+ Responder ao Tópico



  1. #1
    LeonardoDG
    Visitante

    Padrão Compilar?

    é o Seguinte quando eu compilo um programa pra linux geralmente digito 3 comandos
    ./configure
    make
    make install

    eu queria saber pra que serve cada comando e aonde ele vai instalar o programa tipo se da pra eu escolher onde instalar e descobrir outras opções pq alguns software pra instalar tem que ter uns prefixos e eu nem sei pra que serve?
    Alguem pode dar uma mão ou indicar um site que tenha alguma explicação sobre isto!!

  2. #2

    Padrão Compilar?

    ./configure: checa se seu computador tem tudo que precisa pra rodar e (obviamete) configura o programa, com coisas a mais (q no caso sao aqueles --with-algumacoisa ou --enable-algumacoisa) e tbm desativam (--without e --disable)....depois dissu tudo ele vai gerar um arquivo chamado Makefile, que eh o q arquivo q o comando make usa para compilar seu programa

    make: basicamente compila os fontes do programa gerando arquivos binarios

    make install: copia os arquivos compilados no passo anterior pra pasta onde o programa vai ser instalado

    O programa vai ser instalado por padrao (em 99% das vezes) em /usr/local/ mas vc pode especificar o caminho usando a opcao --prefix no ./configure o q ficaria assim

    ./configure --prefix=/caminho/pro/programa

    ps: A pasta especificada nao precisa existe, o proprio make install copiara

  3. #3
    LeonardoDG
    Visitante

    Padrão Compilar?

    vlw kara muito obrigado!!!

  4. #4
    lss
    Visitante

    Padrão Compilar?

    para ver as opções as diversas opções digite ./configure --help

  5. #5

    Padrão Compilar?

    um exemplu é quando compilamus programas comu squid.... é bom usar....

    ./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc && make && make install

    com issu u configure configura pa manda us arquivus pu /usr...

    tipo binarius pu /usr/bin i /usr/sbin, bibliotecas pu /usr/lib... i assim por dianti...
    i u --sysconfdir=/etc manda configura us arquivus d configuraçãum pa i pu /etc!!

    assim quandu tu roda u make tu compila.. e depois quandu roda u make install eli manda tudu pu /usr i us arquivus d configuraçaum pu /etc

    falo!!!