Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    buribai
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Pessoal respondi um topico hoje e acabei fugindo do foco do mesmo um pouquim, por isso decidi criar esse topico e pegar a opinião de vc's nessa tão importante questão.

    Bom, a questão é sobre a padronização do linux e seus profissionais.

    Vou dar um exemplo, vc é um profissional e trabalha com linux. A distro que vc mais usa por exemplo é o slackware e claro vc acaba acostumando com ela. Só que qdo vc vai dar suporte em um cliente e ele usa por exemplo o RH ou qualquer outra, os arquivos de configurações estão em lugares diferentes, e as vezes até com nomes diferentes. Daí o q acontece ... vc perde muito tempo em uma coisa que seria rápida. O mesmo acontece em várias outras situações, sejam elas profissionais ou naum.

    Na minha opinião, acho que o linux tem que se padronizar sim.

    Agora tem um detalhe, e isso é uma questão complicadissima.
    Muita gente em forum's falam que o linux tem que ser cada vez mais facil de configurar, mais facil disso, mais facil daquilo ...

    Acho que a maioria da gente somos profissionais e tiram o ganha pão do conhecimento que a gente rala pra conseguir. Então acho que as coisas não podem ficar fáceis demais. Pq se ficar tão faceis assim, o mercado fica saturado por causa de neguinho que estuda um pouquinho e acha que é capacitado a ingressar no mercado. Peraê, mas realmente ele é, é fácil d+ e ele deixa o trem funcionando... não interessa como mas ele deixa. Até ai tudo bem, não vamos criticar o kra pq ele tá trabalhando, mais o q incomoda é o preço que ele cobra que é muito baixo. Isso prejudica a gente d+, pq quando vc chega com sua proposta, os empresarios não pagam de maneira alguma, apesar do seu serviço ser muito melhor e de uma qualidade muito superior.

    Atentem a isso gente. É uma coisa que eu peço pra vc's. Os profissionais de T.I. tem que ser bem valorizados, e isso tem que começar da gente mesmo. Só pra vc's terem ideia, um kra pra ser um hacker bom ele tem que estudar mais do que um kra pra ser médico.

    Entaum gente, fala sério, vamos respeitar os nossos conhecimentos, nenhuma empresa sobrevive sem informatica naum. Vamos meter a faca mesmo... he he he

    Brincadeira, mas lanço hoje aqui a campanha :::>>>

    "Vamos valorizar os nossos serviços, afinal a gente vive disso".

  2. #2

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    soh pra quem nao quiser ler o outro topico inteiro, vai ai o meu post sobre padronizacao do linux

    Alguem ai conhece algum padrão de verdade?????

    Tipo esse negocio eh meio complicado... tem distro que por ex sempre usou por padrao os logs em /var/logs/ , algumas usam em /var/log/
    Isso nao eh falta de padronizacao, oq acontece é mais ou menos o mesmo vicio de quem usa WIn... acostuma com a coisa q viu pela primeira vez e acha que eh sempre assim.
    Se alguem quiser conhecer um padrão de verdade leia isso aqui: http://www.pathname.com/fhs/pub/fhs-2.3.html

    soh pra resumir a historia:

    /media : Mount point for removeable media
    /mnt : Mount point for a temporarily mounted filesystem

    Entao quem ta certo e quem ta errado? Quase todo mundo ta 'errado'... pq todas deveriam ter /media e /mnt, nao um ou outro...

    No linux nao existe certo ou errado.... vai funcionar de qq jeito, o prob eh q cada distro quer criar seu padrão...

    Agora qto aos valores eu concordo com o buribai, tem q ser caro sim, mas nao absurdo, afinal de contas qto agente ja nao gasta em estudo,maquina,programas soh para ficar atualizado? entao o valor do servico tem q entrar todos esses custos



  3. #3
    gmlinux
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Ai galera, nunca ouviram falar de FHS e LSB, existe trabalho na direção da padronização.

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    A propósito da valorização profissional, certa vez pedi aumento a um chefe, como argumento, informei que eu concertado um notebook em meia hora, e meus colegas não conseguiram resolver o mesmo problema após uma semana, a resposta do meu chefe foi:
    "Não vou te pagar a mais porque você resolve 5% dos problemas que ninguem mais resolve"
    Moral:
    Não basta você achar que vale...



  5. #5
    buribai
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    A questão é ... nós temos que nos conscientizar que ninguem pode cobrar barato demais por serviços de informática.

    Isso tem que espalhar em todo brasil. O kra que começa a trabalhar com informatica tem que ter essa consciência ...

    Alguém sabe se existe um conselho para nossa área ????

    Um exemplo é o conselho de farmaceuticos !!! Eles tem um teto salarial rasoavel e nenhuma farmacia pode funcionar sem eles ...

  6. #6
    buribai
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Já pensou ... pro kra tomar conta do departamento de informatica de uma empresa, ele tem que ser formado na área e ganhar no minimo uns R$ 3.000,00.

    As vezes o kra, nem precisa ser formado ... ele tem que ter uma carteira do conselho, estilo a prova da OAB (que sem ter passado nela ele não pode advogar).

    Seria bem legal ...



  7. #7

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    O maior problema em relação aos profissionais de TI é a falta de um conselho regional de informática, que seja capaz de controlar os profissionais de informática.

    A área de redes está seguindo o mesmo caminho da área de hardware. Qualquer um faz aquele cursinho de 1 mês de redes, e acha que sabe redes e começa a cobrar R$ 20,00 (vinte reais) a hora técnica, isso quando não fica o dia todo por R$ 20,00.

    Mas isso só serve para pequenas empresas, visto que para empresas de médio e grande porte este profissional não tem penetração. Mas mesmo assim temos que ser conscientes e valorizar a nossa mão de obra, veja se um médico ou advogado não segue fielmente a tabela imposta pelo CRM e OAB.

    []´s

    Marcos Pitanga

    "21 anos de TI, atingi a maioridade ;-)"

  8. #8

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Quanto a questao deo Berimbau (só porque sou baiano tou arredondando seu nome car, desculpa ai) vc ta certissimo...

    Olha o caso do Windows, trabalho com ele desde que foi lançado olhe quanto tempo foi hem, ai aparece uns espertinhos e comecam a mexer num pc de la e de ca e resolvem montar empresas de manutenção.

    Uma certa vez uma dessas empresas foi contratada por uma amiga minha para dar suporte ao seu pc dai foi um cocô total e o cara cobrou mixaria ei quando eu fui la fiz a cobranca certinha ela reclamou dai eu disse que fiz um serviço nao quebra-galho senao ela nao teria me chamado pra consertar o erro dos outros. eh igual a propaganda da tigre, so vendem micos e depois o cliente que se ferra por nao querer pagar.

    Quanto a padronização sou a favor sim, pos uso distro baseada no Debian e nao quero perder o foco da distro daqui a 5 anos, senao pularia de galho em galho todo dia.



  9. #9
    felco
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Nossa cara aqui em São Paulo esse parade de cobrar já viro palhacada!!! Aqui o profissional não vale nada os caras não querem paga!!! Por que???
    Porque tem uns merda que alem de fazer bosta cobra 50 conto pra "monta a rede"... Aqui é o Inferno acreditem se voce nao é indicado por alguem voce nao pega nada que presta, alem do que voce é especializado em Networking por exemplo o cara quer que voce seja Web Desing tambem... :x

  10. #10
    buribai
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Pois é ...

    por isso temos que nos mobilizar e arranjar um jeito de combater isso.

    Não sei como, mas temos que dar um jeito ... e a melhor maneira de começar a combater essa palhaçada é divulgando isso, é deixando bem claro que nós não somos idiotas a ponto de estudar, estudar e estudar pra fazer tudo de graça !!! Afinal, nós temos que ganhar muito, mas muito bem ... afinal a informatica é sinonimo de lucratividade para qualquer empresa. A empresa que naum se automatiza, para no tempo.

    Acho que temos a faca e o queijo na mão ... Quero ver se ninguem cobrar baratinho, os empresarios acabam pagando o preço justo pra alguem fazer ...



  11. #11
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    É isso ae moçada, oq kiz dizer eh exatamente oq o birubai (axo ke eh isso se escrevi errado por favor me disculpe) disse, precisamos de uma padronização para que fike o nosso trabalho dos profissionais serios, mais tranquilos, e nao precisa nao ficar tao facil como o do RWindows pq senao tem uns zeh manes ai ke axam ke sabem e nao sabem nada. e ficam ae cobrando nixaria, oq o nosso amigo felco disse eh serio BROW nao eh so ae nao, aki na minha cidade o bixo ta pegano pois para um Tec. em Rede e Hard. nao pagam mais de 500 por causa desses Zes da vida.

    E ISSO AE MOÇADA PRECISAMOS COMEÇAR UMA CAMPANHA E NOS ORGANIZAR PARA QUE POSSAMOS SER RESPEITADOS COMO MERECEMOS, AFINAL ONDE FICA AS NOSSAS NOITES DE SONO PERDIDAS PENSANDO EM RESOLUCOES DE PROBLEMAS, ESTUDOS E TUDO MAIS..

    MOÇADA ESTAMOS AE E VAMOS NOS UNIR E MOSTRARMOS O QTO PROFISSIONAIS SOMOS E MERECEMOS RESPEITO.

    (DESCULPEM AS LETRAS MAIUSCULAS)

    ABRACOS

    DIGAMOS SIM A PADRONIZAÇÃO
    DIGAMOS NAO AS FACILIDADES KE NOS TORNAM VULNERAVEIS.
    DIGAMOS SIM A DIGNIDADE DE NOSSA CLASSE.

  12. #12
    buribai
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Nós temos que nos valorizar mesmo ... tem jeito naum ...

    Uma vez deu pau em um nobreak aqui da empresa, chamamos a assistência e era só uma chave que tinha caído dentro do nobreak.

    O kra cobrou R$ 290,00. Achei certo.

    Tem uma historia que acho interessante ...

    Há um tempo atrás, uma empresa dependia de uma maquina pra seguir em frente. Era uma maquina grande, estilo aqueles primeiros computadores, ocupavam uma sala inteira.

    Certo dia, ela parou, os tecnicos da empresa, fuçaram daqui, fuçaram dali e nada de arrumar, entaum o dono da empresa chamou um outro kra. O kra chegou e arrumou em 2 minutos, era só um parafuso que estava meio solto.

    Ficou R$ 1.000,00 disse o kra ... o Dono quase surtou ...

    - Porra !!! vc vai cobrar 1.000,00 para apertar um parafuso ??? é um absurdo ...

    o kra responde ...

    - Não, pra apertar o parafuso é R$ 1 ,00 e R$ 999,00 porque eu sei qual parafuso apertar ...

    O kra naum falou mais nada e pagou numa boa ...



  13. #13
    Scandolara
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    CONCORDO COM VOCES ... A area de Informática esta virando uma verdadeira palhacada !!! (putaria na verdade)

    Explico pq precisamos ser valorizados e tirar fora esses "picaretas" do mercado .
    Um médico pra uma consulta recebe +/- 20,00 sendo por convenio..., e essa consulta ele gasta no maximo 15 min com o pasciente. Alem q ele nao vai colocar a mao-na-massa pra resolver o problema .., ele vai mandar fazer exames e ate passar para outro especialista .. (q vai cobrar tbem o mesmo valor) . Isso estou falando de consulta por convenio ...agora particular o vlr dessa consulta sobe pra +/- 120,00 para ficar uns 30 min c/ o medico !!!

    Agora nosso caso, podemos no comparar .. pois é o seguiinte a empresa de um Empresario ... qto vale pra ele ? Nos cuidamos do coracao da empresa do cara .., ou seja o maior patrimonio da Empresa é as informacoes dele, como cliente, faturamento, estoque, contabilidade , etc , etc ... e somos de total confianca, pois sabemos de mta info desses Emrpesarios (como cx ... vcs sabem né ). Agora imagine se essa empresa perde todas suas informacoes, gera dados erradps com os sistema, etc, etc ... isso é um tremendo preju pro tal do Empresario.

    Portanto amigos, nos cuidados do caracao da Empresa e a responsabilidade é mto Grande para se cobrar pouco. Se um fiscal atuar a empresa por qq seja o motivo ... nos da informatica vamos responder junto com o Empresario (critico naum) ... Falo isso pq ja passei por isso.

    Para aqueles q prestam servicos ... precisam cobrar uma manutencao mensal (um convenio) para atender e se o tal do Empresario nao quiser pagar ... cobrar o valor bem mais alto !!! (consulta particular).

    Imagine amigos, se um medico erra em nosso tratamento ..., isso pode causar consequencias gravissimas pra nos !!! Agora e se o empresario confiar o coracao da sua empresa pra um "ze-qualquer" e esse cara errar ..., tbem nao causa um problema grande para empresa ?

    Temos q nos valorizar mesmo e mobilizar esse movimento. Pois eu tbem enfrento problemas com isso na regiao onde trabalho.

    Desenvolvo sistemas e presto servicos ... e q eu passo por causa de preco barato vcs nao acreditam !!!
    Temos q tirar esse pessoal fora do mercado ou fazer eles cobrarem igual a nos Especialistas em Informatica.

    Qto a tentar algum orgao pra regulamentar nossa profissao ... confesso q estou descepcionado , explico pq: Me afiliei em um sindicato e na Sociacao Brasileira de Computacao e esse pessoal estao falando besteira qto a essa regulamentacao !!! Apoiam o decreto q nosso governo soltou q fala q Informatica nao é "profissao" igual a engenmheiro, medico, etc, etc ...
    procurem sobre isso e vcs verao que nosso governo nao considera informatica como profissao para ser regulamenta ( no portugues bem claro ).

    Essas associacos q me ligam pedindo dinheiro para que eu volte a ficar socio ... vao tudo pro Inferno !! Pois investi uma grana louca em minha formacao , pra q apoiam esse tipo de decisao ???? !!!!

    é isso ai pessoalll vamos nos Valorizar mesmo.

    []s

    PS : desculpe-me por alguma coisa .

  14. #14
    buribai
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    É, eu ouvi falar alguma coisa sobre isso mesmo ...

    sobre a informatica não ser profissão e sim uma coisa básica da empresa como o consumo de luz, agua, etc ...

    Um absurdo isso, e esses kras dessa associação, vão pra PQP...



  15. #15

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Que tal criarmos uma certificação propria?

  16. #16
    Scandolara
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Pra isso , precisamos ter alguem de influencia ... um vereador, deputado , coisa do genero ...

    Pra conseguirmos ter um pouco de forca .. senao vamos perder tempo apenas !!!!!

    Todos do forum podiam se unir e tentar falar com alguem sobre isso !!!

    Ou senao dar alguma ideia.

    ate



  17. #17
    buribai
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Realmente temos que ter alguem com influência ...
    A criação do Conselho se dá atraves da criação de alguma lei ...

    Que tal tentarmos enumerar os argumentos que podem ajudar tal lei ser realmente decretada ...

    1) Segurança dos dados fiscais da empresa - Os profissionais da area podem ser obrigados a oferecer alguma coisa em relação ao combate de sonegação de impostos (ICMS,etc...), ou algo parecido ... pq desta forma puxamos o governo pro nosso lado. Pq se eles naum ganharem alguma coisa em troca, eles não aprovam fácil naum ...

  18. #18

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Boa tarde....
    Depois de ter dormido alguns mir ano.... de vorta da tumba spectrum renasce ;;....
    hehehhee
    Tbm sou a favor da padronização do linux.
    E quanto aos valores ...... eu acho que nós temos de ser reconhecidos ... pois nos cuidamos da base de uma empresa!
    Sem net complica imagino sem micros, ou melhor sem suporte de qualidade ....
    Nos estudamos, procuramos e resolvemos o que não pode ser arumado e criamos coisas que são impossiveis! nos somos o que fazemos!



  19. #19
    Swick
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    hahaha, legal, to vendo isso e é a mesma coisa que vejo em todo lugar (não só em informática)...

    todo mundo fala, tem que fazer isso, tem que fazer aquilo, mas ninguem pega a frente do negocio mesmo, e esse negocio de pegar mesmo o pessoal fazer um brainstorming é complicado. Alguns compram a ideia, muitos não querem nem saber e a grande maioria nem tomam conhecimento.

    Esse negocio de padronização é complicado, se vc tem uma distro, ela tem seus desenvolvedores e colaboradores, eles nunca vão aceitar se igualar a uma outra distro, é como uma rivalidade...

    Acho complicado

    Quanto a regulamentação da profissão por conselho, acho muito válida, mas aí entra naquela questão que coloquei acima, de alguem encabeçar e da grande maioria nem ficar sabendo...

  20. #20
    Scandolara
    Visitante

    Padrão "Vamos valorizar os nossos serviços"

    Olha pessoall ,

    nao sei bem .. mas eu ja comecei a fazer minha parte !!!

    Peguei esse comentarios e tomei a liberdade de enviar para o MCT e para SBC ... com meu nome e meu protesto ...

    Vou mandar e-mails ate receber resposta.

    Agora qto a encabecar a ideia, temos q planejar corretamente isso e em 1º lugar alguem conhecer pessoas de influencia !! Vcs conhecem alguem ? poderia falar com ele ..., ?

    Estou a disposicao pra quem quiser ajudar.,

    [email protected]

    []s