+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ApitaAqui
    Visitante

    Padrão freebsd ou linux?

    alguem me podia explicar resumindamente qual é a diferençia entre linux e freebsd? as vantagens e desvantagens de ambos..?
    ja tive a ler varias tuto's em relação a este assunto mas no fim nunca chego a perceber :/

    obrigado

  2. #2

    Padrão Re: freebsd ou linux?

    Citação Postado originalmente por ApitaAqui
    alguem me podia explicar resumindamente qual é a diferençia entre linux e freebsd? as vantagens e desvantagens de ambos..?
    ja tive a ler varias tuto's em relação a este assunto mas no fim nunca chego a perceber :/

    obrigado
    Cara assim um eh linux o outro eh unix puro, tem firewalls diferentes, locais de arquivos diferentes, sistema de arquivos diferentes, mas existem softwares que rodam nos dois e outros nao, ou seja sao SOś diferentes so que com uma base de softwares em comum.

    falows

  3. #3

    Padrão freebsd ou linux?

    Mano, foi o que o amigo ali em cima disse:

    São sistemas operacionais diferentes, cada uma pertencente à uma família UNIX.

    Existem também outros *BSD's como: NetBSD, OpenBSD, FreeBSD... e por aí vai. Cada um com os seus Kernels personalizados e seus sistemas de firewall distintos...

    As principais diferenças são o sistema de arquivos, o Kernel, o Firewall e a localização dos arquivos. Quando eu comecei a mexer em FreeBSD, uma diferença que eu notei é que o sistema de inicialização dele é controlado somente por um arquivo. O firewall (pf) é bem diferente do IPTables e tem algumas funcionalidades à mais, mas não faz NAT, sendo necessário um daemon pra isso.

    Existem muitas diferenças, mas você pode encontrar alguma documentação no próprio site do FreeBSD.


    Um abraço!

  4. #4
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão freebsd ou linux?

    apenas uma coisa a acrescentar, uma das coisas mais importantes é o tipo de licenciamento que eles usam.
    O linux é opensource e GPL isso me garante que terei acesso ao codigo fonte, farei modificações e "sou obrigado" a distrubui-las livremente.
    Já no freeBSD é opensource e BSD isso me garante que terei acesso ao codigo mas se eu quiser posso vender minhas modificações.

  5. #5

    Padrão freebsd ou linux?

    Citação Postado originalmente por RafaelMonteiro
    apenas uma coisa a acrescentar, uma das coisas mais importantes é o tipo de licenciamento que eles usam.
    O linux é opensource e GPL isso me garante que terei acesso ao codigo fonte, farei modificações e "sou obrigado" a distrubui-las livremente.
    Já no freeBSD é opensource e BSD isso me garante que terei acesso ao codigo mas se eu quiser posso vender minhas modificações.
    Nao necessariamente vc eh obrigado a distribuir livremente, se qusier pode criar um sistema baseado em linux e vende-lo, apenas mantendo os codigos dentro dele.

    falows

  6. #6
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão freebsd ou linux?

    Nao de acordo com a GPL.

  7. #7
    Visitante

    Padrão freebsd ou linux?

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Mano, foi o que o amigo ali em cima disse:

    São sistemas operacionais diferentes, cada uma pertencente à uma família UNIX.

    Existem também outros *BSD's como: NetBSD, OpenBSD, FreeBSD... e por aí vai. Cada um com os seus Kernels personalizados e seus sistemas de firewall distintos...

    As principais diferenças são o sistema de arquivos, o Kernel, o Firewall e a localização dos arquivos. Quando eu comecei a mexer em FreeBSD, uma diferença que eu notei é que o sistema de inicialização dele é controlado somente por um arquivo. O firewall (pf) é bem diferente do IPTables e tem algumas funcionalidades à mais, mas não faz NAT, sendo necessário um daemon pra isso.

    Existem muitas diferenças, mas você pode encontrar alguma documentação no próprio site do FreeBSD.


    Um abraço!
    Bem, o freebsd tem varios locais para inicializacao, nao é somente um, e tem outra tambem, o PF nao precisa usar daemon para fazer nat. Se voce quizer fazer nat com o IPFW voce precisa.

    Um abraço.

  8. #8
    ApitaAqui
    Visitante

    Padrão freebsd ou linux?

    obrigado amigos, hja tou a perceber mais sobre o assunto..
    então mas digam me aqui uma coisa.. quer dizer que em freebsd tem uma melhor " firewall " do que os iptables de linux? essa parte não percebi bem.. mas obrigado

  9. #9

    Padrão freebsd ou linux?

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Mano, foi o que o amigo ali em cima disse:

    São sistemas operacionais diferentes, cada uma pertencente à uma família UNIX.

    Existem também outros *BSD's como: NetBSD, OpenBSD, FreeBSD... e por aí vai. Cada um com os seus Kernels personalizados e seus sistemas de firewall distintos...

    As principais diferenças são o sistema de arquivos, o Kernel, o Firewall e a localização dos arquivos. Quando eu comecei a mexer em FreeBSD, uma diferença que eu notei é que o sistema de inicialização dele é controlado somente por um arquivo. O firewall (pf) é bem diferente do IPTables e tem algumas funcionalidades à mais, mas não faz NAT, sendo necessário um daemon pra isso.

    Existem muitas diferenças, mas você pode encontrar alguma documentação no próprio site do FreeBSD.


    Um abraço!
    Bem, o freebsd tem varios locais para inicializacao, nao é somente um, e tem outra tambem, o PF nao precisa usar daemon para fazer nat. Se voce quizer fazer nat com o IPFW voce precisa.

    Um abraço.
    Brigado pela correção

  10. #10
    Inkubus
    Visitante

    Padrão freebsd ou linux?

    conselho: já que leu pq não aproveita e faz a instalação e testes e assim tira suas próprias conclusões sobre diferenças, vantagens e desvantagens entre eles ???

    vc só ira perceber realmente as diferenças entre eles utilizando-os...