+ Responder ao Tópico



  1. #1
    estudante
    Visitante

    Padrão Relay no smtp do meu provedor

    Senhores

    Estou com este problema já faz tempo.

    Tenho conectiva 10 + Postfix + Sasl2. Meu ip é dinâmico pela conexão Velox

    fiz a configuração recomendada incluindo o Sasl no main.cf e criei o arquivo saspass com os dados do smtp do meu provedor. Tudo do jeito que ensinam os inúmeros tutoriais que encontramos inclusive aqui.

    O que ocorre é o seguinte.

    meu domínio criado no postfix é teste.com.br o smtp do meu provedor é smtp.meuprovedor.com.br então quando envio um e-mail [email protected] para [email protected] chega tranquilamente mas quando envio por exemplo para [email protected] ou [email protected] ou [email protected] não chega. É claro que estes emails são fictícios pois não posso revelar os originais aqui mas a lógica é esta, ou seja, quando envio um email de qualquer usuario que tenha uma conta num domínio no meu postfix para qualquer e-mail existente de baixo do domínio do smtp do meu provedor , os emails chegam mas caso o domínio do destinarário seja diferente, nada feito.

    Como posso resolver esse problema de relay. Repare que meu link é velox com IP dinâmico. O que realmente quero é que as contas de emails criadas no meu postfix possam utilizar o smtp do meu provedor que é autenticado, diga-se de passagem, para entregar aos seus reais destinatários já que pelo meu smtp me obrigaria a publicá-lo por causa das restrições quanto aos Spams existentes na internet e seus agentes.

    Agradeço desde já a todos que tentarem me ajudar e se possível explicadamente pois tenho várias limitações ainda no universo linux.

    Obrigado

    estudante

  2. #2
    karfax
    Visitante

    Padrão Relay no smtp do meu provedor

    relay host = mx.provedor.com.br

    O mua tem que estar configurado pra autenticar-se em mx.etc, se não dará erro.


    Sds,

  3. #3
    estudante
    Visitante

    Padrão Relay no smtp do meu provedor

    Isso eu já fiz.

    O problema é que quando envio email para qualquer um que não seja do domínio do meu relaysmtp não chega.

    Por exemplo para [email protected] ou [email protected] ou [email protected] e assim por diante não chega de jeito nenhum mas o interessante é que no meu /var/log/maillog tudo está dando ok nos envios.

    O meu smtp relay é smtp.veloxmail.com.br que está anotado no meu main.cf em relayhost.

    Estou usando o sasl2

    Preciso fazer relay no smtp do meu provedor que é o velox portanto o smtp deles é smtp.veloxmail.com.br portanto o meu postfix irá enviar para este os email recebidos das estações da minha rede interna e o veloxmail irá entregar diretamente aos destinatários como se eu estivesse enviando deste diretamente em vez do meu servidor Postfix.

    Informo que este problema já tenho há um tempão e ninguem conseguiu me ajudar de verdade. Será que não existe solução? acho impossível não haver solução.

    Obrigado

    Estudante.

  4. #4
    karfax
    Visitante

    Padrão Relay no smtp do meu provedor

    Sete como debug peer list = localhost
    Seu provedor pode estar usando pop.b4.smtp.
    Pegue as mensagens no provedor via pop.
    Espere 3 minutos. Tente enviar novamente.
    Mande todo o log da conexão pra lista, mande também a mensagem de erro recebida (Undelyvered mail returned to sender).

    Vou tentar encontrar onde está o erro.

    PS: esse tipo de problema é obrigação do seu provedor resolver, eles não tem SAC? Voce pode enquanto isso ir lá e encher o SAC deles - afinal voce está pagando pra isso.


    Sds,



    8)

  5. #5
    estudante
    Visitante

    Padrão Relay no smtp do meu provedor

    Caro Karfax

    Muito obrigado pela sua colaboração.

    Ainda não pude testar o último procedimento que você me enviou mas logo que realizar estarei lhe informando os resultados.

    aproveitando pergunto-lhe o seguinte que me veio com dúvida:


    Eu tenho um link de internet fornecido pela mundivox com ip fixo. O smtp dela é smtp.mundivox.com.br o qual irei apontar como relay no meu postfix. Eu poderia utilizar qualquer smtp como relay como por exemplo UOL, Terra, Velox, etc, independente do meu link ( infra estrutura de rede que pertence o meu acesso) ou só posso utilizar o smtp do meu provedor de acesso (link)?


    Obrigado

  6. #6
    karfax
    Visitante

    Padrão Relay no smtp do meu provedor

    Inicialmente só o seu provedor. Nos outros, voce teria que provar (através de um protocolo de autenticação) que voce mantém uma conta que te dá direito de usar o smtp dos outros provedores.

    []s,

  7. #7
    Visitante

    Padrão Relay no smtp do meu provedor

    Isso então vale dizer que não basta eu ter o sasl + postfix e ter configurado o main.cf e alem disto ter neste o apontamento para o meu sasl_passwd como por exemplo:

    smtp.uol.com.br [email protected]:senhaminha

    estando conectado pelo Velox utilizando o provedor Globo.com.

    Pela sua resposta eu teria que estar conectado pelo uol para poder fazer valer a regra do meu main.cf que o meu relay é no smtp.uol.com.br caso contrátio teria que utilizar um protocolo de autenticação. Que protocolo é este? não é o sasl quem faz isto? Poderia me dar um exemplo de configuração.

    Me desculpe pelo excesso mas realmente só posso contar com este fórum que para mim é o melhor que já vi sendo superior até aos outros com assuntos diferentes deste. Fiz um curso de Linux onde a parte de configuração de email server era muito fraco seguindo fielmente o esquema do livro e na época eu não sabia que existia esta necessidade portanto não tinha nem como perguntar algo sobre este assunto.

    Gostaria de receber de você um esquema resumido de como poderia configurar o meu postfix para o caso abaixo:

    Tenho um link de internet de 512K que me fornece um ip fixo. O smtp deste meu provedor é smtp.mundivox.com.br. Ele não exige autenticação porém é claro que em suas propriedades de relay só poderá utilizá-lo quem esta na mesma infra de rede que ele, que é o meu caso.

    Montei um servidor linux CL10 com Postfix + Sasl e outros. O que eu quero com ele é o seguinte:

    Nas minhas estações o POP e o SMTP será o ip do meu servidor postfix portanto elas só receberam e enviaram emails por ele. Ao meu servidor caberá a função de ir buscar nos provedores dos meus usuários, utilizando o Fetchmail, as suas respectivas mensagens e entregá-los nas suas estações pelo MUA respectivamente e também, caberá a ele entregar todos os emails no seu queue para o smtp do meu provedor (smtp.mundivox.com.br) e este dará seguimento normal até que os destinatários recebam os seus respectivos emails livre de qualquer bloqueio de listas RBLs ou até mesmo marcados (tratados) como lixo ou spam.

    E é neste ponto onde estou me enrolando pois não estou conseguindo configurar o relay utilizando o sasl. Se puderes me dar um passo a passo a partir da configuração do main.cf em diante até que eu chegue a solução ficarei muito agradecido mesmo. Tenho quase certeza que o erro é bobo porém como não tenho experiência no caso, acabei me enrolando e confesso a você que já li diversos tutorias mas cada um tem uma configuração diferente. Adotei aquele que mais se aproximou que foi o próprio tutorial que se encontra no site da conectiva.

    No mais agradeço a você e aos demais pela paciêcia pois no meu caso eu quero aprender de verdade e para isto pergunto muita coisa mas pode ter certeza que não sou preguiçoso, antes de perguntar sempre procuro se já tem algo que sacie a minha dúvida por aqui mesmo ou pelas buscas no google.

    Obrigado

  8. #8
    karfax
    Visitante

    Padrão Relay no smtp do meu provedor

    Logue-se no forum, pra eu saber que estou respondendo sempre para o mesmo cara...

    1) Pela sua resposta eu teria que estar conectado pelo uol para poder fazer valer a regra do meu main.cf que o meu relay é no smtp.uol.com.br caso contrátio teria que utilizar um protocolo de autenticação.

    Não. O smtp do uol só dará relay pra voce se voce provar que tem direito de usá-lo. O pop-before-smtp usa uma entrada na sua propria tabela criada por cada acesso via pop e mantém estes dados por -geralmente - 30 minutos. São esses dados que são consultados quando teu smtp tenta enviar uma mensagem: se voce faz parte da tabela, voce provou - por autenticação via pop - que voce é cliente. Nesse momento, no envio, sua mensagem vai sem encriptação. Não usa openssl. Caso voce seja cliente adsl, se o ip de origem estiver na mesma range, está provado que voce também é cliente. Neste caso não precisa usar pop-b4-smtp.

    2) E é neste ponto onde estou me enrolando pois não estou conseguindo configurar o relay utilizando o sasl.

    Já configurei alguns smtp com postfix+mysql+Cyrus-imapd+tsl, a última devem fazer uns tres anos... Me parece que voce está errando aí. Todo a transação entre servidores smtp vai por fora do openssl, apenas a entrega até o destinatário final circula encriptada.
    Seu smtp deve estar totalmente operacional ANTES de voce implementar ssl com ele, caso contrário vai ficar dificil de isolar o problema.

    Sds,