Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

Fui convidado a instalar uma infraestrutura de um servidor de internet numa cidade próxima à minha, porém, lah jah existe um provedor wireless. Os dados saum os seguintes:
    - O servidor vai estar ligado num link com a embratel e em uma bridge no modo adhoc; esta bridge vai estar ligada com outra bridge, tb em adhoc (obvio), com antenas direcionais na horizontal, e ligar em outra bridge (via par trançado) no modo infraestructure, com uma antena setorial d 90 ou 120º pendurada; o ponto de distribuição de sinal q vou utilizar (o morraum, pra ser mais exato) eh o mesmo q o concorrente jah estah utilizando... ele fez um link ponto a ponto com duas antenas direcionais na "vertical" (achei meio estranho, mas tah bom...) e ligou noutra bridge (via par trançado) em modo infraestructure, com uma antena d 90º setorial. Minha torre estah uns 15 metros atras da dele, porém a minha tem uns 18 metros a mais d altura q a do concorrente... mas meu ponto-a-ponto vai cruzar com o ponto-a-ponto do concorrente.
    Minhas dúvidas:
    * Será q vai funcionar o ponto-a-ponto, ou vai cair meu adhoc e o do concorrente tb?!?!??!?!
    * Minha antena setorial vai estar atras da do concorrente... mesmo pondo em canais diferentes, vai dar interferencia uma na outra!??!?!?!

Se alguem jah fez isso, me dah uma luz!

Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Posts de Blog
    13

a minha cruza por varios sinais de concorrentes e de emprezas que usan wirelles e nao da problema algum so tive que usar diferente polarizacao pois tava dando ruido
    mas funciona bem sem problema algum
    te mais

marrecotk
    Visitante

Padrão Rede Wirelles

Boa tarde Amigo.
    No seu caso, pode ser feito da seguinte forma: mudar a polarização das antenas (horizontal ) e usar canais diferente dos da concorrência. Sempre é bom utilizar o 1,6,11.

A disposição.

Wireless_Brasil
    Visitante

O Willian esta correto na utilizacao dos canais e na polarizacao, se bem que quando tem outros provedores eh dificil usarmos 1,6,11 porque o concorrente pode estar usando, desta forma o ideal eh trabalhar em canais o mais distante possivel.

Em relacao a polarizacao da antena, eh interessante usar polarizacao inversa do concorrente, na maioria dos casos eh utilizada a Vertical, sendo assim procure saber melhor a que ele usa atualmente e procure por antenas com polarizacao Horizontal que rejeitam sinais de antenas verticais. Eu trabalho com antenas da Pluton (todas em 2.4 GHz sao homologadas e polarizacao horizontal).

Espero ter ajudado.

Entaum... o aconselhavel eh utilizar nos clientes antenas d polarizaçaum inversa a do concorrente (horizontal)???
    E o meu adhoc?!?!?! Eu uso q polarizaçaum?!?!?! Lembrando q o meu adhoc vai cruzar com o adhoc do concorrente (q tah na vertical), e tb vai passar por baixo da antena setorial minha (q ainda naum sei q polaridade colocar) e a do concorrente (q tah na vertical) ?!?!?!?
    Naum tem como usar na diagonal naum?!?!?!?!

Wireless_Brasil
    Visitante

Existem 3 tipos de polarizacao:
    - Vertical;
    - Horizontal;
    - Circular.

Se o seu concorrente esta usando na Vertical o recomendado seria voce usar na horizontal ateh mesmo no link ponto a ponto.

Voce tem 11 canais de frequencia nos quais 3 deles naum se sobrepoe voce pode cruzar o seu proprio link que nao interfere.

Se precisar de ajuda para montar um projeto por favor me avise.