Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Fui convidado a instalar uma infraestrutura de um servidor de internet numa cidade próxima à minha, porém, lah jah existe um provedor wireless. Os dados saum os seguintes:
    - O servidor vai estar ligado num link com a embratel e em uma bridge no modo adhoc; esta bridge vai estar ligada com outra bridge, tb em adhoc (obvio), com antenas direcionais na horizontal, e ligar em outra bridge (via par trançado) no modo infraestructure, com uma antena setorial d 90 ou 120º pendurada; o ponto de distribuição de sinal q vou utilizar (o morraum, pra ser mais exato) eh o mesmo q o concorrente jah estah utilizando... ele fez um link ponto a ponto com duas antenas direcionais na "vertical" (achei meio estranho, mas tah bom...) e ligou noutra bridge (via par trançado) em modo infraestructure, com uma antena d 90º setorial. Minha torre estah uns 15 metros atras da dele, porém a minha tem uns 18 metros a mais d altura q a do concorrente... mas meu ponto-a-ponto vai cruzar com o ponto-a-ponto do concorrente.
    Minhas dúvidas:
    * Será q vai funcionar o ponto-a-ponto, ou vai cair meu adhoc e o do concorrente tb?!?!??!?!
    * Minha antena setorial vai estar atras da do concorrente... mesmo pondo em canais diferentes, vai dar interferencia uma na outra!??!?!?!

    Se alguem jah fez isso, me dah uma luz!

  2. #2
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    881
    Posts de Blog
    13

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    a minha cruza por varios sinais de concorrentes e de emprezas que usan wirelles e nao da problema algum so tive que usar diferente polarizacao pois tava dando ruido
    mas funciona bem sem problema algum
    te mais



  3. #3
    marrecotk
    Visitante

    Padrão Rede Wirelles

    Boa tarde Amigo.
    No seu caso, pode ser feito da seguinte forma: mudar a polarização das antenas (horizontal ) e usar canais diferente dos da concorrência. Sempre é bom utilizar o 1,6,11.

    A disposição.

  4. #4
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    O Willian esta correto na utilizacao dos canais e na polarizacao, se bem que quando tem outros provedores eh dificil usarmos 1,6,11 porque o concorrente pode estar usando, desta forma o ideal eh trabalhar em canais o mais distante possivel.

    Em relacao a polarizacao da antena, eh interessante usar polarizacao inversa do concorrente, na maioria dos casos eh utilizada a Vertical, sendo assim procure saber melhor a que ele usa atualmente e procure por antenas com polarizacao Horizontal que rejeitam sinais de antenas verticais. Eu trabalho com antenas da Pluton (todas em 2.4 GHz sao homologadas e polarizacao horizontal).

    Espero ter ajudado.



  5. #5

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Entaum... o aconselhavel eh utilizar nos clientes antenas d polarizaçaum inversa a do concorrente (horizontal)???
    E o meu adhoc?!?!?! Eu uso q polarizaçaum?!?!?! Lembrando q o meu adhoc vai cruzar com o adhoc do concorrente (q tah na vertical), e tb vai passar por baixo da antena setorial minha (q ainda naum sei q polaridade colocar) e a do concorrente (q tah na vertical) ?!?!?!?
    Naum tem como usar na diagonal naum?!?!?!?!

  6. #6
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Existem 3 tipos de polarizacao:
    - Vertical;
    - Horizontal;
    - Circular.

    Se o seu concorrente esta usando na Vertical o recomendado seria voce usar na horizontal ateh mesmo no link ponto a ponto.

    Voce tem 11 canais de frequencia nos quais 3 deles naum se sobrepoe voce pode cruzar o seu proprio link que nao interfere.

    Se precisar de ajuda para montar um projeto por favor me avise.