Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

gl
    Olá a todos vcs, o problema é o seguinte !!!

Tenho um provedor internet a Rádio, para que meus clientes não se enchergue uns aos outros eu uso a técnica de IP ALIAS, no entanto percebi que com o crescimento de minha rede a latencia do ping do cliente para o meu GATEWAY está muito alta gerando uma lentidão horrível para os meus clientes, bom, eu tenho hoje cerca de 75 cliente trafegando em uma rede que vai do IP 192.168.1.0 até 192.168.75.0, ou seja, cada cliente fica em uma rede diferente. assim eles não se enchegam, mas no entanto a latencia esta alta demais provocando lentidão.

Gostaria de saber se tem como eu colocar todos eles na mesma classe !!!
    Exemplo, todos em 192.168.0.1 até 192.168.0.254 sem que eles consigam enchegar uns aos outros, montar mapeamento e etc... E ainda se possível um não pingar o outro.

Obrigado a todos !!!

2.    Publicidade

whinston
    Meu velho, depende das suas regras no gateway (é um firewall linux?) pq mesmo que eu esteja na 100.0.1.2 eu posso enxergar a rede 100.0.2.1.
    Uma questão pra vc: seus clientes podem ter servidores ? Pq se tiver, um não vai conseguir mandar email pro outro, nem acessar o site, etc. e isto pode te gerar problemas.
    Se você quer impedir o tráfego de arquivos/impressoras (smb), recomendo que vc ative na sua bridge pra não trafegar estes pacotes (dependendo do modelo, basta ativar com 1 clique). Bloquear toda comunicação entre as redes, creio que não seja legal. abs.

gl
    Citação Postado originalmente por whinston
    Meu velho, depende das suas regras no gateway (é um firewall linux?) pq mesmo que eu esteja na 100.0.1.2 eu posso enxergar a rede 100.0.2.1.
    Uma questão pra vc: seus clientes podem ter servidores ? Pq se tiver, um não vai conseguir mandar email pro outro, nem acessar o site, etc. e isto pode te gerar problemas.
    Se você quer impedir o tráfego de arquivos/impressoras (smb), recomendo que vc ative na sua bridge pra não trafegar estes pacotes (dependendo do modelo, basta ativar com 1 clique). Bloquear toda comunicação entre as redes, creio que não seja legal. abs.
    Meu caro, como eu disse acima, eu sou um provedor de inTernet via Rádio, uso a técnica de Ip ALIAS pra gerar várias redes em uma Ethernet Só, exemplo, eu na eth1 que e onde meu ap esta conectado existe as redes 192.168.0.1, 192.168.2.1,192.168.3.1, com isto os clientes não se enchergam quando vão no ambiente de rede entende ? mas como tenho hoje cerca de 75 clientes pendurados, eu notei que em determinados momentos a latencia aumenta e muito cara, e ai já viu , o trafego do cliente fica leeeeeeeeeeto demais. mas percebo que quando coloco o ip do cliente na mesma rede da eth1 ex:192.168.0.1até 254 a latencia fica OK. acho que esta tendo muitas redes pra meu server gerencia entende,

Eu queria saber se tem uma forma de colocar todos em uma rede só tal como 192.168.0.1,192.168.0.2,192.168.0.3... E que eles não se enchergassem entende ?

GRATO

gl
    Citação Postado originalmente por whinston
    É linux slackware, é firewall, faz nat, email-server etc...

Eu uso slackware 10, meu server é um piv 2.4 gz, com hd de 80gb e 7200rpm e 512 de ram

Meu rádio da base é um proxim ap2000 com 1 aplificador de 1watt e estou usando apenas um cartão gold e uma omni da marca dm de 15 dbi.

6. gl,

a latencia, eh por causa do excesso d trafego no seu AP-2000, ele suporte em media ateh 50 clientes por cartao

acredito q vc deveria colocar mais um cartao no seu ap, e criar mais um SSID nesse novo cartao no mesmo ap

vc pode tbm usar o mesmo SSID nos dois cartoes e ativar o Load Balancing, q o AP divide a carga

nos dois casos, vc consegue colocar ateh 100 clientes coom folga num mesmo ap, mas usando sempre dois cartoes

quanto à sua duvida das redes, o AP-2000 possui um recurso chamado Packet Forwarding, q se vc ativa-lo, pode encaminhar tdo o trafego dos dois cartoes a um MAC ADDR q pode ser o da placa d rede do GW Linux q estah ligado à Ethernet do AP (eh assim q estah, nao?), nesse caso, vc pode colocar no seu GW linux, regras q dropam netbios... assim, mesmo q os clientes estejam numa mesma rede, eles naum vaum se enxergar, pq tdo o trafego eh encaminhado ao linux, q controla o q passa ou naum adiante

[]'s

7.    Publicidade

Usuários que leram este tópico: 0

Nenhum usuário nesta lista