Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

ApitaAqui
    alguem me podia explicar resumindamente qual é a diferençia entre linux e freebsd? as vantagens e desvantagens de ambos..?
    ja tive a ler varias tuto's em relação a este assunto mas no fim nunca chego a perceber :/

obrigado

2. Citação Postado originalmente por ApitaAqui
    alguem me podia explicar resumindamente qual é a diferençia entre linux e freebsd? as vantagens e desvantagens de ambos..?
    ja tive a ler varias tuto's em relação a este assunto mas no fim nunca chego a perceber :/

obrigado
    Cara assim um eh linux o outro eh unix puro, tem firewalls diferentes, locais de arquivos diferentes, sistema de arquivos diferentes, mas existem softwares que rodam nos dois e outros nao, ou seja sao SOś diferentes so que com uma base de softwares em comum.

falows

3. Mano, foi o que o amigo ali em cima disse:

São sistemas operacionais diferentes, cada uma pertencente à uma família UNIX.

Existem também outros *BSD's como: NetBSD, OpenBSD, FreeBSD... e por aí vai. Cada um com os seus Kernels personalizados e seus sistemas de firewall distintos...

As principais diferenças são o sistema de arquivos, o Kernel, o Firewall e a localização dos arquivos. Quando eu comecei a mexer em FreeBSD, uma diferença que eu notei é que o sistema de inicialização dele é controlado somente por um arquivo. O firewall (pf) é bem diferente do IPTables e tem algumas funcionalidades à mais, mas não faz NAT, sendo necessário um daemon pra isso.

Existem muitas diferenças, mas você pode encontrar alguma documentação no próprio site do FreeBSD.

Um abraço!

RafaelMonteiro
    apenas uma coisa a acrescentar, uma das coisas mais importantes é o tipo de licenciamento que eles usam.
    O linux é opensource e GPL isso me garante que terei acesso ao codigo fonte, farei modificações e "sou obrigado" a distrubui-las livremente.
    Já no freeBSD é opensource e BSD isso me garante que terei acesso ao codigo mas se eu quiser posso vender minhas modificações.

5. Citação Postado originalmente por RafaelMonteiro
    apenas uma coisa a acrescentar, uma das coisas mais importantes é o tipo de licenciamento que eles usam.
    O linux é opensource e GPL isso me garante que terei acesso ao codigo fonte, farei modificações e "sou obrigado" a distrubui-las livremente.
    Já no freeBSD é opensource e BSD isso me garante que terei acesso ao codigo mas se eu quiser posso vender minhas modificações.
    Nao necessariamente vc eh obrigado a distribuir livremente, se qusier pode criar um sistema baseado em linux e vende-lo, apenas mantendo os codigos dentro dele.

falows

Tópicos Similares

1. Hardware ou Linux ?
    Por Beto no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 12-11-2004, 13:26
  2. Proxim 802.11b/g Freebsd ou Linux
    Por patrickcanton no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 15-06-2004, 16:59
  3. FreeBSD e Linux
    Por Alex-Gurgel no fórum Sistemas Operacionais