Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal,

Pretendo dar uma melhorada no meu servidor e pensei em começar pelo HD...

Atualmente tenho uma placa-mãe da Intel e processador PIV 1.5 GHz, com 1 Gb de RAM DDR e HD 80 Gb IDE 7200 RPM... Ele eh o servidor de gateway, postfix, apache, cbq, named, sasacct, mrtg para em torno de 80 clientes wireless...

Justificaria gastar uma quase fortuna num HD SCSI??? Um HD SATA jah melhoraria o desempenho do servidor??? Segue o teste de benchmark q fiz com o HDPARM:

/dev/hda:
    Timing buffer-cache reads: 128 MB in 0.33 seconds =387.88 MB/sec
    Timing buffered disk reads: 64 MB in 1.23 seconds = 52.03 MB/sec

Aguardo opiniões...

2. Caso haja um gargalo no seu sistema, creio que não seja o disco o causador...

Primeiramente eu pensaria em colocar um servidor mais parrudo....um processador melhor....uma boa quantidade de memória é que faz a diferença... placas novas já possuem suporte a SATA ..... eu só colocaria SCSI ou SATA para utilizar RAID e caso o servidor tenha uma grande quantidade de I/Os ....tendo assim uma melhor velocidade e segurança....

me corrijam se eu estiver errado...os primeiros PIV que sairam, incluindo o seu, são os piores.... por que se acha que inventaram o HyperTreading... para corrigir "um erro" do processador...

3. Mas veja bem, uso o comando TOP do Linux para monitorar uso de memória e CPU, e ele me diz que a CPU está sempre com 95-98% de idle... Em compensação, o Led do HD praticamente nem pisca... São mais de 300 contas de e-mail, acessadas através de webmail (Uebimiau)... Por isso pensei em começar pelo HD...

4. Citação Postado originalmente por _AGM_
    Mas veja bem, uso o comando TOP do Linux para monitorar uso de memória e CPU, e ele me diz que a CPU está sempre com 95-98% de idle... Em compensação, o Led do HD praticamente nem pisca... São mais de 300 contas de e-mail, acessadas através de webmail (Uebimiau)... Por isso pensei em começar pelo HD...
    uai?? idle nao é ocioso? ou seja, seu hd estah 98% do tempo ocioso, sem fazer nada.

5. Desculpe, mas acho que me expressei mal: a CPU está com 98% Idle, já o led do HD está praticamente sempre ligado , indicando atividade constante... Tanto que de madrugada, quando o uso em geral é muito baixo, o teste do HDPARM chega a dar uma taxa de transferência de até 400 MB/s, enquanto que durante o dia não passa de 80 MB/s...

Tópicos Similares

1. HD IDE + HD SATA
    Por felipebr no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 12-08-2009, 14:35
  2. Como Fazer raid 1 com Hd IDE e Sata
    Por lucasmcarlos no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 21-01-2009, 13:30
  3. Respostas: 2
    Último Post: 05-04-2007, 15:56
  4. SOS!!!Como ligar um HD sata e um hd ide 20 gb juntos?
    Por Flor-de-Liz no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 4
    Último Post: 27-08-2006, 13:48
  5. Dual Boot HD SATA (Linux) + HD IDE (Windows)
    Por marco_yuri no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 17-12-2005, 10:10

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L