+ Responder ao Tópico



  1. Eu nunca comprei xaixa hermetica pronto, eu mesmo faço elas. Faço um buraco para passar o pig tail e conecto na antena. Para ficar um serviço mais limpo estpo penssando em colocar um centelhador para conecitar o pig na antena, o mesmo gicaria com uma parte dentro da caixa (pig) e a outra externa (antena). Mais o caso é aonde que eu poderia aterrar o centelhador?? Posso aterrar nos cabos do para-raio?? e se cair um raio no para raio, a corente nao vai entrar pelo centelhador??
    Aguardo resposta.

  2. como eh q vc faz hj? e se cair um raio na antena... onde vai descarregar? o centelhador serve justamente para cortar a corrente no caso de um surto.



  3. Sempre coloco as antenas mais baixas que os para-raios dos predios

  4. Mais a minha pergunta continua: Posso aterrar o centelhador no cabo do para raio?? e qual a espessuara do cabo para fazer esse aterramento??



  5. Citação Postado originalmente por flon
    Mais a minha pergunta continua: Posso aterrar o centelhador no cabo do para raio?? e qual a espessuara do cabo para fazer esse aterramento??
    pode aterrar sim... a bitola do cabo tem que ser uma que aguente um surto (normalmente 6mm ou 10mm). Agora NAO SE ESQUEÇA antes sem aterramento que um mau aterramento (vc tem q conhecer as condicoes de aterramento deste para-raios)!

  6. Deixando mias antenas mais baixo que os para raios do predio, eu estou protejido??



  7. Citação Postado originalmente por flon
    Deixando mias antenas mais baixo que os para raios do predio, eu estou protejido??
    nao... mas se deixar mais alto o engenheiro eletricista do predio qdo ver vai fazer vc abaixa-las.

  8. #8
    Jesael
    não faz a loucura de aterrar o centelhador no cabo de descida do pára-raio. vcs já pensaram que não é a toa que a descida é isolada da torre por aqueles suportes com plástico na ponta?

    O raio deve cair e descer paralelo a torre e dissipar no aterramento, que deve estar perfeito. a torre não pode ser a condutora desta descarga, por motivos óbvios. colocando o terra do centelhador no cabo de descida tu vai estar ligando a torre automaticamente.

    Numa torre estaiada colocada no chão o ideal é descer um fio de aterramento da caixa até o chão, onde está o aterramento. O melhor é até aterrar a torre lá embaixo.

    Num prédio a coisa é bem mais complicada, pois em 90% dos casos o pessoal faz uma proteção, pára-raio, perímetro e descida bem bonitinhos e lá no chão coloca uma hastezinha comum... o bombeiro vai lá, da uma olhadinha sem medir nada e aprova a proteção. Dá pra ficar um pouco tranquilo se for possível aterrar o rádio na ferragem do prédio (estrutura).

    E não, não coloquem a antena mais alta do que o pára-raio.



  9. minhas caixas hermeticas sao totalmente antiinflamavel e nao metal, minha homini e toltalmente isolada na hora de prender na torre ou seja raio nenhum cai na minha antena por nao ter contato com metal totalmente isolado da ap ate o pigtail to comrpando uma filmadora digital se pa vo bater umas fotos e boto pra vcs ver antes de eu substituir minha homini pelas setoriais

  10. #10
    Jesael
    não recomendo usar plástico, prefiro aproveitar a blindagem do metal. quanto a sua antena estar eletricamente isolada da torre isso não importa muito, pois se cair um raio ali por perto ainda induz alguma coisa nos seus elementos da omni, e para algum lugar deve ser desviada esta tensão. a propósito, como vc alimenta esses rádios?






Tópicos Similares

  1. Centelhador
    Por Bruno no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 13-07-2007, 22:34
  2. Centelhador 2.4Ghz
    Por Portela no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 02-02-2007, 10:37
  3. PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?
    Por darlangomes no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 02-10-2006, 14:47
  4. Toda omni tem que ter centelhador?
    Por liandra no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 21-01-2006, 15:59
  5. cabo entre antena e centelhador
    Por igorcdl no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 17-01-2006, 14:18

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L