+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    [size=18px]Fala galera....

    Achei uma ferramenta tipo o myphpadmin para Firebird, mas não estou conseguindo usa-la pois o Firebird não esta configurado no PHP da minha máquina. Alguém conhece algum Deamon como o php-mysql que poso usar e onde posso baixa-lo. Instalei a versão so Super-Server no meu server...

    Valeu pela ajuda galera......
    [/size]

  2. #2
    whinstonrodrigues
    Visitante

    Padrão na hora de compilar

    meu caro, na hora de compilar o bicho precisar passar o parametro pra ativar o suporte ao php e firebird. eu brinquei na epoca do interbase com ele, mas agora o parametro nao funciona +. se descobrir, me da 1 toc.
    e esta ferramenta ae que vc acho, kale o nome? []s

  3. #3

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    [size=18px]Amigos....

    O problema que ja estou com o PHP configurando e rodando redondo no meu server...... mas queria colocar suporte ao firebird para uma novas aplicações que estão pra vir.... que queria saber o que devo colocar lá no php.ini e se tenho que instalar mais alguma coisa......

    Procurei um pacote que fize-se isso, mas não achei........

    Alguém me ajuda!!!!!!


    Valeu galera....
    [/size]

  4. #4

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    bom, eu já fiz uma gambiarra que deu certinhu.... =)

    tb estava com o PHP instalado e funcionando beleza....dae que queria utilizar o firebird usando um módulo a parte, e não compilado junto com o PHP......

    - eu fiz o seguinte...baixei o fonte do php da mesma versão que eu utilizava..... extrai o fonte....
    - através da função "phpinfo();" do php eu vi qual comando utilizado para compilar o php...
    - peguei o comando acrescentei "--with-interbase=shared,/opt/firebird" ao final dele....
    - fui na pasta do source do php e rodei o comando "./configure tralalalalalal"....
    - rodei o "make"
    - NÃO rode o "make install"
    - ele compilou na boa e não instalou nada ainda(não alterando a instalação atual)
    - copiei o modulo do interbase para a pasta de extenções do php, o endereço dela está definido na variavel "extension_dir" do php.ini, no meu caso: cp modules/interbase.so /usr/lib/php/extensions/
    - altere a configuração do php.ini, na seção extensions adicione:
    "extension=interbase.so"
    - reinicie seu apache

    =D

    rode a função phpinfo() e veja lá que estará as funções do interbase/firebird habilitadas....

  5. #5
    Visitante

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    hahahahhahahahhaha
    eh vivendo eh aprendendo

  6. #6

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    ahhh o comando de configuração que peguei na função phpinfo() para compilar o php era só para ter o PHP compilado exatamente igual eu tinha instalado ele antes.... para caso fosse necessário fazer uma nova instalação dele, o que não foi preciso...

    acho que o comando "./configure --with-interbase=shared,/opt/firebird" já basta para compilar e utilizar somente o módulo do interbase....

    a dica acima deve deve servir para compilar qualquer outro módulo....

  7. #7
    cristiano_ceron
    Visitante

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    Olá,

    segui esses passos que o PiTsA passou...pareceu estar dando certo, porem naum gerou o interbase.so
    alguem conseguiu? queria saber o q fiz d errado!

  8. #8

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    Citação Postado originalmente por cristiano_ceron
    Olá,

    segui esses passos que o PiTsA passou...pareceu estar dando certo, porem naum gerou o interbase.so
    alguem conseguiu? queria saber o q fiz d errado!
    se vc adicionou o parametro "--with-interbase=shared,/opt/firebird" ao comando "configure" na compilação (make) rolou normal.... então o módulo deverá estar criado em algum lugar na pasta onde vc esta compilando o php.....

    find /pasta_do_source | grep .so

  9. #9
    cristiano_ceron
    Visitante

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    Citação Postado originalmente por PiTsA
    Citação Postado originalmente por cristiano_ceron
    Olá,

    segui esses passos que o PiTsA passou...pareceu estar dando certo, porem naum gerou o interbase.so
    alguem conseguiu? queria saber o q fiz d errado!
    se vc adicionou o parametro "--with-interbase=shared,/opt/firebird" ao comando "configure" na compilação (make) rolou normal.... então o módulo deverá estar criado em algum lugar na pasta onde vc esta compilando o php.....

    find /pasta_do_source | grep .so
    valew de responder....
    tentei procurar mas naum achou....
    naum sei c ajuda, mas eu fiz o seguinte jah:
    quando eu fiz a instalação jah escolhi o servidor web com apache e php, minha distro eh conectiva10...e tah funcionando legal...
    depois instalei o FirebirdSS com install.sh
    e logo apos baixei o fonte do php para poder configurar o interbase, usei essa configuração:

    ./configure --with-interbase=/opt/firebird --enable-track-vars
    make
    make install

    e dai naum adiantou, foi entaum q eu vi teu post e resolvi tentar...mas como jah disse antes naum gerou o arquivo....
    tu acha q tenho q instalar mais alguma coisa?

  10. #10

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    Olha seu erro:

    Citação Postado originalmente por cristiano_ceron
    ./configure --with-interbase=/opt/firebird --enable-track-vars
    make
    make install
    Correto:

    ./configure --with-interbase=shared,/opt/firebird --enable-track-vars
    make

    se vc tivesse lido os passos que dei nas msgs acima, veria que não era para rodar o "make install"... vc só ira usar o "make install" se desinstalar a versão do php instalada, e configurar na compilação do php o suporte ao apache.... se vc der um make install com o php já instalado vc possivelmente ira ferrar a instalação atual do php... leia os passos novamente....

    ***Não se esqueça que o pacote fonte que vc esta utilizando tem que ser a mesma versão do que está instalano no seu sistema, .... ou seja, vc tem que pegar o pacote fonte do PHP nos CDS de fontes do conectiva, ou no ftp dela....

  11. #11
    cristiano_ceron
    Visitante

    Padrão vlw!!!

    valew, agora tah funcionando blza.....
    mas, eu fiquei com uma duvida, quem sabe vc pode m ajudar tbm....
    para configurar o firebird eu baixei os fontes e compilei, entaum criou a extensão q eu precisava....bleza....
    mas eu queria configurar o mime agora, mas ele naum tem extensão, como eu faço?

    a configuração q eu tava usando era essa:

    --with-mime-magic

  12. #12

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    Acho que a unica maneira é recompilar seu PHP do zero... e fazer a instalação total dele a partir do q vc compilou.... isso será um pouco diferente do que apenas compilar o php para pegar o modulo do firebird...

    vc terá que adicionar mais parametros na compilação, mexer com o apache, e mais alguams coisinhas.... procure algum tutorial na net (há vários) e mão na massa!

    :lol:

  13. #13
    Marcos Oliveira
    Visitante

    Padrão Apache/PHP/MYSQL

    Ola Pessoal!
    Li aqui que o problema é mais ou menos parecido com o meu.
    Instalei o Red Hat 8 e fiz a opção de instalção do MYSQL.
    A princípio tudo esta funcionando corretamente. a não ser pelo fato de que o PHP não consegue carregar o MYSQL.
    No info.php não aparece nehuma informação relecionada ao MYSQL, apenas diz que é suportado.
    Quando rodo o PHPMyAdmin, o Script retorna a mensagem dizendo que não foi possível carregar o MYSQL, diz que o problema pode estar na configuração do php.ini »extensions=mysql.so (que eu ja habilitei e nada aconteceu).
    Pelo console eu acesso o mysql sem problemas.
    Será que podem me ajudar? Sou novato

  14. #14
    omaximo
    Visitante

    Padrão php + firebird + apache

    Jricardo,

    que ferramenta é essa? qual o nome dela e onde posso adquirí-la?

    Obrigado.

  15. #15

    Padrão Linux - Firebird + PHP + Apache

    Essa ferramenta , é o ibwebadmin. Uma ferramenta igual ou superior ao IBConsole que vem com Interbase para windows.
    A boa nova é que ela para o Linux. E roda no navegador de sua preferência.
    Procure ibwebadmin no google, que tem várias referências e aonde baixá-lo.
    Estou tentando instalar também. Mas precisa do apache e do PHP funcionando.
    Inté ......... :wink:

  16. #16
    omaximo
    Visitante

    Padrão ibWebAdmin

    Muito obrigado JRicardo,

    Esta ferramenta é sensacional, gostei muito, vai me ajudar bastante...