).
    Ei, smileybyte ... não tinha visto o teu post ... era exatamente esse programa q eu me referi no meu post anterior ... o System Rescue Cd tem o QtParted incluso ... eh mto bom e funcional ...

    E é isso ... :lol:

    Até + !!!

  7. #7
    violinista
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    Citação Postado originalmente por slice
    baixe o iso do kurumin linux e queime um cd com ele...
    O problema eh q no Kurumin o qtparted é um pouco desatualizado ... vc já usou ele sem problemas (perda de dados) ???

  8. #8
    daniel22
    Visitante

    Padrão Obrigado pessoal

    Estou baixando o systemrescue cd para tentar utilizar o qtparted. Obrigado mesmo pelas dicas.

  9. #9
    slice
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    Citação Postado originalmente por violinista
    Citação Postado originalmente por slice
    baixe o iso do kurumin linux e queime um cd com ele...
    O problema eh q no Kurumin o qtparted é um pouco desatualizado ... vc já usou ele sem problemas (perda de dados) ???
    já usei ele para redimensionar partições várias vezes, sendo elas fat32, ntfs, ext2, ext3 e reiserfs... tanto para aumentar como para reduzir...

    baixe a última versão do kurumin, pois no começo ele era meio instável mesmo, mas agora ele já está bem estável (não sei se o Carlos já lançou ele como estável nas últimas versões) lhe aconselho usar ele... e como disse, se quiser tem o próprio parted...

    []´s

    Slice

  10. #10
    slice
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    hehehehehe...

    aproveite que saiu hoje uma versão nova do kurumin... o kurumin-3.3

  11. #11
    violinista
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    Citação Postado originalmente por slice
    já usei ele para redimensionar partições várias vezes, sendo elas fat32, ntfs, ext2, ext3 e reiserfs... tanto para aumentar como para reduzir...
    Legal saber, k-ra ... qdo precisei redimensionar uma partição ntfs, fikei com um medo danado de perder as informações por causa da versão do qtparted no kurumin (vi em alguns sites q não era completamente garantido o sucesso ao redimensionar ntfs com akela versão do qtparted ...) ...

    Bom, aprendi mais uma ! :wink:

  12. #12

    Padrão Urgente espaço em disco

    Sei lá, eu não correria esse risco, eu criaria um backup antes de mexer em qualquer coisa. E eu poderia criar os homes no /var e criar links dentro do /home.


    Abraços!

  13. #13
    violinista
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Sei lá, eu não correria esse risco, eu criaria um backup antes de mexer em qualquer coisa. E eu poderia criar os homes no /var e criar links dentro do /home.
    É ... tb é uma saída legal, bem pensado ... mas não tem perigo de redimensionar, não ... o ruim é q ele vai ter q bootar e o server vai ficar um tempim fora do ar (enqto redimensiona) ... daí a idéia dos links é a mais viável ...

  14. #14
    whinstonrodrigues
    Visitante

    Padrão eu crio links

    eu utilizo o seguinte metodo ha bastante tempo. crio um / de 10gb e um /vol com o restante.. tudo oq "cresce" eu mando pra dentro de /vol. inclusive se vc for fz um "upgrade do zero" (deixa eu explicar o termo, rs), instalando um linux full em cima do atual, vc instala no / e não caga nos emails, /home, etc.. é o mesmo princípio de c: (sistema) e d: (dados) que uso pro windows. abraços

  15. #15
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    Citação Postado originalmente por slice
    Citação Postado originalmente por violinista
    Citação Postado originalmente por slice
    baixe o iso do kurumin linux e queime um cd com ele...
    O problema eh q no Kurumin o qtparted é um pouco desatualizado ... vc já usou ele sem problemas (perda de dados) ???
    já usei ele para redimensionar partições várias vezes, sendo elas fat32, ntfs, ext2, ext3 e reiserfs... tanto para aumentar como para reduzir...

    baixe a última versão do kurumin, pois no começo ele era meio instável mesmo, mas agora ele já está bem estável (não sei se o Carlos já lançou ele como estável nas últimas versões) lhe aconselho usar ele... e como disse, se quiser tem o próprio parted...

    []´s

    Slice

  16. #16
    Visitante

    Padrão Urgente espaço em disco

    Citação Postado originalmente por slice
    Citação Postado originalmente por violinista
    Citação Postado originalmente por slice
    baixe o iso do kurumin linux e queime um cd com ele...
    O problema eh q no Kurumin o qtparted é um pouco desatualizado ... vc já usou ele sem problemas (perda de dados) ???
    já usei ele para redimensionar partições várias vezes, sendo elas fat32, ntfs, ext2, ext3 e reiserfs... tanto para aumentar como para reduzir...

    baixe a última versão do kurumin, pois no começo ele era meio instável mesmo, mas agora ele já está bem estável (não sei se o Carlos já lançou ele como estável nas últimas versões) lhe aconselho usar ele... e como disse, se quiser tem o próprio parted...

    []´s

    Slice

  17. #17

    Padrão Urgente espaço em disco

    Algum moderador da um lock no post antes que começem os replys.

    falows