Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Galera, boa noite a todos ....
    Instalei o Kylix 3 num pc rodando o Mandrake 10.1. Até aí ok, funcionando legal.
    Mas um amigo, me alertou que o fato do Kylix ser uma ferramenta descontinuada pela Borland me sugeriu ver uma linguagem nova que está no mercado europeu e que tem tudo para se firmar como uma linguagem de programação de alto nível, além de ser Open Source. O Lazarus que é baseado no FreePascal. Entrei em www.lazarus.freepascal.org e sinceramente pude constatar que essa linguagem pode ser algo que pode mudar significativamente o desenvolvimento de sistemas em plataforma Linux. A linguagem roda em qualquer plataforma, inclusive windows. Quem programa em Delphi, vai se sentir totalmente em casa. Se programar no Lazarus, usando os componentes comuns da linguagem, para portar para o Delphi em windows por exemplo, é somente recompilar e está pronto.
    Os argumentos da comunidade FreePascal são interessantes. Por exemplo, o Kylix estava na mão apenas da Borland, o Lazarus/FreePascal está nas mãos de várias pessoas da comunidade Linux. O Kylix, por problemas de compatibilidade com as várias distros Linux, acabou sendo descontinuado pela Borland. Isso significa dizer que se aparecer bugs, ninguém vai resolver. O Lazarus/FreePascal parece ser um sucesso na Europa e vai de vento em popa. A última versão estável foi lançada dia 25/02/2005 e vem sofrendo contínuos aperfeiçoamentos. Andei lendo alguns fóruns europeus do Lazarus/FreePascal, e o pessoal parece bem animado, dizendo que no Brasil eles não sabem como está sendo a receptividade, mas que na Europa vai bem obrigado.
    Acho que para nós programadores, que precisamos de ferramentas de desenvolvimento em ambiente Linux, é mais um argumento para convencermos empresas e empresários a migrarem.
    Não sei se o pessoal aqui tem conhecimento dessa nova linguagem, que na verdade é nova no Brasil, mas na empresa onde trabalho, já estão nos dando oportunidades de conhecermos a linguagem melhor. Inclusive algumas coisas que estavam em desenvolvimento em Cobol e Delphi para windows por exemplo, estão parados.
    Sei que muitos aqui estão procurando ferramentas para desenvolvimento de sistemas em Linux, e acho que essa é uma novidade bem interessante para nós dessa comunidade.
    Um abraço a todos e inté .......... 8)

  2. Hum, eu já conhecia o Lazarus anteriormente... cheguei a testá-lo no Windows e não gostei muito dele na época, não sei como está agora. Antes quando usei existiam muitos problemas com certas funções como o Application.MessageBox e mesmo salvando os projetos eu não conseguia abrí-los do jeito que tinha salvo anteriormente.

    Vou baixar a última versão para Linux e ver como está agora.



  3. #3
    ldeftones
    tentei instalar ele aki a alguns meses mais nao consegui, por isto uso o delphi no outro sistema, mas ouvi falar q ele é bom, quando estiver mais conhecimentos no linux vou começar a usar ele por enquanto ainda sei pouco de linux

  4. procure desenvolver em Java que vc estara bem melhor no mercado...



  5. #5
    ldeftones
    isto eu sei o pascal é so pra diversao, eu programo em java tbm e c++






Tópicos Similares

  1. DELPHI 6 CLX PARA KYLIX
    Por no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 3
    Último Post: 20-11-2002, 14:21
  2. Dificuldades em migração de softwares de Delphi para Kylix.
    Por Francisco no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 5
    Último Post: 14-11-2002, 08:42
  3. Ajuda com VBROKER e OSAGENT no KYLIX 2
    Por soyeu no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 0
    Último Post: 11-10-2002, 10:29
  4. Teclas no Kylix 1
    Por Gladistone no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 27-09-2002, 15:57
  5. Informações sobre o Kylix
    Por copier no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 24-07-2002, 20:42

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L