Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    No windows é rápido ao clicar para abrir um bloco de notas, word, front-page etc.

    No linux ele "pensa" muito, por que isso acontece?

    Tem distribuições que demora uma eternidade para abrir o KDE...

    máquinas testadas: pentium 3 1Gz 256 / Athlon 1300 256 / Athlon XP 2000+ 256

  2. #2

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    bom, vamos começar pela distro, qual distribuiição e versão utilizada?
    qual versão do KDE e sofwares adicionais utilizados?

  3. #3
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Re: Pq o Linux é mais lento que windows?

    eu uso a distribuição que achei mais rápida até agora: slackware

    KDE 3 + slack 10

    o que mais uso é o kedit ou gedit como editor
    OpenOffice para fazer mala-direta
    k3b
    gaim

    atualmente estou usando o icewm pela velocidade, mas os aplicativos continuam lento.

  4. #4
    slice
    Visitante

    Padrão Re: Pq o Linux é mais lento que windows?

    Citação Postado originalmente por mcyberx
    No windows é rápido ao clicar para abrir um bloco de notas, word, front-page etc.

    No linux ele "pensa" muito, por que isso acontece?

    Tem distribuições que demora uma eternidade para abrir o KDE...

    máquinas testadas: pentium 3 1Gz 256 / Athlon 1300 256 / Athlon XP 2000+ 256
    quanto ao notepad, word, ms-blablablobloblu.... é pq o win ao bootar já coloca eles na ram, meio que em background... o que torna 'incrível' a velocidade que ele abre estes programas... no entanto se vc instalar por exemplo um AutoCAD, Solid Works, ou outro software de 'peso' vc vai ver que ele demora muito mais para abrir estes que o linux demora para carregar o kde... no entanto qdo vc esta usando o AutuCAD por ex. vc nota que ele poderia ser muito mais rápido se o word, se o notepad não estivessem na memoria sem 'fazer nada'... só carregando o sistema...

    a diferença de vc rodar um programa 'pesado' num win com ms-office e um sem ms-office (ou com OpenOffice) é grande...

    portanto se vc configurar corretamente seu SO, tanto win quanto Linux serão rápidos, e o Linux ganhará em performance em alguns aspectos... em outros o win levará vantagens... tudo é relativo... que pena que a Autodesk ainda não lançou uma versão Linux do AutoCAD... quem sabe um dia :?

    []'s

    Slice

  5. #5
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Re: Pq o Linux é mais lento que windows?

    olha tudo bem, mas meu pentium 3 1000 256 abre mais rápido o CAD 2005 do que o Athlon XP 2000+ 256 abre o kedit. Vc disse de configuração. Que tipo de configuração posso fazer para acelerar meu linux? é isso que quero dizer.

  6. #6
    slice
    Visitante

    Padrão Re: Pq o Linux é mais lento que windows?

    Citação Postado originalmente por mcyberx
    olha tudo bem, mas meu pentium 3 1000 256 abre mais rápido o CAD 2005 do que o Athlon XP 2000+ 256 abre o kedit. Vc disse de configuração. Que tipo de configuração posso fazer para acelerar meu linux? é isso que quero dizer.
    recompilar o kernel somente com o que vc precisa... e de acordo com o teu hardware...

  7. #7

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Amigo tem algum problema ai, o kedit abre no meu pc tão rapido quanto o bloco de notas, o open officec já demora, o firefox tb, mas nada de muita demora, tente usar essa distro pra testar

    www.biglinux.com.br

    Via cd ele élerdo,mas no hd fica bem rápido.

    Outra,você tem uma boa swap?
    É importante vc ter pelo menos mais 256 mb de swap.

    E também o KDE demora mais pra ligar, mas após ele ligado muitacoisa abre mais rápido como kedit e konqueror

  8. #8
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    geralmente isso tem a ver com a compilação dos programas...

    programas pra windows (principalmente os mais novos, de 2001 pra ca) procuram otimizar suas compilaçoes para maquinas "i586" (pentium pra acima)...

    ja os programas pra linux q vem com as distros sao compilados pra i386 em sua grande maioria..

    dai vc pergunta: "Qual a diferença?"

    a diferenca é que processadores mais novos tem instrucoes especificas pra realizar tarefas especificas... (por ex. o jurassico MMX dos pentiuns e pentiuns II)

    pra voce ter o mesmo resultado em uma tarefa (por ex. descomprimir um video) entre um programa compilado pra i386 e outro pra i586, o programa vai usar aquilo que lhe foi "ensinado"... pra descomprimir o audio num i586, ele recorre direto às instrucoes mmx/sse/sse2/3dnow e por ai vai... essas instrucoes sao uma especie de comandos em lote que resolvem por sí mesmos tarefas que antes precisava ser realizada por uma serie de instrucoes diferentes dos processadores i386...

    já o programa compilado pra arquitetura i386 vai reinventar a roda... ele so vai utilizar instrucoes do processador que sao 100% compativeis com toda a familia de processadores iX86 (e daí vamos desde os 386 até os amd64 da vida)...

    o porquê das distros virem por padrao compiladas pra i386? simples.. compatibilidade...

    um programa compilado como i386 roda em QUALQUER processador iX86, com desempenho menor, mas rodam.... já os programas compilados para i586,i686,athon tendem a nao serem estaveis em sistemas mais antigos... eles travam, congelam ou mesmo se enforcam por nao encontrarem os comandos especiais necessarios à sua execucao no processador....

    se nao me engano, uma distro que quase nao tem esse problema eh a Gentoo.. exatamente por ela ser compilada na hora da instalacao, ajustando automaticamente todos os programas para um desempenho otimizado pra cada maquina que eh instalada...

    nao posso confirmar isso da gentoo pra vc pq nunca trabalhei com ela... mas ja ouvi isso dela, inclusive no proprio site fala sobre isso...

  9. #9
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    em resposta ao slice


    *MORTE AO "OSA.EXE"*

    sempre que termino de instalar o office, eu apago essa maldicao do pc... ele sempre come uns 16mb de ram... ><

    e o pior eh que ele nem te avisa que vai se iniciar... so pra poder maquiar o desempenho dos outros programas do office ><'

  10. #10
    wrochal
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Amigo,

    Primeiramente você configurou sua placa de video, veja se o slackware identificou sua ram completa, e lembrando que Linux não é lento e sim a latência é maior do que o windows.

    Caso deseja usar uma distribuição rápida, use o Gentoo que vai recompilar tudo desde o zero, para sua maquina.

    Falou,

  11. #11
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Complementando a resposta do wrochal o Gentoo otimiza o sistema todo pq vc faz a compilacao de todos os pacotes, a instalacao apartir do stage1 eh "from scratch" podendo compilar todos os pacotes utilizando todos os recursos que seu processador dispoe, eu utilizo o gentoo mas sei q no slackware eh possivel otimizar tbm, meu gentoo por exemplo abre rapidamente todos os aplicativos aqui sitados ele da boot em + ou - 10 segundos apatir do enter no grub o xorg com o fluxbox abre em + ou - 10 segundos tbm ate menos, meu xorg+fluxbox consome cerca de 50mb de ram, sem nenhuma aplicativo rodando
    a diferenca basica entre o gentoo eo slack eh q no slack vc tem q configurar as flags manualmente ja no gentoo vc tem a opcao de utilizar uma variavel do sistema chamada USE que facilita essa tarefa e por esses motivos que nao utilizo distros red hat-like e tbm por nao me adptar de forma alguma aos gerenciadores RPMs sempre da pau eh o sistema acaba ficando demasiadamente pesado...

  12. #12

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Utilize um gerenciador de janelas mais leve, como o fluxbox (na minha opiniao o melhor), blackbox, icewm, window maker.....
    Veja também os serviços que estão sendo carregados na inicialização, e desative os que não for utilizar.
    Recompile o kernel de acordo com seu PC.

  13. #13
    Lyma_sem_logar
    Visitante

    Padrão Lentidão.

    Qual versão do windows foi testada mesmo?
    Ela tinha os servidores que o slack levanta como padrao rodando?
    Tem servidor Web, DNS, DHCP, SSH e terminais multi-usuários esperando login?

    Se tiver, realmente estou espantado.

  14. #14
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Re: Pq o Linux é mais lento que windows?

    foi testado no windows 2000 professional e tinha mais serviços rodando do que esses que vc disse. E no linux já tinha recompilado o kernel e desativado esses serviços deixando apenas o ssh.

  15. #15
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    acho que sia qual é o problema..eu tinha esse tb..............

    mandava abrir as paradas e demorava um eternidade.....olhava o cpu
    e estava em consumo baixo a memória tb....

    Um belo dia vi um "driver" não oficial da sis com suporte a minha placa de video(sis740)

    Copiei o arquivo e indiquei ele no xorg.conf...............
    não deu outra...........
    para ter uma idéia, abri um pdf de 1500páginas em 2~4 segundos com kghost, rodando kde, meu qmail funcionando, apache e tudo quanto era serviço

    olha que tenho uma pchips em um duron 1800+ com 384 de ram

    o meu problema era placa de video, talvez o seu seja o mesmo.

  16. #16

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Às vezes eu me deparava com isso também, mas nada que uma recompilada no kernel não resolvesse...


    Abraços!

  17. #17
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Re: Pq o Linux é mais lento que windows?

    Diaulas,

    também acho que o problema esteja na placa de vídeo, mas não acho driver para sis 630/730

    sempre configuro como sis generic (altera a velocidade?)

  18. #18

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Muita calma nessa hora...

    1º O linux nao é lento, o problema é a latencia como ja foi dito. a placa de video influi na exibição dos graficos que fica por conta de 30% + oi - da lentidão.

    2º Ja experimetaram abrir o Corel Draw no Windows? demora muito. O windows tem um artifício e carregar a interface pesada na memoria antes de executar qq programa (prova disso é o Osa citado anteriormente) quando trava qq coisa, trava tudo. já no Linux cada programa tem sua área reservada na memória (windows também, mas funções compartilhadas)

    3º Processador também ajuda... nao adianta ter a ultima versão do KDE num pentium 2 ou K6-2... e as intruções novas quem executa?

    4º Gerenciadores leves também ajudam... o KDE é um consumidor de memoria voraz (KDE 3.2 consome em média 120Mb de RAM sem rodar nada)

  19. #19
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    amigo,

    dizer que o linux não é lento é muita generosidade de sua parte.

    Tenho 4 micros em rede, o mais velho (pentium 200MMX 32RAM) que está rodando slackware 8.1 como firewall era mais rápido para abrir o office do que o Athon 1000 512RAM para abrir openoffice, mozilla, etc em cima do icewm.

  20. #20

    Padrão Re: Pq o Linux é mais lento que windows?

    Citação Postado originalmente por mcyberx
    sempre configuro como sis generic (altera a velocidade?)
    altera sim, ateh no windows altera...

    []'s