+ Responder ao Tópico



  1. Nem todas as mulheres querem botar a mão em um PC
    Renata Aquino

    Nos EUA, apenas mulheres integrantes de minorias, como as de comunidades de baixa renda, vêem a tecnologia como uma ferramenta de inclusão social. As mulheres com educação superior, profissionais ou de classe média não tem interesse em informática. Ao contrário, a classe média feminina acredita que a tecnologia não é um ramo profissional muito atraente nos dias atuais. As conclusões foram tiradas por pesquisadores da Penn State University e apontam pelo menos um caminho importante para a inclusão digital feminina: as mulheres não podem ser vistas como um grupo homogêneo.~

    De acordo com a pesquisadora Lynette Kvasny, professora assistente do Information Sciences and Technoloogy (IST) da Penn State, mesmo a valorização que as mulheres de baixa renda dão à tecnologia é relativa. A informática seria a primeira de uma série de providências a serem tomadas para melhoria de sua condição social.

    Para Kvasny, os projetos de tecnologia para mulheres caem no erro de generalizar processos a partir da experiência de mulheres de classe média, estudantes de universidades. Estas mulheres, brancas e ricas, sentiam-se excluídas por trabalharem apenas com homens em tecnologia. Para as mulheres de classe média, não faz diferença investir ainda mais em educação. A verdadeira necessidade seria a de quebrar preconceitos machistas no mercado de trabalho.

    Já as mulheres pobres, também entrevistadas por Kvasny, eram na maioria mães solteiras e com renda abaixo da linha da pobreza nos EUA. Elas sentiam-se excluídas por não terem habilidades em tecnologia. Saber lidar com computadores, para essas mulheres, já levaria automaticamente a trabalhos com melhores salários.

    O achado mais surpreendente da pesquisa com mulheres de baixa renda não foi relacionado diretamente relacionado à carreira profissional. É através de habilidades em informática, de acordo com Kvasny, que as mulheres de baixa renda poderiam começar a exercer seus direitos de um modo inédito. Reclamar do aluguel na justiça, descobrir como fazer o marido pagar pensão e diversas outros aspectos de atividade social ficavam muito mais fáceis para as mulheres que sabiam mexer em computadores.

    "As habilidades em tecnologia vão muito além do local de trabalho e transformam as comunidades urbanas", afirmou Kvasny no estudo. Kvasny entrevistou mulheres afro-americanas durante um treinamento de 14 semanas em computadores. O resultado da pesquisa foi apresentado no último dia 12 de abril em uma conferência da ACM (Association for Computing Machinery) na Filadélfia, EUA.

    xxx

    Já é antigo esse artigo (http://www.magnet.com.br/bits/cosmonet/2003/04/0034), mas fico na dúvida se esses pensamentos já foram alterados, nos dias de hoje. Vejo que há quase 1 ano, as informações de pesquisa nos buscadores não mudam. Você pode fazer qualquer tipo de combinação, para encontrar artigos, discussões... mas infelizmente não muda o quadro de poucos links a respeito de mulher no linux ou derivados.

    E quando há uma tentativa de mudança nesse quadro, ainda encontramos pessoas que postam artigos alheios sem os devidos créditos (como já aconteceu com o Girls_Moderator).

    Há mais meninas aqui na Underlinux, por favor nos procure. Vamos ampliar mais essa idéia do Girls_Moderator... pra quem sabe ajudar um pouquinho a mudar esse quadro

  2. Pois é miga ...

    triste realidade não é mesmo ? :cry:

    O fato é que a mulher já é criada para ser mãe, dona de casa ...cuidar da familia ....e para não ter tempo para tecnologia ... :toim:

    Apesar que aonde eu moro, tem mta mulher na área de informática ... é claro .... a grande maioria com o Windows gravado no cerebro ehehehe pq qdo falo em Linux parece um bicho de 7 cabeças ...

    Infelismente ... o problema é quebrar conceitos .... mas issu depende de cada um .... cada um kerer mudar ... kerer aprender ... kerer algo novo...

    É por issu que estou aki hj ... mesmo não trabalhando na área ... mesmo não estudando sobre essa área .... mas pela vontade de aprender algo mais ...



  3. Aew,

    Parabéns as Mulheres UnderGirls por estarem quebrando mais esse tabu!!



    bjus,

    flws






Tópicos Similares

  1. listar todas as maquinas da rede
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 26-08-2003, 15:56
  2. Liberando todas as portas no firewall pra um ip
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 26-08-2003, 09:17
  3. squid autentica todas as paginas que abre
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 07-07-2003, 07:24
  4. Firewall - Colocando todas as maquinas pra dentro
    Por peen-gween no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 22-05-2003, 10:19
  5. Respostas: 7
    Último Post: 17-01-2003, 08:14

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L