Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usuario não navega?

    Oi estou com prob de navegação para o usuario.
    qdo logo como root eu uso o adsl-start pois eh uma conexão adsl, mas qdo logo como usuario o comando não funciona tem algum grupo especial para adicionar o usuario para q ele possa usar esse comando? :?:

  2. #2
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Usuario não navega?

    Provavelmente este comando está dentro do diretório /var/sbin. Este diretório não está no path dos seus usuários para execução no momento de digitar o comando, devendo digitar todo o caminho para tal. Esse arquivo geralmente está com permissão 755, sendo possivel a execução. Experimente criar um link simbólico para este arquivo dentro do diretório /bin

    Abraços.

  3. #3

    Padrão Usuario não navega?

    desculpe estanisgeyer , mas o q eh link simbolico? comecei com linux ontem d manhã...
    como posso liberar usuarios realmente mto mais leigos q eu... pq eu criei um usuario p minha mae e ela realmente não manja nada de comando foi dificil ensinar ate a carregar o x. então eu tenho q liberar de uma forma a deicar p ela o mais simples possivel.

  4. #4
    Lestat1
    Visitante

    Padrão Usuario não navega?

    Coloque o adsl-start no rc.local.

    echo 'adsl-start' >> /etc/rc.d/rc.local

  5. #5

    Padrão Usuario não navega?

    eu entro como root e digito:
    echo 'adsl-start' >> /etc/rc.d/rc.local

    exatamente como tah ai mas ele so vai p a outra linha ao tentar dar o comando como usuario nao dah certo. eu tb tentei abrir pelo mc para copiar de um e jogar no outro mas nao sei onde fica o original.

  6. #6

    Padrão Usuario não navega?

    axei o comando via whereis comando mas ele fica no sbin eu nao keria q como user ficasse td akilo d comando liberado keria liberar so o comando adsl-start tem como

  7. #7

    Padrão Usuario não navega?

    eu tava falando com um conhecido de como fazisso ele mandou eu axar o comando eu disse q jah tinha axado. ai ele disse para usar o comando "vi" então perguntei para q servia e como usava? mas ele nao respondeu...

  8. #8

    Padrão Usuario não navega?

    cara tenta dar um echo "/sbin/adsl-start" >> /etc/rc.d/rc.local que ele vai iniciar o adsl assim que iniciar o comp ( supondo que /sbin/adsl-start eh o path do adsl-start se não substitui por qual que seja, e o vi eh um comando pra editar arquivos via console por exemplo vi /sbin/adsl-start vai mostar o conteudo do script de adsl-start assim por diante.

    Falows

  9. #9

    Padrão Usuario não navega?

    sim ele tah nesse caminho mesmo mas, não teria como liberar o usuario e executar esse comando?

  10. #10

    Padrão Usuario não navega?

    cara vc podia tentar cp /sbin/adsl-start pra /usr/local/bin/adsl-start ae qq usuario poderia executar o comando adsl-start

    Falows

  11. #11

    Padrão Usuario não navega?

    blz e como eu desfaço isso aki?
    echo "/sbin/adsl-start" >> /etc/rc.d/rc.local

    ele tah fazendo conectar direto na inicialização do mmicro. como retoro a conectar so via comando?

  12. #12

    Padrão Usuario não navega?

    Para desfazer a conexão durante o boot, edite o arquivo /etc/rc.d/rc.loca e remova a linha "adsl-start", salve o arquivo e pronto. No proximo boot ele não ira mais se conectar.

    OBS.: como o arquivo /etc/rc.d/rc.local é um arquivo de sistema, você precisa estar logado como root para altera-lo.

  13. #13

    Padrão Usuario não navega?

    qual o comando de edição? eu tentei edit mais num vai, desculpa eu sou ealmente mto mto mas mto mesmo iniciante....axo q eu vi a opção pelo mc. consegui pelo mc vlw mesmo galera ateh q enfim falta so uma duvida q posto daki a pouco.

  14. #14
    felco
    Visitante

    Padrão Usuario não navega?

    Exitem varios...
    vi ( que seu amigo disse mas q vc nao vai conseguir usar )
    mcedit
    nano
    joe

  15. #15

    Padrão Usuario não navega?

    pq nao vou conseguir usar eu dei o comando e tava olhando as linhas tem uma linha:
    #you must be root
    depois tem um if dizendo q se eu nao for o root printar uma msg.
    como eu posso editar isso? seria so remover?

  16. #16
    felco
    Visitante

    Padrão Usuario não navega?

    faz o Login como root

  17. #17

    Padrão Usuario não navega?

    sim como root eu consigo navegar q eu kero eh q o user consiga logar tendo acesso somente ao comendo "adsl-start". qdo eu uso o "vi" ele tem a linha q eu disse acima eu quero saber se, seria só apagar essa linha q faz referencia ao root. ai o user iria cinseguir executar esse comando.

  18. #18
    felco
    Visitante

    Padrão Usuario não navega?

    Ahnnn entendi agora! x)
    Mas cara nao eh mais pratico vc colocar o adsl-start para executar na inicializacao do sistema?
    Ja que o intuito da conexao adsl eh permitir que vc esteja sempre conectado sem usar o telefone...

  19. #19

    Padrão Usuario não navega?

    até seria entendeu mas eu keria, por exemplo eu to usando esse comando como teste mas eu aplicaria em outros tb como halt ou reboot q eu so to conseguindo como root . seria mais para aprender a fazer mesmo. e tb aprender a usar o "vi" eu entendo as linhas (jah q programo em VBlargh 6) só nao sei o q eu tenho q mudar.

  20. #20
    felco
    Visitante

    Padrão Usuario não navega?

    Pra mexer nos runleves do Linux vc tem que mexer nos RCs isso muda um pouco de distro pra distro, procure no google por sua_distro+runlevels